• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (30001013106P8)
PROJETO PROFISSIONAL DO JOVEM NO PROCESSO FORMATIVO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE BELO MONTE
SIMONE FERREIRA ANGELO
DISSERTAÇÃO
24/09/2018

A pesquisa qualitativa Projeto Profissional do Jovem no processo formativo dos estudantes da Escola Família Agrícola de Belo Monte insere-se no contexto da educação do campo, mais especificamente na Pedagogia da Alternância. Surge a partir de uma busca sobre as implicações do Projeto Profissional do Jovem (PPJ) no processo formativo do estudante da Escola Família Agrícola de Belo Monte. O caminho percorrido foi o da análise da metodologia de elaboração do PPJ; investigação do processo de construção e implementação do PPJ; e identificação das contribuições do PPJ na formação dos estudantes. Tem como metodologia o Estudo de Caso. Desenvolve-se a partir de uma abordagem conceitual, histórica sobre a Educação do Campo, a Gênese da Pedagogia de Alternância, percorre a constituição das Escolas Famílias Agrícolas, aprofunda a análise sobre a implementação do PPJ. Busca uma aproximação à pedagogia Libertadora a partir do aprofundamento e adensamento teórico do tema em Freire (2017; 2005; 1980). Esta proximidade confirma-se nas falas dos estudantes no decorrer das entrevistas. A análise e discussão dos dados constroem-se a partir da análise de conteúdo, com definição de categorias referenciadas em Paulo Freire. Conclui-se que os processos de pesquisa e realização do Projeto Profissional do Jovem (PPJ) contribuem de forma significativa para a formação de todos os envolvidos, não apenas os estudantes, mas principalmente destes, em várias dimensões da vida, expressas na vida escolar, e também na vida pessoal, social e profissional. Expressa na construção de saberes e fazeres fundamentados no diálogo, na autonomia, na conscientização e na práxis que promove a humanização em sua integralidade e na transformação do meio.

Educação do campo;Pedagogia da alternância;Percurso formativo;Pesquisa;Projeto profissional do jovem
The qualitative research Professional Project of the Young in the formative process of the students of the Belo Monte School of Agriculture is inserted in the context of the field education, more specifically in the Pedagogy of Alternation. It arises from a search on the implications of the Professional Project of the Young (PPJ) in the student training process of the Belo Monte School. The way forward was the analysis of the methodology of preparation of the PPJ; investigation of the process of construction and implementation of the PPJ and identification of the contributions of the PPJ in the training of the students. Its methodology is the Case Study. It develops from a conceptual, historical approach on the field education, the Genesis of Alternation Pedagogy, goes through the constitution of the Agricultural Family Schools, deepens the analysis on the implementation of the PPJ. It seeks an approach to the Liberating pedagogy from the theoretical deepening and densification of the theme in Freire (2017; 2005; 1980). This proximity is confirmed in the students' statements during the interviews. The analysis and discussion of the data are based on content analysis, with definition of categories referenced in Paulo Freire. It is concluded that the processes of research and implementation of the Youth Professional Project (PPJ) contributes significantly to the training of all those involved, not only students, but mainly students, in various dimensions of life expressed in school life, and also in personal, social and professional life. Expressed in the construction of knowledge and actions based on dialogue, autonomy, awareness and praxis that promotes humanization in its integrality and in the transformation of the environment.
Field education;Pedagogy of Alternation;Formative course;Search;Professional young man design
1
127
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
PROJETO PROFISSIONAL DO JOVEM NO PROCESSO FORMATIVO DOS ESTU.pdf

Contexto

Ensino
PRÁTICA ESCOLAR, ENSINO, SOCIEDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
-

Banca Examinadora

ANDREIA WEISS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RAISA MARIA DE ARRUDA MARTINS Docente - PERMANENTE
MARILUZA SARTORI DEORCE Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer