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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
A GAMIFICAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR GAMIFICADA COM O TEMA “THE WATER CYCLE”
CAROLINE KRUGER CORAL GOLL
DISSERTAÇÃO
27/05/2019

A questão que moveu esta pesquisa visou construir uma sequência didática com o tema “The water cycle” que auxilie os professores de Língua Inglesa do Ensino Fundamental, a trabalharem de forma interdisciplinar com turmas de quinto ano no processo de ensino do ciclo da água, utilizando a técnica de gamificação do conteúdo como abordagem pedagógica. Nota-se que as mudanças no cotidiano da sociedade geram consequências no processo de ensino e aprendizagem escolar. As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos, juntamente com os games. Hoje existem em sala de aula dois perfis, o nativo digital e o imigrante digital. Ou seja, o aluno é o nativo digital, que já nasce nessa era cibercultural e tem facilidade de utilizar as tecnologias. E, o professor é o imigrante digital, ele não nasceu nesta era tecnológica, mas procura adaptar-se para utilizá-la no seu dia a dia. Porém, nem sempre as escolas conseguem acompanhar essa rápida disseminação das tecnologias e, por consequência, o processo de ensino acaba tornando-se menos interessante para os estudantes. O processo de ensino gamificado permite ao professor transformar o ensino tradicional em algo novo, envolvente, capaz de tornar os alunos mais engajados e participativos com o seu próprio processo de aprendizagem. A intenção, com a criação da sequência didática gamificada, é que ela possa ser utilizada e adaptada por educadores de outras disciplinas e de outras anos da Educação Básica. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e seu processo conta com a observação participante da pesquisadora. A sequência didática foi primeiramente elaborada pela pesquisadora que, em seguida ofereceu um curso de formação docente continuada pela Secretaria de Educação do município de Itapoá, Santa Catarina, para o seguinte público: Pedagogos, professores de ensino de Ciências Naturais e Língua Inglesa. Esse curso preparou os oito participantes para compreenderem o funcionamento de uma estrutura gamificada na prática docente e os conceitos básicos de interdisciplinaridade e sequência didática. A sequência didática foi apresentada ao grupo que, após receberem todo embasamento teórico foram capazes de sugerir alterações para adequar a sequência didática à realidade vivida pelos docentes do município. A coleta de dados aconteceu por meio da análise de um questionário de sondagem, anotações feitas pela pesquisadora e o parecer sobre a sequência didática desenvolvida pelos participantes do curso. Após a análise dos dados coletados, a sequência didática foi refeita para que ficasse mais próxima do que os professores do curso haviam sugerido. Com esta experiência percebeu-se que, o ensino ainda carece de muitas mudanças para atender às necessidades do público que hoje está em sala de aula. Mas acredita-se que com a criação deste produto educacional para o mestrado profissional, houve contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. Em relação aos professores, pensa-se que é importante que busquem se aperfeiçoar para alcançarem esse perfil de alunos. Já para os alunos, buscou-se tornar a aprendizagem mais lúdica, divertida, envolvente, e significativa, engajando-os no seu próprio processo de aprendizagem. Um ensino inovador ainda é um desafio para a grande maioria dos educadores, porém acredita-se no potencial daqueles que buscam se aproximar cada vez mais dos seus estudantes motivando-os a transformação de si mesmos e, consequentemente, da sociedade.

Gamificação;Ensino-Aprendizagem;Didática;sequência didática;Intersisciplinaridade;Língua Inglesa;Ensino Fundamental;Ciclo da água
The question that has moved this research was to construct a didactic sequence with the theme "The water cycle" that helps the teachers of English Language of Elementary School, to work in an interdisciplinary way with classes of the 5º year in the process of teaching the water cycle, using the technique of gamification of content as a pedagogical approach. It is noticed that the changes in the daily life of society generate consequences in the process of teaching and learning at school. The technologies are increasingly present in the students' daily life, along with the games. Today there are two profiles in the classroom, the digital native and the digital immigrant. That is, the student is the digital native, who is born in this cybercultural era and has an easy use of technologies. And, the teacher is the digital immigrant, he was not born in this technological age, but seeks to adapt himself to use it in his daily life. However, schools are not always able to keep up with this rapid spread of technology, and as a result, the teaching process becomes less interesting for students. The process of teaching has allowed the teacher to transform traditional teaching into something new, engaging, able to make students more engaged and participatory with their own learning process. The intention, with the creation of the gamified didactic sequence, is that it can be used and adapted by educators of other disciplines and other series of basic education. This research has a qualitative character and its process counts on the participant observation of the researcher. The didactic sequence was first elaborated by the researcher who then offered a continuing teacher training course by the Education Department of the town of Itapoá, Santa Catarina, for the following public: Pedagogues, Teachers of Natural Sciences and English Language Teachers. This course prepared the 8 participants to understand the functioning of gamified structured teaching practice and the basic concepts of interdisciplinarity and didactic sequence. The didactic sequence was presented to the group that, after receiving all theoretical basis, were able to suggest alterations to adapt the didactic sequence to the reality lived by the teachers of the town. Data collection was done through the analysis of a survey questionnaire, notes made by the researcher and the opinion about the didactic sequence made by the participants of the course. After analyzing the data collected, the didactic sequence was redone to be closer to what the teachers of the course had suggested. With this experience it has been realized that, teaching still needs many changes to meet the needs of the public that is in the classroom today. But it is believed that with the creation of this educational product for the professional master's degree, there was contribution to the teaching and learning process. For teachers, it is believed that it is important that they seek to improve themselves to achieve this profile of students. Yet for students, it was sought to make learning more playful, fun, engaging, and meaningful, engaging them in their own learning process. Innovative teaching is still a challenge for the vast majority of educators, but the potential of those who seek to get closer to their students is motivated by the transformation of themselves and, consequently, of society.
Gamification;Teaching-Learning;Didactics;Didactic sequence;Interdisciplinarity;English Language;Elementary school;Water cycle
1
227
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Caroline Krüger Coral Goll.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

KARISTON PEREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
TATIANA COMIOTTO Docente - PERMANENTE
GISELE SCHWEDE Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR GAMIFICADA: THE WATER CYCLE TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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