Considerando o atual contexto do ensino de Física, em que as estratégias didáticopedagógicas
privilegiam, majoritariamente, a memorização de informações e consideram o
estudante como um receptor de conteúdos, percebemos a necessidade de pesquisas que
contribuam para alterar esse cenário. Identificamos a necessidade de investigações sobre
perspectivas de ensino-aprendizagem que proporcionem ao estudante o protagonismo na
construção do seu conhecimento, uma aprendizagem mais efetiva na disciplina, o
estabelecimento de uma concepção mais coerente sobre a produção do conhecimento
científico, a promoção da autonomia e de aprendizagens procedimentais e atitudinais. Nesse
sentido, consideramos que a perspectiva de Ensino por Investigação pode contribuir para o
alcance desses objetivos. O Ensino por Investigação é uma perspectiva de ensinoaprendizagem
que considera fundamental a utilização de situações-problema, além de
localizar o estudante como o protagonista no processo educacional, e objetivar que se
desenvolvam formas de pensar coerentes com a construção do conhecimento científico. Por
outro lado, percebe-se que as Tecnologias Móveis, como os tablets e/ou smartphones, estão
cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes, embora sua utilização na educação é
muito reduzida, na maioria das vezes inexistente. A maioria desses dispositivos, além de
serem utilizados para comunicação, acesso à internet, pesquisas, possuem sensores e
aplicativos em que é possível a mensuração de grandezas físicas como, por exemplo, a
aceleração, o campo magnético e a frequência emitida por um instrumento musical. A
presente dissertação apresenta uma pesquisa envolvendo a implementação, no ambiente
educacional, de cinco Ações de Ensino Investigativas (AEI), que foram planejadas,
elaboradas e implementadas tendo como referências as orientações de García e García (2000)
sobre o Ensino por Investigação, bem como considerando a utilização das Tecnologias
Móveis, especificamente os tablets e/ou smartphones e envolvendo a temática das ondas
sonoras. Os resultados obtidos indicam a possibilidade de utilização das Tecnologias Móveis
no Ensino por Investigação, bem como identificou-se a possibilidade de promoção da
autonomia, além de um significativo interesse e envolvimento dos estudantes na
implementação das AEI. O Produto Educacional, relacionado com esta dissertação, configurase
como um Guia Didático, destinado aos docentes de Física que atuam no Ensino Médio, em
que propomos e fornecemos orientações para a implementação, no ensino de Física, de cinco
AEI sobre a temática das ondas sonoras.