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UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
EDUCAÇÃO (24009016071P3)
REGULAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE – PB: ANÁLISE DO PROGRAMA GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM DA FUNDAÇÃO LEMANN
MONICA MARTINS DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
15/10/2018

O presente estudo, tendo por objeto o processo de regulação do trabalho docente na rede municipal de Ensino de Campina Grande, considerando os mecanismos regulatórios presentes em programas/projetos instaurados por meio de parcerias firmadas entre a Secretaria de Educação de Campina Grande (SEDUC/CG) e grupos empresariais, orientou-se pelo objetivo geral analisar como as parcerias com organizações da iniciativa privada constituem estratégias de fortalecimento e ampliação da política gerencialista e de regulação implementada nesta rede de ensino e, especificamente, procurou-se identificar políticas de regulação do trabalho docente na rede municipal de ensino de Campina Grande; e analisar os mecanismos de regulação do trabalho docente a partir do programa/curso ‘Gestão Para a Aprendizagem’, oferecido pela Fundação Lemann.Tendo em vista o alcance dos objetivos que orientaram esta pesquisa, o norteamento metodológico adotado foi o de uma leitura dialética dos dados coletados, visto que este método permite uma apreensão do conjunto contraditório das questões referentes aos aspectos da vida social e, no que diz respeito à coleta de dados, esta foi uma pesquisa documental, cujas fontes principais foram: textos e documentos norteadores do trabalho entregues, pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (SEDUC/CG) e da Fundação Lemann, aos profissionais inseridos nesta formação, bem como formulários e orientações de atividades a serem executadas por esses profissionais, constantes na plataforma virtual do Gestão para a Aprendizagem. A partir dessa pesquisa, foi possível identificar que o município de Campina Grande tem, desde o início dos anos 2000, intensificado a presença do empresariado na educação pública municipal. Além do mais, a parceria com a Fundação Lemann é a expressão concreta – e mais recente – do aprimoramento da regulação do trabalho docente na rede municipal de ensino.

Trabalho docente;Regulação;Fundação Lemann;Gestão Para a Aprendizagem
The purpose of this study is to regulate teaching work in the Campina Grande Teaching Municipal Network, considering the regulatory mechanisms present in programs/projects established through partnerships established between the Campina Grande Department of Education and business groups, was guided by the general objective to analyze how partnerships with private sector organizations constitute strategies to strengthen and expand the managerial and regulatory policy implemented in this network of education and, specifically, sought to identify labor regulation policies teacher in the municipal school network of Campina Grande; and analyze the mechanisms of regulation of teaching work from the program / course 'Management for Learning' offered by the Lemann Foundation. In order to achieve the objectives that guided this research, the methodological approach adopted was a dialectical reading of the data collected, since this method allows an apprehension of the contradictory set of questions related to the aspects of social life and, with regard to data collection, this was a documentary research, whose main sources were: texts and guiding documents of the work delivered , by the teams of the Municipal Secretary of Education of Campina Grande (SEDUC / CG) and the Lemann Foundation, to the professionals included in this training, as well as forms and orientations of activities to be carried out by these professionals, included in the virtual platform of Management for Learning . From this research, it was possible to identify that the municipality of Campina Grande has, since the beginning of the 2000s, intensified the presence of entrepreneurs in municipal public education. Moreover, the partnership with the Lemann Foundation is the concrete - and more recent - expression of the improvement of the regulation of teaching work in the municipal education network.
Teaching work;Regulation;The Lemann Foundation;Management for Learning
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO.FINAL.CORRIGIDA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
HISTORIA, POLITICA E GESTAO EDUCACIONAIS
-

Banca Examinadora

ANTONIO LISBOA LEITAO DE SOUZA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
THERESA MARIA DE FREITAS ADRIAO Participante Externo
MELANIA MENDONCA RODRIGUES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
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