O presente estudo tem como objetivo central investigar as relações dialógicas e a ironia em memes que abordam o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Por se tratar de um gênero discursivo digital, sobre o qual há muito a ser estudado, também analisamos os três aspectos que, conforme Bakhtin (2003), são constitutivos dos gêneros do discurso: o conteúdo temático, o estilo e a construção composicional. Para fundamentar as discussões sobre gêneros do discurso, relações dialógicas, dialogismo, sendo este um aspecto fundante da linguagem, e carnavalização, usamos como referência os estudos desenvolvidos por Bakhtin (2003; 1987). Ainda acerca do arcabouço teórico, em consonância com o viés bakhtiniano, nos apoiamos em Barros (1997), em Faraco (2006) e em Araújo (2016). Para tratar sobre a ironia, uma das características presentes nos memes selecionados para a presente pesquisa, nos baseamos nos escritos de Brait (1996) e Castro (1997). Por fim, para discorrer sobre a caracterização, função e multimodalidade dos memes, nos apoiaremos nos estudos de Lima Neto (2011, 2014), Dawkins (2010), Recuero (2011) e Holanda (2011). A análise de memes sobre a votação que deu início ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff procurou identificar as relações dialógicas anteriores e posteriores, considerando que os memes se originam sempre de um fato que o antecede e, ao serem replicados nas redes sociais, dão origem a relações dialógicas posteriores. A análise também buscou explicar como a ironia se apresenta como uma das principais características dos memes selecionados para a pesquisa. Para atingir os objetivos propostos, coletamos em sites de humor e na página do Facebook memes que tratavam do tema do impeachment. Ao todo, coletamos 38 (trinta e oito) memes. Como nossa análise é qualitativa, fizemos um recorte e selecionamos 07 (sete) memes, que denominamos de “imagéticos sociais irônicos”. Desse total, 2 memes foram coletados de uma página do facebook intitulada “Nazaré irônica” e 5 de um site humorístico “Não entre aki”. A análise mostrou que os memes estudados são repletos de relações dialógicas, tanto entre os memes aqui estudados, como entre os memes e outros discursos anteriores e posteriores e que essas relações são de fundamental importância para o entendimento dos gêneros, pois, sem conhecer os discursos anteriores que deram origem ao meme, não há como atribuir os sentidos pretendidos pelos autores, nem identificar a ironia presente no discurso. Esperamos que a presente pesquisa venha acrescentar reflexões aos estudos a respeito do dialogismo e ironia.