• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CARLOS ALBERTO REYES MALDONADO
Educação (50002015005P0)
APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo do Programa de Formação de Células Cooperativas na Universidade do Estado de Mato Grosso
KARINA NONATO MOCHEUTI
DISSERTAÇÃO
06/02/2018

Neste trabalho apresento a dissertação de Mestrado intitulada: Aprendizagem Cooperativa na Educação Superior: um estudo do Programa de Formação de Células Cooperativas na Universidade do Estado de Mato Grosso, que teve como objetivo analisar as ações educativas do Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO), associando a uma ação qualificadora de permanência estudantil, a fim de identificar o seu potencial e as suas eventuais fragilidades no contexto de um câmpus da UNEMAT. Neste sentido a questão norteadora da pesquisa foi “Como as ações do Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO) têm colaborado na luta contra a evasão, e, em consequência, aumentado a permanência estudantil na Educação Superior no contexto da UNEMAT?”. Para a realização do estudo, foi realizado a observação participante em duas células de Aprendizagem Cooperativa denominadas de “Célula de Música” e “Célula de Introdução a Economia” no câmpus universitário “Deputado Renê Barbour” situado no município de Barra do Bugres-MT. Os participantes da pesquisa foram 18 estudantes da graduação que integraram o Programa FOCCO neste câmpus universitário, sendo eles articuladores e celulandos, no ano de 2016. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa e enquanto caminho metodológico, em linhas gerais fez-se em três momentos, inicialmente a revisão bibliográfica por meio do balanço de produção científica e análise de documentos institucionais da UNEMAT, no segundo momento a pesquisa empírica recorrendo a observação participante (LÜDKE; ANDRÉ), com registro no diário de campo dos dados identificados in loco e a distribuição de questionário aos estudantes. No terceiro momento procedemos o tratamento e a análise dos dados empíricos por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN; AMADO) e a organização em categorias temáticas e subcategorias. Os resultados da pesquisa podem ser vistos no biomapa sobre os estudantes, qual observamos que os estudantes que frequentam o FOCCO, dentre aqueles investigados, são jovens ingressantes, matriculados no primeiro semestre dos cursos de graduação com dificuldades de acompanhar as matérias e que procuram interagir na universidade. Constatamos que Programa FOCCO tem como principal fragilidade a falta de salas e estrutura física adequadas no câmpus para o desenvolvimento das células e como potencialidade os estudantes encontram no FOCCO a possibilidade de retirada dúvidas sobre os conteúdos das disciplinas, melhoram seus conhecimentos e ainda desenvolvem habilidades sociais como a liderança e o trabalho em equipe. Desse modo, podemos identificar que ocorreram ações educativas dentro das células de Aprendizagem Cooperativa, que estas centram na aprendizagem compartilhada com a potencialização de habilidades cognitivas e sociais nos estudantes, o estímulo ao sentimento de pertencimento ao ambiente universitário, a colaboração com a permanência dos estudantes e consequentemente o estimulo a conclusão dos seus cursos de graduação. Portanto consideramos que o Programa FOCCO da UNEMAT caracteriza-se como uma ação qualificadora do ensino promotora da permanência estudantil, segundo o conceito de Primão (2015) e de protagonismo estudantil na Educação Superior.Como outra contribuição da pesquisa propomos a reflexão aos docentes, para a utilização de metodologias como a Aprendizagem Cooperativa na sala de aula universitária.

Educação Superior;FOCCO;Células Estudantis;Permanência na Educação Superior
In this work I present the Master dissertation titled: Cooperative Learning in Higher Education: a study of the Cooperative Cell Training Program at the State University of Mato Grosso, whose objective was to analyze the educational actions of the Cooperative Cell Formation Program (FOCCO) , associating a student qualifying action to identify their potential and their eventual weaknesses in the context of a campus of UNEMAT. In this sense the guiding question of the research was "How did the actions of the Cooperative Cell Training Program (FOCCO) collaborate in the fight against evasion, and, consequently, increased student stay in Higher Education in the context of UNEMAT?" A participant observation was carried out in two Cooperative Learning cells called "Cell of Music" and "Cell of Introduction to Economics" in the university campus "Deputy Renê Barbour" located in the municipality of Barra do Bugres-MT.The participants of the research were 18 undergraduate students who joined the FOCCO Program in this university campus, being articulators and cellulands, in the year 2016. The qualitative research approach was used and as a methodological path, in general it was done in three moments , initially the bibliographic review through the scientific production balance and analysis of institutional documents of UNEMAT, in the second moment the empirical research using participant observation (LÜDKE; ANDRÉ), with recording in the field diary of the data identified in loco and the distribution the students. In the third moment we proceeded to treat and analyze the empirical data through the Content Analysis (BARDIN; AMADO) and the organization in thematic categories and subcategories. The results of the research can be seen on the biomap about the students, which we observed that the students who attend FOCCO, among those investigated, are young students, enrolled in the first semester of undergraduate courses with difficulties to follow the subjects and who seek to interact in the university. We find that FOCCO program has as main fragility the lack of rooms and adequate physical structure in the campus for the development of the cells and as potentiality the students find in FOCCO the possibility of withdrawing doubts about the contents of the disciplines, improve their knowledge and still develop social skills such as leadership and teamwork. In this way, we can identify that educational actions took place within the Cooperative Learning cells, which focus on shared learning with the enhancement of cognitive and social skills in students, stimulation of the sense of belonging to the university environment, collaboration with students' permanence and consequently stimulate the completion of their undergraduate courses. Therefore, we consider that the FOCCO Program of UNEMAT is characterized as a qualifying action of the teaching promoting the permanence of students, according to the concept of Primo (2015) and student protagonism in Higher Education. As another contribution of the research we propose the reflection to the teachers, for the use of Cooperative Learning in the university classroom.
College education;FOCCO;Student Cells;Permanence in Higher Education
1
172
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CARLOS ALBERTO REYES MALDONADO
O trabalho possui divulgação autorizada
Karina_Nonato_Mocheuti.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
-

Banca Examinadora

DENISE BALARINE CAVALHEIRO LEITE
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
HELOISA SALLES GENTIL Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer