• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Educação (23002018006P0)
ROMPER O SILÊNCIO E FALAR DE MIM E DO OUTRO: NARRATIVAS DE PEQUENAS ESTRELAS PERDIDAS NO CENTRO EDUCACIONAL/MOSSORÓ (CEDUC)
CHARLES LAMARTINE DE SOUSA FREITAS
DISSERTAÇÃO
02/10/2018

A sociedade brasileira enfrenta, atualmente, uma crise na segurança pública, agravada por problemas sociais, políticos e econômicos. Nesse cenário, a temática da ressocialização de jovens que cometeram algum ato infracional se torna importante pauta de discussão. Com vistas a contribuir com essa discussão, este estudo apresenta as narrativas de jovens que estão privados de sua liberdade, com o objetivo de compreender o romper do silêncio do falar de mim e do outro no exercício da liberdade de dizer e sentir de pequenas estrelas perdidas no Centro Educacional/Mossoró (CEDUC/Mossoró). A pesquisa, vivenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN possibilitou investigação e respostas para o seguinte problema: como pequenas estrelas perdidas rompem o silêncio do falar de mim e do outro no Centro Educacional/Mossoró (CEDUC/Mossoró)? A abordagem de pesquisa adotada foi a qualitativa, desenvolvida a partir do aporte teórico do método (Auto)Biográfico, centrado na construção, compreensão e interpretação dos relatos com olhares cruzados, a partir das vozes dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no CEDUC/Mossoró. Surgem como resultados as vozes dos sujeitos, que relatam suas experiências subjetivas nos lugares e não lugares da vida, bem como o que pensam, narrando sobre e si, sobre o outro e sobre o lugar (CEDUC/Mossoró) durante sua experiência de privação de liberdade. O olhar para os adolescentes privados de liberdade e a concessão de voz para a proposição que se engendra, não pretende estabelecer verdades ou caminhos prontos, levantar questões e situar respostas, mas, construir um caminho na valorização das histórias de sujeitos comuns. Esta é, uma tentativa de expressão das vidas existentes para além do ato infracional cometido por esses jovens, em que ganha espaço a discussão da educação e dos saberes populares nas medidas socioeducativas.

Jovens;Medidas Socioeducativas;(Auto)Biografia;Liberdade
Brazilian society is currently facing a crisis in public security, aggravated by social, political and economic problems. In this scenario, the issue of resocialization of young people who have committed some infraction act becomes an important topic for discussion. In order to contribute to this discussion, this study presents the narratives of young people who are deprived of their freedom, with the objective of "understanding the break of the silence of speaking about yourself and the other from exercising their freedom to say and feel of these small lost stars at Mossoró Educational Center (CEDUC / Mossoró) ". The research, experienced in the Postgraduate Program in Education / POSEDUC of the Rio Grande do Norte State University (UERN), allowed investigation and answers to the following problem: "how do these little lost stars break the silence of talking about themselves and the other at Mossoró Educational Center (CEDUC / Mossoró)? " The adopted research approach was qualitative, developed from the theoretical basis of the (Auto) Biographical method, focused on building, understanding and interpretation of reports with crossed eyes, from the voices of adolescents in compliance with socio-educational measures at CEDUC / Mossoró. Occurs as a result the voices of the subjects, who report their subjective experiences in places and no places of life as well as what they think, narrating about themselves, about others and about the place (CEDUC / Mossoró) during their deprivation of freedom experience. The look for adolescents deprived of liberty and to grant voice to the proposition that it engenders, is not intended to establish truths or ready ways, raise questions and locate answers, but rather, to build a path for appreciation of common subjects stories. This is, therefore, an expression attempt of existing lives beyond the offense committed by these young people, in which the discussion of education and popular knowledge in educational measures gain space.
Young people;Educational measures;(Auto) Biography;Freedom
168
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
CHARLES LAMARTINE DE SOUSA FREITAS.pdf

Contexto

PROCESSOS FORMATIVOS EM CONTEXTOS LOCAIS
PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO
-

Banca Examinadora

ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA Participante Externo
PEDRO FERNANDES RIBEIRO NETO Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Empresas
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer