O conceito de paisagem, sendo um dos conceitos que compõe a base de estudo da Geografia enquanto Ciência, é também eixo norteador na Geografia escolar, apresentando possibilidades didáticas que possibilitam ao aluno o contato com a realidade mediada. Nesse contexto, a presente pesquisa teve o objetivo de apresentar, baseada nos pressupostos da didática da Geografia, uma proposta metodológica que contribua com a disciplina, no sentido de propiciar ao aluno a análise e compreensão de seus conteúdos, por meio da leitura e análise da paisagem. A pesquisa orientou-se pela abordagem colaborativa, sendo assim, duas professoras da rede básica de ensino foram convidadas a contribuir durante todas as etapas de desenvolvimento da proposta metodológica, como também na implementação e análise dos resultados. Buscou-se por intermédio dessa colaboração dar bases sólidas a proposta metodológica, mediante o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e em especial o Conhecimento Pedagógico Geográfico (CPG) desenvolvidos por meio da extensa experiência do percurso formativo das professoras convidadas. A proposta foi implementada em duas escolas do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Paraná, estando uma, na cidade polo do referido núcleo - Maringá –, sendo esta uma turma de 6° ano, e outra, na cidade de Sarandi, sendo esta uma turma de 7° ano. Mediante a análise das informações coletadas por meio da implementação de maneira geral, como também das afirmações dos alunos contidas nos Guias de Leitura da paisagem, guia este desenvolvido como aporte didático da proposta metodológica, foi possível chegar a resultados que demonstraram que a presente proposta, estruturada levando em conta uma aprofundamento conceitual, em conjunto com a leitura direta e indireta da paisagem, contribui no desenvolvimento do conceito de paisagem como também na apreensão de conteúdos geográficos por parte dos alunos, favorecendo a sua formação enquanto cidadão crítico e participativo na sociedade