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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIAS MÓVEIS: suportes para o ensino de Ondas Sonoras
ANAXIMANDRO DALRI MERIZIO
DISSERTAÇÃO
28/05/2018

Considerando o atual contexto do ensino de Física, em que as estratégias didáticopedagógicas privilegiam, majoritariamente, a memorização de informações e consideram o estudante como um receptor de conteúdos, percebemos a necessidade de pesquisas que contribuam para alterar esse cenário. Identificamos a necessidade de investigações sobre perspectivas de ensino-aprendizagem que proporcionem ao estudante o protagonismo na construção do seu conhecimento, uma aprendizagem mais efetiva na disciplina, o estabelecimento de uma concepção mais coerente sobre a produção do conhecimento científico, a promoção da autonomia e de aprendizagens procedimentais e atitudinais. Nesse sentido, consideramos que a perspectiva de Ensino por Investigação pode contribuir para o alcance desses objetivos. O Ensino por Investigação é uma perspectiva de ensinoaprendizagem que considera fundamental a utilização de situações-problema, além de localizar o estudante como o protagonista no processo educacional, e objetivar que se desenvolvam formas de pensar coerentes com a construção do conhecimento científico. Por outro lado, percebe-se que as Tecnologias Móveis, como os tablets e/ou smartphones, estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes, embora sua utilização na educação é muito reduzida, na maioria das vezes inexistente. A maioria desses dispositivos, além de serem utilizados para comunicação, acesso à internet, pesquisas, possuem sensores e aplicativos em que é possível a mensuração de grandezas físicas como, por exemplo, a aceleração, o campo magnético e a frequência emitida por um instrumento musical. A presente dissertação apresenta uma pesquisa envolvendo a implementação, no ambiente educacional, de cinco Ações de Ensino Investigativas (AEI), que foram planejadas, elaboradas e implementadas tendo como referências as orientações de García e García (2000) sobre o Ensino por Investigação, bem como considerando a utilização das Tecnologias Móveis, especificamente os tablets e/ou smartphones e envolvendo a temática das ondas sonoras. Os resultados obtidos indicam a possibilidade de utilização das Tecnologias Móveis no Ensino por Investigação, bem como identificou-se a possibilidade de promoção da autonomia, além de um significativo interesse e envolvimento dos estudantes na implementação das AEI. O Produto Educacional, relacionado com esta dissertação, configurase como um Guia Didático, destinado aos docentes de Física que atuam no Ensino Médio, em que propomos e fornecemos orientações para a implementação, no ensino de Física, de cinco AEI sobre a temática das ondas sonoras.

Ensino de Física;Ensino por Investigação;Tecnologias Móveis. Ondas Sonoras.
Considering the current context of Physics teaching, where didactic-pedagogical strategies predominantly privilege the memorization of information and consider the student as a receiver of contents, we perceive the need for research that contributes to change this scenario. We have identified the need for research on teaching-learning perspectives that provide the student with a leading role in building his/her knowledge, a more effective learning in the subject, establishing a more coherent conception about the production of scientific knowledge, promoting autonomy and procedural and attitudinal learning. In this sense, we consider that the perspective of Inquiry-based Teaching can contribute to the achievement of these objectives. Inquiry-based Teaching is a teaching-learning perspective that considers the use of problem situations as fundamental, in addition to locating the student as the protagonist in the educational process, and aiming to develop ways of thinking that are consistent with the construction of scientific knowledge. On the other hand, it can be seen that mobile technologies, such as tablets and/or smartphones, are increasingly present in students' daily lives, although their use in education is very limited, mostly non-existent. Most of these devices, besides being used for communication, internet access, research, have sensors and applications (apps) in which it is possible to measure physical quantities such as acceleration, magnetic field and frequency emitted by a musical instrument. The present dissertation presents a research involving the implementation, in the educational environment, of five Investigative Teaching Actions (AEI), which were planned, elaborated and implemented with reference to García and García (2000) guidelines on Inquiry-based Teaching, as well as considering the use of Mobile Technologies, specifically the tablets and/or smartphones and involving the issue of sound waves. The results indicate the possibility of using Mobile Technologies in Inquiry-based Teaching, as well as the possibility of promoting autonomy, as well as a significant interest and involvement of students in the implementation of AEI. The Educational Product, related to this dissertation, configures as a Didactic Guide for physics teachers who work in High School, in which we propose and provide guidelines for the implementation, in the teaching of Physics, of five AEI on the subject of sound waves.
Physics Teaching;. Inquiry-based Teaching;Mobile Technologies. Sound Waves
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO_ANAXIMANDRO_DALRI_MERIZIO.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cognição, Motivação e Práticas Educativas: Relações e Implicações no Processo de Ensino-Aprendizagem de Ciências

Banca Examinadora

LUIZ CLEMENT
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE FRANCISCO CUSTODIO FILHO Participante Externo
ALEX BELLUCCO DO CARMO Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ONDAS SONORAS: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
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