• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA
LETRAS (32032013002P5)
LITERATURA E MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE CONTAR HISTÓRIAS, LER NÚMEROS E VICE-VERSA
DARLAN NATAL RODRIGUES
DISSERTAÇÃO
26/11/2018

O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise da obra literária O homem que calculava, de Malba Tahan (2015), a fim de apresentar contribuições que, ancoradas nas Teorias da Interdisciplinaridade, trabalham o diálogo entre Literatura e Matemática. Nessa obra de ficção, evidencia-se, a partir de elementos explícitos e implícitos nas narrativas, a ligação entre a Literatura e a Matemática, a importância da leitura no desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, favorecendo a construção do raciocínio e a resolução de situações- problema. Isso permite a compreensão de que tais disciplinas não são isoladas e que seu intercâmbio possibilita estimular o imaginário, a criatividade e a capacidade de interpretação, além de enriquecer o conhecimento. Tal perspectiva facilita, assim, o processo de ensino-aprendizagem da Matemática e a formação de indivíduos leitores, reflexivos, capazes de se situarem melhor no meio em que vivem. Latuf Isaias Mucci (2010), citando Roland Barthes, enfatiza a ideia de que a Literatura é a mais interdisciplinar das disciplinas, pois, com ela, chega-se a outros conhecimentos. A partir desse entendimento, este estudo explorou a interdisciplinaridade como uma prática que deve ser construída, no diálogo e na interação entre os sujeitos, exigindo mudanças de atitudes, como a busca de parceria com outras áreas do conhecimento. Com essa compreensão, foi realizado um estudo bibliográfico, considerando autores como Nilson José Machado (2011), Ubiratan D’Ambrosio (1986), Carlos Aldemir Farias (2006), Pedro Paulo Salles e Andre Pereira Neto (2015), Renato de Oliveira Dering (2013), Michel Foucault (1987), Gaston Bachelard (1988), Angela B. Kleiman e Silvia E. Moraes (1999), Ivani Fazenda (2008), entre outros.

Literatura;Matemática;Interdisciplinaridade;Imaginário;Malba Tahan
The present paper is on Malba Tahan's book O homem que calculava (The Man Who Counted) (2015) in order to present contributions based on interdisciplinary which works between Literature and Mathematics. In that fiction book it is evident the explicit and implicit elements the connection between Literature and Mathematics, the importance of reading in the development of students' abilities and competences, favoring the construction of reasoning and overcome bad situations. It permits to understand that those disciplines are not isolated and their interchange stimulates the imaginary, the creativity and the capacity of interpretation besides enriching the knowledge. Such perspective facilitates Mathematics and teaching-learning process of Mathematics and the formation of reflective individuals who can better act in the place where they live. Latuf Mucci (2010), talking about Roland Barthes, in other words, highlight the idea that Literature is the most interdisciplinary subject because with it one arrives at other stages of knowledge. This study explores interdisciplinary as a practice that must be built, in the dialogue and in the interaction between the subjects, demanding changes in attitudes, such as the search for partnership with other areas of knowledge. A bibliographic study was carried out, considering authors such as Nilson José Machado (2011), Ubiratan D’Ambrosio (1986), Carlos Aldemir Farias (2006), Pedro Paulo Salles and Andre Pereira Neto (2015), Renato de Oliveira Dering (2013), Michel Foucault (1987), Gaston Bachelard (1988), Angela B. Kleiman and Silvia E. Moraes (1999), Ivani Fazenda (2008), and others.
Literature;Mathematics;Interdisciplinary;Imaginary;Malba Tahan
1
104
PORTUGUES
CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Literatura e Matemática - uma reflexão sobre contar histórias, ler números e vice-versa - Darlan Natal rodrigues.pdf

Contexto

LITERATURA BRASILEIRA
LITERATURA BRASILEIRA: ENFOQUES TRANSDISCIPLINARES E TRANSMIDIÁTICOS
Estudos avançados sobre a formação do leitor: literatura brasileira, cultura e diálogos (inter)disciplinares

Banca Examinadora

VALERIA CRISTINA RIBEIRO PEREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MOEMA RODRIGUES BRANDAO MENDES Docente - PERMANENTE
ANDERSON LUIZ DA SILVA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer