• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: A UTILIZAÇÃO DAS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS COM EXPERIMENTOS DE VIDEOANÁLISE EM FÍSICA
GUSTAVO MIGUEL BITTENCOURT MORSKI
DISSERTAÇÃO
14/11/2018

estudo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e sua aplicação no ensino nos levam a acreditar que este tipo de recurso pode melhorar a aprendizagem de temas da Física no Ensino Médio. Utilizar esses meios para permitir que escolas tenham o acesso a resultados experimentais envolvendo temas da Física, é o grande desafio desse trabalho. Nessa perspectiva foram elaboradas duas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), uma para Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e outra para Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV). Estas UEPS têm como foco o uso de vídeos postados (Youtube) em um Blog (Blogger, da empresa Google) de livre acesso para professores e alunos interessados em usá-los. Ao preparar esses vídeos, o autor desse trabalho assumiu a posição de um aluno que investiga um experimento científico realizado em laboratório. As UEPS são constituídas por quatro etapas: motivação, organização, atividade experimental e avaliação. O propósito desse formato é sugerir uma metodologia de uso desses recursos para o professor em sala de aula e, ao mesmo tempo, permitir que os alunos possam explorar e coletar os dados experimentais de maneira autônoma e criativa, estimulando-os a analisar, interpretar e concluir a respeito de eventos experimentais que não fazem parte do universo dos livros didáticos. Estas UEPS foram aplicadas em duas situações: em uma turma regular de primeiro ano de Ensino Médio e em um espaço não formal de aprendizagem, um Clube de Física com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. O processo de avaliação por meio de comparação entre mapas conceituais (diagnóstico e formativo) e testes padronizados, mostrou que ocorreu uma aprendizagem significativa em ambos os casos. Assim, considera-se que a metodologia proposta nesse trabalho resultou ser efetiva, no sentido que tornou o aluno um sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, incentivando a abordagem dos vídeos sob outras perspectivas.

ENSINO DE FÍSICA;TIC´S;UEPS;MRUV
The study of Information and Communication Technology and its insertion in education makes us believe that this kind of resource can enchant the learning of Physics themes in High School. Using these sources to allow schools that have access to experimental results involving Physics themes is the big challenge of this work. In this perspective two Unities of Potentially Meaningful Learning were created, one for Straight Uniform motion and another to straight non-uniform motion. These units have the main objective the use of videos posted (on YouTube) on a Blog (Blogger, Google) which has free access to teachers, students and interested people. On the preparation stage of this work, the author assumed the position of a student that investigates a scientific experiment realized in a laboratory. The Units are composed of four steps: Motivation, Organization, Experimental activity and evaluation. The purpose of this format is suggesting a methodology of use of these resources to the teacher in class and, at the same time, allow students to explore and collect the experimental data in an independent and creative way, stimulating them to analyze, make interpretations and conclude about experimental events that don’t take part in the universe of the Educational books. These units were applied in two different situations: on a regular class from a public High School and in a non-formal space of learning, inside a Physics Club with 9th grade students. The process of evaluation was comparison between conceptual maps (diagnostical and prognostical) and standard tests, and it showed occurrence of meaningful learning in both cases. Therefore, we consider effective the methodology motion in this work because in turned the student an active individual in its own process of learning, encouraging the video approach under other perspectives.
TEACHING PHYSICS;ICT´S;UVRM;PSTU'S
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

ANDRE VITOR CHAVES DE ANDRADE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SILVIO LUIZ RUTZ DA SILVA Docente - PERMANENTE
ANDRE VITOR CHAVES DE ANDRADE Docente - PERMANENTE
ROMEU MIQUEIAS SZMOSKI Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PROPOSTA DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE MRU E MRUV UTILIZANDO EXPERIMENTOS VISUAIS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer