• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE TIRADENTES
EDUCAÇÃO (27002012003P1)
Educação Presencial
GESTÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS VENCEDORAS DO PRÊMIO NACIONAL DE GESTÃO EM SERGIPE (1999-2015)
LUCIANO MATOS NOBRE
TESE
29/06/2018

Esta tese tem como objeto de estudo a gestão pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas sergipanas inscritas e contempladas pelo Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar (PNRGE), no período de 1999 a 2015. O lócus da pesquisa é representado por 13 escolas públicas do estado de Sergipe que foram inscritas, avaliadas, classificadas e premiadas pelo PNRGE. O objetivo geral é investigar a gestão das TIC, a partir das dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras nas escolas sergipanas, selecionadas e premiadas pelo PNRGE. O percurso teórico-metodológico tem natureza qualitativa, o método aplicado é um Estudo de Caso, inserido na concepção de Casos Múltiplos, quando realizo a pesquisa com 13 escolas/colégios. A recolha de dados ocorreu com os documentos oficias que possibilitaram o conhecimento da realidade instituída nas unidades escolares selecionadas, tais como: o Projeto Político e Pedagógico (PPP) e o Regimento Escolar (RE) e Dossiês de inscrição no Prêmio, e entrevistas individuais, semiestrutradas, realizadas com 7 gestores das unidades classificadas pelo PNRGE. Posteriores para organização e análise das falas dos gestores, utilizou-se o Software webQDA, possibilitando a categorização das palavras que emergiram dessas falas e contribuíram para a clareza do objeto de estudo, com base em Bardin (2011). Os resultados corroboram a Tese defendida em que a autoavaliação do PNRGE não tem uma preocupação em relação às TIC e suas práticas no espaço escolar, e que, mesmo com as políticas públicas de inserção das tecnologias de informação e comunicação, as unidades pesquisadas não desenvolveram um modelo de gestão das TIC nas escolas públicas estaduais e a presença de uma diversidade de práticas administrativas que se apresenta na utilização inadequada do adjetivo democrático.

Gestão Escolar. Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar (PNRGE). Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
This thesis aims to study the pedagogical management of Information and Communication Technologies (ICT) in Sergipe public schools enrolled and contemplated by the National Reference Prize in School Management (PNRGE), from 1999 to 2015. The "locus" of the The survey is represented by 13 public schools in the State of Sergipe that were enrolled, evaluated, classified and awarded by PNRGE. The general objective is to investigate the management of ICT, from the pedagogical, administrative and financial dimensions in the Sergipe schools, selected and awarded by PNRGE. The theoretical-methodological course has a qualitative nature, the applied method is a case study, inserted in the concept of Multiple Cases, when I carry out the research with 13 schools / colleges. The data collection took place with the official documents that made possible the knowledge of the reality instituted in the selected school units, such as: the Political and Pedagogical Project (PPP) and the School Regiment (RE) and Prize registration dossiers and individual, semi-structured interviews , carried out with 7 managers of the units classified by PNRGE. Subsequent to organization and analysis of the managers' speeches, the webQDA Software was used, enabling the categorization of the words that emerged from these lines and contributed to the clarity of the study object, based on Bardin (2011). The results corroborate the thesis that the PNRGE self-assessment does not have a concern regarding ICT and its practices in the school space and that, even with the public policies of insertion of information and communication technologies, the units surveyed did not develop a model of ICT management in state public schools and the presence of a diversity of administrative practices that presents itself in the inadequate use of the democratic adjective
School Management. National Reference Prize in School Management (PNRGE). Information and Communication Technologies (ICT).
01
152
PORTUGUES
UNIVERSIDADE TIRADENTES
O trabalho possui divulgação autorizada
LUCIANO MATOS NOBRE_PPED.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
NÚCLEO DE CT&I EB 'CRIATIVIDADE E ALFABETIZAÇÃO MIDIATICA E INFORMACIONAL DIGITAL NA FORMAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONAL

Banca Examinadora

RONALDO NUNES LINHARES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA NEIDE SOBRAL Participante Externo
RITA DE CASSIA AMORIM BARROSO Docente - COLABORADOR
JOSE GOMES DA SILVA Docente - COLABORADOR
SIMONE DE LUCENA FERREIRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - CAPES/FAPITEC 36

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer