Investigação sobre a intolerância religiosa, a partir do atentado ao Semanário Charlie Hebdo,
em janeiro de 2015, em Paris, na França, acontecimento provocativo de narrativas sobre a
temática. Realizamos a investigação com os estudantes de uma escola (Ensino Fundamental),
da Secretaria Municipal de Educação em Goiânia. A problemática referiu-se à intolerância
religiosa, discutida nas aulas de história do CICLO III, agrupamento “G” (7º. Ano), em 2015,
acompanhando os agrupamentos “H” e “I” (8º. e 9º. anos), até 2017. O instrumental de
investigação foi elaborado com indagações apoiadas em textos jornalísticos e científicos sobre
o atentado ao Semanário Charlie Hebdo. Os estudantes hipoteticamente imaginaram o que
escolheriam se estivessem no atentado: ser terrorista ou cartunista, justificando suas opções.
Após a observação das narrativas dos estudantes, relacionamos as mesmas com a intolerância
religiosa. Analisamos as narrativas dos estudantes sobre o atentado, utilizando como aporte
teórico a educação histórica. Posteriormente, recorremos a textos, charges e outras fontessobre
intolerância religiosa, atentados, imigração, xenofobia, Islamismo, interculturalidade, entre
outros. Após as intervenções pautadas nestes textos, aplicamos o instrumental de investigação
pela segunda vez, a fim de verificarmos as possíveis alterações nas narrativas reconstruídas dos
estudantes, com observação e alterações na consciência histórica dos mesmos. Identificamos
nas narrativas na segunda intervenção que houve pouco avanço em relação à tolerância religiosa
e ao respeito à liberdade de expressão de religiosos e não religiosos. Desenvolvemos, então,
uma terceira intervenção, usando, no entanto, outro instrumental de investigação que
questionou o motivo de as charges do Semanário Charlie Hebdo serem ofensivas à religião
islâmica e solicitou uma explicação sobre o que é intolerância religiosa na atualidade.
Respondidas estas últimas solicitações, percebemos alterações, visto que alguns estudantes
demonstraram mudança na consciência histórica apresentando orientação temporal crítica.