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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
Enfermagem (22005013002P0)
Educação Presencial
VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA DIRECIONADA A IDOSOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
NATALIA RODRIGUES VIEIRA
DISSERTAÇÃO
18/02/2019

VIEIRA, Natália Rodrigues. Validação de cartilha educativa direcionada a idosos com insuficiência cardíaca. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Enfermagem). – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Regional do Cariri. 2019. As doenças do aparelho circulatório representam a terceira causa de internações no Sistema Único de Saúde durante a última década. Entre estas, a insuficiência cardíaca foi a causa principal, representada por 2.580.722 internamentos. As faixas etárias que representam a população idosa, 60 a 69, 70 a 79 e 80 anos ou mais, somadas, correspondem a 71% dos casos. O pouco conhecimento sobre a doença e seu tratamento, bem como medidas de autocuidado inadequadas, refletem em instabilidade clínica e consequente readmissão hospitalar. Diante disso, o enfermeiro como educador em saúde deve lançar meios para atender às necessidades dessa população e aqui se destaca o uso de tecnologias educacionais como ferramentas úteis para facilitar e qualificar a assistência. Para tanto, objetivou-se validar uma cartilha direcionada ao autocuidado de idosos com insuficiência cardíaca. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento metodológico realizada com juízes em conteúdo e aparência e o público-alvo (idosos com insuficiência cardíaca). Para a coleta de dados dos juízes em conteúdo foi utilizado um instrumento organizado, conforme a escala de Likert; para os juízes em aparência utilizou-se o Suitability Assessment of Materials, instrumento voltado para avaliar a adequabilidade de materiais educativos; e para o público-alvo um instrumento que avalia organização, estilo da escrita, aparência e motivação do material. Para a análise dos dados foi realizado o índice de validade de conteúdo e índice de concordância. Os dados captados foram tratados com base na análise estatística descritiva, sendo apresentados sob a forma de tabelas e quadros. Foram respeitados os aspectos éticos, de acordo com as Resoluções 466/2012 e 510/2016. Participaram desse processo 18 juízes em conteúdo, dois designers gráficos e 12 idosos com diagnóstico de insuficiência cardíaca. A validação, ocorreu inicialmente com juízes no conteúdo, seguida da avaliação de aparência e por fim a validação junto ao público-alvo. O material alcançou índice de validade de conteúdo de 0,92 e concordância de 73% na aparência. Após avaliação dos juízes, a cartilha foi reelaborada. As sugestões no conteúdo indicaram substituição de expressões e frases para facilitar a leitura, acréscimo de informações e revisão gramatical. Na aparência, as modificações contemplaram a substituição de figuras, organização do texto, cores, contraste, tamanho e estilo da letra. Em seguida, buscou-se a opinião de pacientes para analisarem o material. A cartilha foi validada com 100% de concordância em todos os itens questionados e nenhuma sugestão de mudança foi solicitada pelo público-alvo. O uso de instrumentos validados atribui maior qualidade ao processo de ensino-aprendizagem, e a comunicação na assistência em saúde, reforça a confiabilidade das orientações apresentadas e salienta o grau de coerência das informações. Acredita-se, portanto, que estudos com abordagem em tecnologias educacionais tornam a relação profissional-cliente mais dinâmica e prazerosa. Assim, é válida e necessária a produção de tecnologias para propagação da educação em saúde com intuito de promover qualidade de vida e contribuir para a evolução da enfermagem. T

Idoso;Insuficiência Cardíaca.;Tecnologia Educacional.
VIEIRA, Natália Rodrigues. Validation of an educational booklet aimed at the elderly with heart failure. 2019. 116p. Dissertation (Master's Degree in Nursing). - Postgraduate Program in Nursing, Regional University of Cariri. 2019. Diseases of the circulatory system represent the third cause of hospitalizations in the Unified Health System during the last decade. Among these, heart failure was the main cause, represented by 2,580,722 hospitalizations. The age groups that represent the elderly population, 60 to 69, 70 to 79 and 80 years or more, added, correspond to 71% of the cases. Little knowledge about the disease and its treatment, as well as inadequate self-care measures, reflect on clinical instability and consequent hospital readmission. Therefore, the nurse as a health educator must launch means to meet the needs of this population, and here the use of educational technologies as useful tools to facilitate and qualify the assistance stands out. For this purpose, we aimed to validate a primer aimed at the self-care of elderly patients with heart failure. This is a methodological development research carried out with judges in content and appearance and the target audience (elderly with heart failure). For the data collection of judges in content an instrument was used organized according to the Likert scale; for the judges in appearance the Suitability Assessment of Materials was used, an instrument aimed at evaluating the suitability of educational materials; and to the target audience an instrument that assesses organization, writing style, appearance and motivation of the material. The content validity index and concordance index were used to analyze the data. The data collected were treated based on the descriptive statistical analysis, being presented in the form of tables and tables. Ethical aspects were respected, in accordance with Resolution 466/2012 and 510/2016. Participating in this process were 18 content judges, two graphic designers and 12 elderly people with a diagnosis of heart failure. Validation initially took place with content judges, followed by the appearance assessment and finally validation with the target audience. The material reached a content validity index of 0.92 and a concordance of 73% in appearance. After evaluating the judges, the booklet was reworked. Suggestions in the content indicated substitution of expressions and phrases to facilitate reading, adding information and grammar revision. In appearance, the modifications contemplated the substitution of figures, organization of the text, colors, contrast, size and style of the letter. Next, we sought the opinion of patients to analyze the material. The primer was validated with 100% agreement on all items questioned and no suggestion of change was requested by the target audience. The use of validated instruments attributes higher quality to the teaching-learning process and communication in health care, reinforces the reliability of the guidelines presented and emphasizes the degree of coherence of the information. It is believed, therefore, that studies with an approach in educational technologies make the professional-client relationship more dynamic and pleasurable. Thus, it is valid and necessary the production of technologies for the propagation of health education in order to promote quality of life and contribute to the evolution of nursing.
Educational Technology;Aged;Heart Failure.
1
116
PORTUGUES
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

CUIDADO DE ENFERMAGEM E SAÚDE
CUIDADO DE ENFERMAGEM E SAÚDE NAS DIFERENTES FASES DO CICLO VITAL
Validação de cartilha educativa direcionada a idosos com insuficiência cardíaca

Banca Examinadora

CELIDA JULIANA DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DO SOCORRO VIEIRA LOPES Docente - PERMANENTE
JENIFA CAVALCANTE DOS SANTOS SANTIAGO Participante Externo
MARIA CORINA AMARAL VIANA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - PROGRAMA DE BOLSAS/ BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO 24

Vínculo

Colaborador
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
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