A questão que moveu esta pesquisa visou construir uma sequência didática com o tema “The water cycle” que auxilie os professores de Língua Inglesa do Ensino Fundamental, a trabalharem de forma interdisciplinar com turmas de quinto ano no processo de ensino do ciclo da água, utilizando a técnica de gamificação do conteúdo como abordagem pedagógica. Nota-se que as mudanças no cotidiano da sociedade geram consequências no processo de ensino e aprendizagem escolar. As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos, juntamente com os games. Hoje existem em sala de aula dois perfis, o nativo digital e o imigrante digital. Ou seja, o aluno é o nativo digital, que já nasce nessa era cibercultural e tem facilidade de utilizar as tecnologias. E, o professor é o imigrante digital, ele não nasceu nesta era tecnológica, mas procura adaptar-se para utilizá-la no seu dia a dia. Porém, nem sempre as escolas conseguem acompanhar essa rápida disseminação das tecnologias e, por consequência, o processo de ensino acaba tornando-se menos interessante para os estudantes. O processo de ensino gamificado permite ao professor transformar o ensino tradicional em algo novo, envolvente, capaz de tornar os alunos mais engajados e participativos com o seu próprio processo de aprendizagem. A intenção, com a criação da sequência didática gamificada, é que ela possa ser utilizada e adaptada por educadores de outras disciplinas e de outras anos da Educação Básica. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e seu processo conta com a observação participante da pesquisadora. A sequência didática foi primeiramente elaborada pela pesquisadora que, em seguida ofereceu um curso de formação docente continuada pela Secretaria de Educação do município de Itapoá, Santa Catarina, para o seguinte público: Pedagogos, professores de ensino de Ciências Naturais e Língua Inglesa. Esse curso preparou os oito participantes para compreenderem o funcionamento de uma estrutura gamificada na prática docente e os conceitos básicos de interdisciplinaridade e sequência didática. A sequência didática foi apresentada ao grupo que, após receberem todo embasamento teórico foram capazes de sugerir alterações para adequar a sequência didática à realidade vivida pelos docentes do município. A coleta de dados aconteceu por meio da análise de um questionário de sondagem, anotações feitas pela pesquisadora e o parecer sobre a sequência didática desenvolvida pelos participantes do curso. Após a análise dos dados coletados, a sequência didática foi refeita para que ficasse mais próxima do que os professores do curso haviam sugerido. Com esta experiência percebeu-se que, o ensino ainda carece de muitas mudanças para atender às necessidades do público que hoje está em sala de aula. Mas acredita-se que com a criação deste produto educacional para o mestrado profissional, houve contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. Em relação aos professores, pensa-se que é importante que busquem se aperfeiçoar para alcançarem esse perfil de alunos. Já para os alunos, buscou-se tornar a aprendizagem mais lúdica, divertida, envolvente, e significativa, engajando-os no seu próprio processo de aprendizagem. Um ensino inovador ainda é um desafio para a grande maioria dos educadores, porém acredita-se no potencial daqueles que buscam se aproximar cada vez mais dos seus estudantes motivando-os a transformação de si mesmos e, consequentemente, da sociedade.