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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
EDUCAÇÃO FÍSICA (25004018014P0)
PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA COMBINADA AO TEMPO DE TELA E AO TEMPO E PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DO SONO DE ADOLESCENTES DO ESTADO DE PERNAMBUCO
INGRID KELLY ALVES DOS SANTOS PINHEIRO
DISSERTAÇÃO
18/12/2018

Introdução: O sono vem sendo bastante estudados nos últimos anos, principalmente por ser considerado um componente fundamental à saúde em geral, independentemente do ciclo da vida. Evidências têm demonstrado que a relação da prática de atividade física, do tempo de tela e do sono geralmente é feita de forma isolada, estabelecendo uma relação com outros fatores, e que o interesse em como a interação entre aspectos relacionados ao sono, tempo de tela e a prática de atividade física influenciam na saúde dos indivíduos. Objetivo: Identificar a associação combinada entre a prática de atividade física, o tempo de tela, o tempo e a percepção de qualidade de sono de estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, representativo e de base escolar e de abrangência estadual, cuja amostra foi constituída por 6.002 estudantes do ensino médio (14-19 anos). Os dados foram coletados por meio do questionário, adaptado, “Global School-based Student Health Survey” (GSHS), previamente validado. As variáveis dependentes desse estudo são qualidade de sono e duração de sono, em dias de aula (segunda à sexta) e final de semana. A informação referente à qualidade de sono foi avaliada pela seguinte questão: “Como você avalia a qualidade do seu sono?”, onde a opção de resposta foi “Ruim; Regular; Boa; Muito boa; Excelente”. Para avaliar a duração do sono as seguintes questões foram avaliadas: “Em dias de uma semana normal, em média, quantas horas você dorme por dia?” e “Em dias de um final de semana normal, em média, quantas horas você dorme por dia?”, ambas tendo como opções “Menos de 6 horas, 6 horas, 7 horas, 8 horas, 9 horas e 10 horas ou mais”. As variáveis independentes correspondem a informações sociodemográficas (sexo, idade, cor da pele, estado civil, local de residência e trabalho), e fatores relacionados à escola (série, turno das aulas, tipo de escola), à atividade física e ao tempo de tela, este referente ao tempo que os estudantes destinam ao tempo de exposição à TV, computador, videogame, smartphone e/ou tablet em dias de aula (segunda à sexta) e final de semana, e à combinação da atividade física ao tempo de tela. A tabulação dos dados foi realizada por meio da leitura óptica dos questionários, utilizando o software SPHYNX®. A análise dos dados foi realizada utilizando o programa SPSS (versão 20). Foram adotados procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Para a análise descritiva fora realizado, essencialmente, medidas de tendência central (média aritmética e mediana), dispersão (desvio padrão, amplitude de variação e intervalos de confiança) e distribuição de frequências. A análise inferencial foi realizada utilizando-se o teste Qui-quadrado, assumindo um nível de significância de p<0,05, e a análise de regressão logística binária, sendo realizada análise bruta e, posteriormente, ajustada para todas as variáveis, considerando tempo insuficiente de sono e percepção negativa da qualidade de sono como variáveis de desfecho. Resultados: Verificou-se que cerca de 59,0% (IC95% 55,7; 60,1) relataram dormir menos de 8 horas por dia e que 67,5% (IC95% 66,3; 68,6) dos adolescentes afirmaram ter uma percepção positiva de qualidade sono. Além disso, observou-se que as chances de relatar tempo insuficiente de sono foi maior os adolescentes que trabalham (OR= 1,64; IC95% 1,20; 2,22), e entre os adolescentes que estudam em escolas da rede de ensino integral (OR= 2,32; IC95% 1,98; 2,72), e menor entre os adolescentes que residem na zona rural (OR= 0,75; IC95% 0,65; 0,88). Com relação à percepção negativa de sono, as chances de apresentar tal desfecho foram maiores entre as moças (OR= 1,50; IC95% 1,31; 1,72), os adolescentes mais velhos (OR= 1,23; IC95% 1,05; 1,44), os adolescentes de pele negra (OR= 1,29; IC95% 1,03; 1,61), os adolescentes que trabalham (OR= 1,48; IC95% 1,09; 2,02), e entre os adolescentes que estudam em escolas da rede de ensino integral (OR= 1,44; IC95% 1,22; 1,69), e menos entre os adolescentes que residem na zona rural (OR= 0,83; IC95% 0,70; 0,98). Com relação à interação entre atividade física, tempo de tela e os aspectos de sono (tempo e qualidade), não houve significância. Conclusão: Além da idade e da etnia dos adolescentes estarem associadas à percepção negativa de qualidade de sono, sexo, situação ocupacional, local de residência e tipo de escola estão associados ao tempo e à percepção de qualidade de sono. No entanto, não há associação combinada entre atividade física, tempo de tela e tempo e percepção de qualidade de sono dos adolescentes.

Atividade Física;Tempo de Tela;Percepção de Qualidade de Sono;Duração de Sono;Adolescentes.
Introduction: The past tense of these studies, especially to demected fundamental to health in general, independent of the cycle of life. Evidence has shown that physical classroom practice, screen time and sleep in general is done in isolation, establishing a relationship with other factors, and interest in interacting with attention to sleep, screen time and activity practice affect the health of individuals. Objective: To identify a combined association between physical classroom practice, screen time, rhythm and sleep quality perception of high school students in the state of Pernambuco. METHODS: This is a cross-sectional, representative and basic study of schooling and state level, with a review of data by 6,002 high school students (14-19 years). The data were selected through the questionnaire, adapted, "Global Student Health Survey" (GSHS), previously validated. As the endurance tests are sleep and sleep duration, the days of class and the last week. Information about sleep quality was one of the following questions: "How do you rate sleep quality?" Where a response option was "Poor, Fair, Good, Very Good, Excellent." For normal sleep duration, the following questions were evaluated: "On days of a normal week, on average, the hours you sleep per day?" And "On days of a normal week, on average, hours of sleep per day?" less than 6 hours , 6 hours, 7 hours, 9 hours and 10 hours or more. "Separate variables are common to sociodemographic information (gender, age, skin color, marital status, place of residence and work), and physical and to the time of screen, this year the time that the students destined to the time of exposure to TV, computer, videogame, smartphone and / or tablet in class days (Monday to Friday) and weekend, and to the combination of physical activity The tabulation of the data was performed using SPHYNX® software. Data analysis was performed using SPSS (version 20). Procedures of descriptive and inferential statistics were adopted. For a descriptive analysis essentially performed measures of central tendency, dispersion (standard amplitude, confidence amplitude and confidence intervals) and frequency distribution. An inferential analysis was performed using the Chi-square test, assuming a significance level of p <0.05, and a logistic regression analysis, and a crude and posterior analysis was performed, adjusted for all variables, considering insufficient time. of sleep quality and negative perception of sleep quality as outcome variables. Results: It was verified that approximately 59.0% (IC95% 55.7; 60.1) were taken less than 8 hours per day than 67.5% (IC95% 66.3; 68.6) of adolescents In order to have a positive perception of quality sleep. In addition, it was observed that the odds of reporting insufficient sleep time are higher than the working adolescents (OR = 1.64, 95% CI, 1.20, 2.22), and among adolescents in teaching network (OR = 2.32, 95% CI 1.98, 2.72), and lower among adolescents living in rural areas (OR = 0.75, 95% CI 0.65, 0.88). Regarding the negative perception of sleep, the odds of presenting such outcome were higher among the girls (OR = 1.50, 95% CI 1.31, 1.72), older adolescents (OR= 1.23, 95% CI 1,05, 1,44), black-skinned adolescents (OR = 1.29, 95% CI, 1.03, 1.61), adolescents who worked (OR= 1.48, 95% CI 1.09, 2.02), among adolescents who study in schools of the integral education network (OR = 1.44, CI 95% 1.22, 1.69), and less among adolescents living in rural areas (OR = 0, 83, 95% CI 0.70, 0.98). The relationship between the physical interaction, the screen rhythm and the sleep dimensions (time and quality), was not significant. negative sleep quality, sex, occupational situation, place of residence and type of school are associated with the rhythm and perception of sleep quality. However, there is no combination of physics, screen rhythm and time and the perception of sleep quality of the adolescents.
Physical Activity;Exposure to Screen Time;Perception of Sleep Quality;Duration of Sleep;Adolescents.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

SAÚDE, DESEMPENHO E MOVIMENTO HUMANO
EPIDEMIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA
Prática de atividade física e determinantes sociodemográficos e psicossociais em estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco

Banca Examinadora

RAFAEL MIRANDA TASSITANO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA CECILIA MARINHO TENORIO Participante Externo
JORGE BEZERRA Docente - PERMANENTE
RAFAEL MIRANDA TASSITANO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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