• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO (31001017001P4)
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
MICHELE SILVA DE AVELAR
DISSERTAÇÃO
25/03/2019

A presente pesquisa aborda a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na promoção da formação continuada docente e as relações entre as concepções de tecnologia e de formação continuada que orientam as ações formativas com mediação tecnológica. Para tal, tem como objetivo geral identificar e analisar que usos a SME/RJ tem feito das TICs para promover ações de formação continuada para os professores da rede municipal do Rio de Janeiro. A investigação situa-se na confluência de duas grandes áreas de pesquisa: tecnologias de informação e comunicação e formação docente. A investigação adota a análise de documentos oficiais e a realização de entrevistas semiestruturadas com a equipe da Escola de Formação Paulo Freire, órgão responsável por promover a formação do corpo docente da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro. A abordagem adotada é a da pesquisa qualitativa, com a metodologia de análise de conteúdo para construir e interpretar os dados, buscando compreender mais profundamente os seus sentidos. Os referenciais teóricos que embasam as análises realizadas tratam dos conceitos de tecnologia, formação docente, formação continuada e em serviço, cibercultura, aprendizagem mediada pela tecnologia e educação a distância a partir de autores como Nóvoa (1999), Tardif (2005), Kenski (2007), Lévy (1999), Tori (2010) e Mattar (2013), evidenciando que a investigação em educação nutre-se de diferentes áreas do conhecimento para analisar os fenômenos educacionais em toda sua complexidade. Os achados da pesquisa confirmam a contribuição das TICs e da educação a distância como alternativa para a promoção de ações de formação continuada para os professores de uma rede de ensino como a do município do Rio de Janeiro, de grande proporção e complexidade, uma vez que conta com mais de 40 mil docentes. Entretanto, tais achados também indicaram os desafios e dificuldades de utilização das tecnologias na formação, como a necessidade de profissionais especializados, de maiores investimentos e de familiaridade com a tecnologia por parte dos professores. A discussão de resultados da presente investigação aponta a necessidade da formação continuada estar conectada à realidade de trabalho dos professores e de ser realizada de forma sistemática e regular. Apontam também que a flexibilidade de uso da tecnologia permite a oferta de diversos modelos de formação, de acordo com as demandas, conteúdos e perfis de público. Por fim, conclui-se que o investimento na formação continuada de professores com o uso da tecnologia deve estar acompanhado de melhorias das condições estruturais de trabalho, de carreira e de participação em iniciativas formativas. As TICs abrem novas possibilidades para a formação continuada, mas também geram novas demandas e não consistem na solução de todos os desafios enfrentados na formação de professores. Assim, uma visão consciente a respeito da realidade de trabalho dos professores e a apropriação crítica da tecnologia são condições fundamentais para o sucesso das ações de formação com mediação tecnológica.

Formação continuada de professores;Tecnologias de informação e comunicação - TICs;Educação a distância.
This research approaches the usage of information and communication technologies (ICT) in promoting teachers’ continuing formation as well as the relations between the conceptions about technology and continuing formation that guide the formation actions based on technological mediation. The general purpose is to identify and analyze SME/RJ`s uses of ICT in promoting continuing formation actions for teachers from municipal network in Rio de Janeiro. The investigation remains at the confluence of two major research fields: information and communication technologies and teachers formation. The investigation adopts both the analysis of official documents and the conduction of semi-structured interviews with the staff of Escola de Formação Paulo Freire, which is responsible for promoting teachers’ formation for municipal public network in Rio de Janeiro. The approach is based on qualitative research with the methodology of content analysis to build and interpret data in order to deeply understand its meanings. The theoretical references that guide the analysis are related to the concepts of technology, teachers’ formation, continuing formation and in service, cyberculture, technology-mediated learning and distance education with authors such as Nóvoa (1999), Tardif (2005), Kenski (2007), Lévy (1999), Tori (2010) and Mattar (2013), showing that investigation in education nourishes from different knowledge fields in order to study educational phenomena in all its complexity. The research findings confirm the contribution of ICT and distance education as alternatives for promoting continuing formation actions aimed to teachers at a complex and large proportion teaching network like the municipal one in Rio de Janeiro, with more than 40.000 teachers. However these same findings also indicated the challenges and difficulties related to the adoption of technologies, such as the needs for specialized professionals, for more investments and more familiarity with technology by teachers. In the present investigation the discussion of results shows the necessity of not only connecting the continuing formation to the teachers` reality at work but of doing so on sistematic and regular basis. And also point out that the flexibility of using technology allows the offer of several models of formation according to the demands, contents and public profiles. Finally, the conclusion is that the investments in teachers` continuing formation with the use of technology should be accompanied by improvements in structural working and career conditions, as well as participation in formative initiatives. ICT open new possibilities for continuing formation but, on the other hand, also create new demands and do not represent the solution for all challenges related to teachers` formation. Therefore a conscious view about teachers` working reality and critical appropriation of technology are essential conditions for the success of formative actions with technological mediation.
Continuing formation of teachers;Information and communication technologies – ICT;Distance education.
1
119
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
AVELAR, M. S. As tecnologias de informação e comunicação e a formação continuada de professores d.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
CURRÍCULO, DOCÊNCIA E LINGUAGEM
A INDUÇÃO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: AÇÕES DESENVOLVIDAS PELAS ESCOLAS

Banca Examinadora

MARIA DAS GRACAS CHAGAS DE ARRUDA NASCIMENTO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELOIZA DA SILVA GOMES DE OLIVEIRA Participante Externo
GISELI BARRETO DA CRUZ Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer