VIEIRA, Natália Rodrigues. Validação de cartilha educativa direcionada a idosos com insuficiência cardíaca. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Enfermagem). – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Regional do Cariri. 2019.
As doenças do aparelho circulatório representam a terceira causa de internações no Sistema Único de Saúde durante a última década. Entre estas, a insuficiência cardíaca foi a causa principal, representada por 2.580.722 internamentos. As faixas etárias que representam a população idosa, 60 a 69, 70 a 79 e 80 anos ou mais, somadas, correspondem a 71% dos casos. O pouco conhecimento sobre a doença e seu tratamento, bem como medidas de autocuidado inadequadas, refletem em instabilidade clínica e consequente readmissão hospitalar. Diante disso, o enfermeiro como educador em saúde deve lançar meios para atender às necessidades dessa população e aqui se destaca o uso de tecnologias educacionais como ferramentas úteis para facilitar e qualificar a assistência. Para tanto, objetivou-se validar uma cartilha direcionada ao autocuidado de idosos com insuficiência cardíaca. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento metodológico realizada com juízes em conteúdo e aparência e o público-alvo (idosos com insuficiência cardíaca). Para a coleta de dados dos juízes em conteúdo foi utilizado um instrumento organizado, conforme a escala de Likert; para os juízes em aparência utilizou-se o Suitability Assessment of Materials, instrumento voltado para avaliar a adequabilidade de materiais educativos; e para o público-alvo um instrumento que avalia organização, estilo da escrita, aparência e motivação do material. Para a análise dos dados foi realizado o índice de validade de conteúdo e índice de concordância. Os dados captados foram tratados com base na análise estatística descritiva, sendo apresentados sob a forma de tabelas e quadros. Foram respeitados os aspectos éticos, de acordo com as Resoluções 466/2012 e 510/2016. Participaram desse processo 18 juízes em conteúdo, dois designers gráficos e 12 idosos com diagnóstico de insuficiência cardíaca. A validação, ocorreu inicialmente com juízes no conteúdo, seguida da avaliação de aparência e por fim a validação junto ao público-alvo. O material alcançou índice de validade de conteúdo de 0,92 e concordância de 73% na aparência. Após avaliação dos juízes, a cartilha foi reelaborada. As sugestões no conteúdo indicaram substituição de expressões e frases para facilitar a leitura, acréscimo de informações e revisão gramatical. Na aparência, as modificações contemplaram a substituição de figuras, organização do texto, cores, contraste, tamanho e estilo da letra. Em seguida, buscou-se a opinião de pacientes para analisarem o material. A cartilha foi validada com 100% de concordância em todos os itens questionados e nenhuma sugestão de mudança foi solicitada pelo público-alvo. O uso de instrumentos validados atribui maior qualidade ao processo de ensino-aprendizagem, e a comunicação na assistência em saúde, reforça a confiabilidade das orientações apresentadas e salienta o grau de coerência das informações. Acredita-se, portanto, que estudos com abordagem em tecnologias educacionais tornam a relação profissional-cliente mais dinâmica e prazerosa. Assim, é válida e necessária a produção de tecnologias para propagação da educação em saúde com intuito de promover qualidade de vida e contribuir para a evolução da enfermagem.
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