• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
EDUCAÇÃO (31003010001P0)
A trajetória do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio): da redemocratização ao neoliberalismo (1985-1999)
TANIA MITTELMAN
TESE
31/07/2018

A pesquisa tomou como objeto de estudo o Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio) em sua trajetória de 1985 a 1999, décadas marcadas pelos processos de redemocratização e adoção do receituário neoliberal no país. Propomos pensar a particularidade do sindicato dos professores das instituições privadas de ensino do município do Rio de Janeiro, considerando os docentes como mediadores de uma totalidade constituída pelas relações sociais capitalistas, orientadas pela disputa entre as classes sociais e suas frações. Do ponto de vista teórico-metodológico, nossos referenciais são o materialismo histórico-dialético e a História Social. Analisamos a trajetória da entidade considerando a processualidade histórica e o “fazer-se da classe social”, no confronto com interesses antagônicos nas relações de produção, inclusive no campo da cultura. As principais fontes consultadas, reunidas no Arquivo do Sinpro-Rio, foram: o Estatuto, de 1989, os jornais e a Revista Cultural publicados pelo sindicato, a Agenda de 2015, também editada pelo Sinpro, e as entrevistas com doze dirigentes sindicais e militantes, registradas pelo Projeto Memória, realizado pela entidade em 2007. Ao longo dos três capítulos, investigamos a relação entre os dirigentes do sindicato e os partidos políticos, o relacionamento entre o Sinpro-Rio e o Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEPE), as questões das mulheres no Sinpro-Rio, o posicionamento do sindicato em relação à estrutura sindical e as concepções de educação e cultura discutidas e praticadas na entidade. Admitindo o caráter complexo e contraditório das escolhas tomadas em meio aos processos históricos, consideramos que as posições vitoriosas na trajetória do Sinpro, sobre a estrutura sindical e o campo educacional, não contribuíram para a politização e aproximação do professorado, preocupação de alguns diretores, explicitada no primeiro capítulo. Esperamos que essa pesquisa da história recente do Sinpro-Rio possa enriquecer os estudos sobre o sindicalismo docente do Brasil e, ao mesmo tempo, contribuir para o fortalecimento político da entidade.

Sinpro-Rio. Estrutura sindical. Educação. Redemocratização. Neoliberalismo.
The present research has as object of study the Union of Professors of Rio de Janeiro Municipality and Region (SINPRO-Rio in portuguese) and it‟s path through the years of 1985 to 1999. These decades are remembered by the process of redemocratization and adoption of neoliberalism in Brazil. Our purpose is to think about the particularity of private schools professors union‟s of Rio de Janeiro, considering professors as mediators of a totality based on capitalists social relations, guided by the dispute between social class and it‟s fractions. From the theorical and methodological point of view, our referential are the materialism historic and dialectical, as well the Social History. Our purpose is to analyze the path of the union based on the historical process and the concept of make-it self as a social class, in the opposite of conflicted interests in production relations, cultural field included. The search sources are reunited at SINPRO-Rio archive. They are: the union‟s statue of 1989; newspapers of that time and the magazine Revista Cultura - both published by the union; the 2015 Agenda – also edited and published by the union; and interviews with a dozen of union leaders, all registred by Projeto Memória, also published by the union in 2007. Along the three chapters, we are able to identify the relation between union‟s leaders and political parties, as well the relation between SINPRO-Rio and the Union of Public Professors of Rio de Janeiro (SEPE in portuguese), the issues involving women at SINPRO-Rio, the position of SINPRO-Rio related to the union‟s structure and the speeches and practices of SINPRO-Rio in the matters of education and culture. Admitting the complex and contradictory character of the choices made through the historical process, we consider SINPRO‟s position as victories inside the union‟s structure and in the educational field, wich we do not consider that contributed for the politicization and approximation of professors that was a concern to union‟s leaders presented in chapter one. Our hopes during this research are that present history of SINPRO-Rio may enlight the studies about unions at Brazil, as well contribute to the gain of political force to the union.
SINPRO-Rio. Syndical structure. Education, Redemocratization. Neoliberalism.
1
204
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
2018 Tese Tania Mittelman.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
DIVERSIDADES, DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCAÇÃO
Nos Bastidores da Memória: 50 Anos de Educação Popular (1965/2015)

Banca Examinadora

CLAUDIA MARIA COSTA ALVES DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
HIRAN ROEDEL Participante Externo
AMALIA CRISTINA DIAS DA ROCHA BEZERRA Participante Externo
AFRANIO DE OLIVEIRA SILVA Participante Externo
CLAUDIA MARIA COSTA ALVES DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Bolsa de Doutorado no País GD 28

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer