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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
USANDO A GAMIFICAÇÃO PARA DISCUTIR A CINEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
MAX MONTAGNOLI STEINER
DISSERTAÇÃO
04/09/2018

Nas escolas públicas brasileiras os professores vivenciam o desafio de motivar seus alunos nas atividades pedagógicas que planejaram. No ensino de Física não é diferente, e dentre a gama de conceitos discutidos ao longo do Ensino Médio, a Cinemática, que é o primeiro contato dos estudantes com a disciplina, enfrenta a mesma dificuldade. Os documentos que norteiam as políticas educacionais brasileiras citam a necessidade de rever as práticas pedagógicas, de modo a envolver os estudantes nas atividades. Para tanto, a gamificação é uma alternativa, na qual são selecionados os elementos de jogos que incentivem a participação do estudante devido a estímulos básicos da motivação humana. Propõe-se, deste modo, a seguinte questão de pesquisa: “Como gamificar atividades para o ensino de Cinemática no Ensino Médio?”. Para responder à questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, pela qual identificou-se os Núcleos Direcionantes de Chou, como orientação para o desenvolvimento de atividades gamificadas. A partir do referencial, elaborou-se uma Sequência Didática Gamificada (SDG), voltada ao ensino da Cinemática e elencou-se os seguintes objetivos de pesquisa: i. identificar se a sequência atende as características básicas de uma atividade gamificada; ii. avaliar as percepções de professores de Física sobre o uso para o ensino da Cinemática e; iii. investigar as dificuldades na implementação das atividades em turmas de primeira série do Ensino Médio. Para alcançar os objetivos, realizou-se entrevistas semiestruturadas com uma especialista em gamificação e um professor de Física, nas quais os entrevistados relatam suas percepções a partir da leitura e análise do material desenvolvido. Um diário de bordo foi utilizado para avaliar a implementação da sequência em seis turmas do Ensino Médio em uma escola pública de Santa Catarina. Da análise da especialista em gamificação, verificou-se que a sequência atende as características básicas da gamificação, apresentando alternativas viáveis para implementar as atividades com pouco uso de tecnologias. A percepção do professor indica que o texto é claro, as atividades são diversificadas, e que há flexibilidade nas atividades propostas, sinalizando interesse em implementar a gamificação em suas próprias atividades. A implementação do produto educacional em turmas de primeira série indicou ajustes necessários quanto a orientar as ações a serem tomadas pelos estudantes. Percebese, no entanto, um envolvimento contínuo dos alunos em todas as atividades propostas. A gamificação mostrou uma possibilidade para envolver os estudantes em diversas atividades, embora a escolha dos elementos de jogos, a adaptação dos elementos à realidade escolar e os desafios de realizar a implementação das estratégias desenvolvidas, sem o uso da tecnologia, são questões que ainda demandam estudo.

Gamificação;Ensino de Física;Cinemática;Sequência Didática
In Brazilian public schools, teachers face the challenge of motivating their students in the pedagogical activities they have planned. Teaching Physics goes through the same problem, and among the range of concepts discussed throughout High School, Kinematics, which is the students' first contact with the discipline, faces the same difficulty. The documents that guide Brazilian educational policies cite the need to review pedagogical practices in order to involve students in the activities. For this, gamification is an alternative, in which are selected the elements of games that encourage student participation due to basic stimuli of human motivation. In this way, the following research question is proposed: "How to gamify activities for the teaching of Kinematics in High School?". In order to answer this question, a bibliographical research was carried out, by which Chou Core Drives were identified, as orientation for the development of gamified activities. Based on the referential, a Gamified Didactic Sequence (SDG) was developed focused on the teaching of kinematics and the following research objectives were listed: i. identify if the sequence meets the basic characteristics of a gamified; ii. to evaluate the perceptions of physics teachers about the use for teaching kinematics and; iii. to investigate the difficulties in implementing the activities in first-grade classes of high school. In order to achieve the objectives, semi-structured interviews were conducted with a gamification specialist and a physics teacher, in which the interviewees report their perceptions from the reading and analysis of the developed material was analyzed and organized into categories. The Dairy was used to evaluate the implementation of the sequence in six high school classes in a public school in Santa Catarina. From the analysis of the gamification specialist, it was verified that the sequence meets the basic characteristics of gamification, presenting viable alternatives to implement the activities with minimum use of technologies. The teacher's perception indicates that the text is clear, the activities are diversified, and that there is flexibility in the proposed activities, signaling interest in implementing gamification in their own activities. The application of the educational product in High School classes indicated necessary adjustments in guiding the actions to be taken by the students. However, it is understood, a continuous involvement of the students in all the proposed activities. Gamification is shown as a possibility to involve students in various activities. In addition, the choice of the elements of games, the adaptation of the elements to the school reality and the challenges of implementing the strategies developed, without the use of technology, are issues that still demand study.
Gamification;Physics Teaching;Kinematics;Didactic Sequence
1
308
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO_Max Montagnoli Steiner.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

IVANI TERESINHA LAWALL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCELO DA SILVA HOUNSELL Participante Externo
MAXWELL ROGER DA PURIFICACAO SIQUEIRA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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