• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
ARDUINO PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE ELETRODINÂMICA: UMA PROPOSTA DA APLICAÇÃO DE APRENDIZAGEM BASEADA PROBLEMA ORIENTADA A WEBQUEST NO ENSINO DE FÍSICA.
MARLEY AMARAL DA SILVA NEVES
DISSERTAÇÃO
21/12/2018

O presente trabalho tem como principal objetivo propor um método de como estruturar atividades práticas de baixo custo, pertinentes ao convívio dos estudantes, utilizando o Arduino e o método PBL orientados pelo webquest, na tentativa de explorar e facilitar os conhecimentos de eletrodinâmica inerentes ao processo. Dessa forma, relata-se a elaboração e aplicação do produto educacional além das conclusões retiradas a partir de sua análise. Para atingir os objetivos, foi proposta uma sequência que pode ser aplicada sob várias condições a depender dos objetivos do professor. Neste trabalho optou-se por realizar essa aplicação durante uma unidade letiva explorando todo o conteúdo de eletrodinâmica, utilizando como metodologia de ensino o PBL e a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, como referencial teórico de aprendizagem. A aplicação da presente sequência baseava-se, de maneira resumida, na apresentação de um problema prático aos estudantes para que fosse resolvido utilizado a plataforma Arduino auxiliados pela ferramenta Webquest e aconteceu em três momentos: 1- Pré- aplicação. 2- Aplicação. 3- Culminância. Ao final da aplicação, pôde-se concluir que a utilização das ferramentas descritas trouxeram indícios de motivação por parte dos estudando com a disciplina e de aprendizagem significativa, evidenciando portanto o sucesso da aplicação visto que aprendizagem e motivação são consequências de um processo de ensino efetivo.

Arduino,;PBL;Ensino de Física
The present work has as main objective to propose a method of how to structure practical activities of low cost, pertinent to the conviviality of the students, using the Arduino and the PBL method guided by the webquest, in an attempt to explore and facilitate the knowledge of electrodynamics inherent in the process. Thus, we report the elaboration and application of the educational product in addition to the conclusions drawn from its analysis. To achieve the objectives, a sequence has been proposed that can be applied under various conditions depending on the teacher's objectives. In this work we chose to carry out this application during a leasing unit exploring all the electrodynamic content, using as teaching methodology the PBL and the Theory of Meaningful Learning of David Ausubel, as theoretical reference of learning. The application of the present sequence was based, in a summarized way, in the presentation of a practical problem to the students to be solved using the Arduino platform aided by the webquest tool and happened in three moments: 1- Pre-application. 2- Application. 3- Culmination. At the end of the application, it was possible to conclude that the use of the tools described showed signs of motivation on the part of those studying with the discipline and of significant learning, thus evidencing the success of the application since learning and motivation are consequences of an effective teaching process.
Physics education,;Arduino;PBL
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Marley DISSERTAÇÃO UEPB.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

EDUARDO MANUEL DE FREITAS JORGE
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
DIELSON PEREIRA HOHENFELD Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ARDUINO PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE ELETRODINÂMICA: UMA PROPOSTA DA APLICAÇÃO DE APRENDIZAGEM BASEADA PROBLEMA ORIENTADA A WEBQUEST NO ENSINO DE FÍSICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer