A população está em constante crescimento, o que aumenta o consumo de produtos alimentícios. Dessa maneira, surgem preocupações gradativas em relação à geração dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e como fazer para suprir o recolhimento de forma holística, planejada e sistêmica desses resíduos. Com esse intuito, o Plano Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) vincula, em suas metas por melhorias, os seus planejamentos, tanto na Gestão quanto no Gerenciamento dos RSU. Isso acarreta diversas medidas a serem tomadas pelos municípios, e uma delas refere-se à otimização das rotas para a realização das coletas. A pesquisa tem por objetivo otimizar as rotas percorridas pelos veículos coletores de resíduos em Goioerê-PR, de modo a planejar a orientação do caminho de acordo com os dias específicos da semana em que são realizadas as coletas. Busca-se identificar os grafos da malha viária dos bairros a partir de métodos matemáticos e embasados no Problema do Carteiro Chinês, com o auxílio de ferramentas computacionais, a fim de propor um novo percurso de rota que minimize a distância percorrida pelos caminhões. Assim, estudou-se o percurso de três caminhões nomeados como Alfa, Beta e Gama, os quais percorrem dezoito bairros na cidade de Goioerê-PR. Com a investigação do percurso realizado, anotações e observações foram feitas acerca do mapeamento das ruas e avenidas junto aos veículos e com a ajuda do aplicativo Runstatic. A próxima etapa foi desenhar os grafos de cada bairro, por meio do mapa cadastral da cidade e auxílio do aplicativo AutoCAD®. Dessa forma, tem-se a distância das ruas e avenidas por onde os veículos transitam pelos bairros, coletando os resíduos residenciais. Para a obtenção da rota otimizada, empregou-se o Problema do Carteiro Chinês e suas classificações como Não Orientado (vias que contêm apenas mão dupla), Orientado (vias apenas com mão única) e mistos (vias que contêm mão única e mão dupla). Os resultados foram satisfatórios para todos os veículos observados. O primeiro foi o caminhão Alfa, com 5,7% de economia em sua rota completa diária. O caminhão Beta obteve uma economia de 7,0% em sua rota diária. Por fim, os resultados obtidos para o caminhão Gama foram de 12,0%. Dentre as rotas percorridas na cidade de Goioerê, o bairro que apresentou maior economia foi o Jardim Canadá, com 19,1%, por ser um bairro novo e em fase de construção e habitação, a considerar que o caminhão Gama percorreu uma distância de 4.117 m e a solução pelo método computacional do algoritmo Chinês foi de 3.457 m. Desse modo, os resultados obtidos mostraram-se adequados e o presente estudo comprovou melhorias de percurso e também uma nova sequência a ser percorrida pelos veículos coletores de RSU.