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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
LETRAS- LINGUAGEM E IDENTIDADE (11001011003P0)
VOZES DISSONANTES: POLÍTICA, ESCOLA E PRÁTICAS CULTURAIS EM UMA COMUNIDADE PUYANÁWA
ANSELMO DE JESUS DAMASCENO
DISSERTAÇÃO
30/10/2018

A presente dissertação foi desenvolvida sob o paradigma da pesquisa qualitativa, com a base conceitual e critérios técnicos-metodológicos dos estudos culturais apoiada nas fundamentações teóricas de Bauman (2013), Hall (2003; 2005), Glissant (2005), Baba (2005), dentre outros. Teve como objetivo analisar as estratégias de fortalecimento da cultura do povo indígena Puyanáwa, localizado no município de Mâncio Lima, Estado do Acre, segundo o olhar de dois segmentos do povo: de um lado a perspectiva das lideranças políticas e de outro, de membros da comunidade indígena. O estudo contou com 10 informantes sendo: 03 (três) membros da diretoria da Associação Agroextrativista Puyanáwa Barão e Ipiranga, 01 cacique do povo, 04 professores, 01 coordenador da educação indígena municipal, 01 ex-gestora da escola indígena Ixũbãy Rabuĩ. A pesquisa se realizou em etapas diferentes, contando com a observação participante e entrevista semiestruturada como instrumento de geração de dados. A investigação se realizou sob a lógica da pesquisa etnográfica e, em seus resultados, foi possível antever a dissonância de vozes entre os segmentos do povo e suas lideranças, que defendem estratégias diferenciadas para o fortalecimento da cultura e da identidade. As práticas culturais em desenvolvimento nas Aldeias Barão e Ipiranga se encontram em conflito, colocando a comunidade em ebulição e redefinições políticas desencadeadoras de tensões que se manifestam numa rotina de eventos paralelos desenvolvidos pelos dois segmentos pesquisados, cada um dos quais defendendo seu conjunto de valores, em uma harmonia tênue que mal disfarça as tensões políticas em curso.

Povo indígena Puyanáwa;Práticas culturais;Amazônia acreana
The present dissertation was developed based in the paradigm of the qualitative research, with the conceptual basis and technical-methodological criteria of the cultural studies supported in the theoretical foundations of Bauman (2013), Hall (2003; 2005), Glissant (2005), Baba, among others. Its objectives is to analyze the strategies for strengthening the culture of the Puyanáwa indigenous people, located in the city of Mâncio Lima, Acre State (Brazil), according to the view of two segments of the people: on the one hand there is the perspective of the political leaders and on the other, there is the perspective of members from the indigenous community. The study had 10 informants: 03 board members of Agri-Extractivism Association Puyanáwa of Barão and Ipiranga, 01 local indegenous leader, 04 teachers, 01 coordinator of municipal indigenous education, 01 former manager of the indigenous school Ixũbãy Rabuĩ. The research was carried out in different stages, counting on the participant observation and semi-structured interview as instrument of data generation. The research was carried out under the logic of ethnographic research and, in its results, it was possible to foresee the dissonance of voices between the segments of the people and their leaders, who defend different strategies for the strengthening of culture and identity. The cultural practices in development process in Barão and Ipiranga Villages are in conflict, putting the community in chaos and political redefinitions that activate tensions that are manifested in a routine of parallel events developed by the two researched segments, each defending its set of values, in a tenuous harmony that hardly covers the ongoing political tensions.
Puyanáwa indigenous people;Cultural practices;Amazon region
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83
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Anselmo.pdf

Contexto

Linguagem e Cultura
CULTURAS, NARRATIVAS E IDENTIDADES AMAZÔNICAS
Patrimônios culturais nas Amazônias e Pan-Amazônia: artes do fazer e do dizer

Banca Examinadora

GERSON RODRIGUES DE ALBUQUERQUE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA INES DE ALMEIDA Docente - VISITANTE
GERSON RODRIGUES DE ALBUQUERQUE Docente - PERMANENTE
GILBERTO FRANCISCO DALMOLIN Participante Externo
ALDIR SANTOS DE PAULA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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