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UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
SOCIOLOGIA (53001010009P0)
Educação Presencial
Permanecer no campo como projeto de vida de jovem rurais: experiências de formados e egressos de Escolas Familia Agricola no Estado do Espirito Santos.
LEONARDO RAUTA MARTINS
TESE
18/06/2019

Neste estudo, centrado na juventude rural vinculada às Escolas Família Agrícola - Efas, buscamos demonstrar articulações entre disposições constituídas ao longo da vida desses jovens, dispositivos educacionais orientados para a valorização do espaço rural e suas experiências escolares com a pedagogia da alternância, evidenciando a influência dessa triangulação na conformação de projetos de vida e futuro desta juventude e seus desdobramentos para sua permanência no campo. Selecionamos para participar da pesquisa jovens egressos e formandos das Efas de Vinhático, Garrafão e Olivânia, localizadas cada qual em regiões distintas do estado do Espírito Santo, berço da pedagogia da alternância no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se beneficiou do recurso metodológico etnográfico operacionalizado durante o período em que residi um mês em cada uma dessas escolas entrecruzando diferentes técnicas de pesquisa, tais como: questionários, entrevistas semiestruturadas, grupos de discussão e observação participante. Observamos que a ação das Efas, ainda que perpassada por contradições fruto de mudanças estruturais pelas quais passa a sociedade e que incidem no espaço escolar, bem como por diferentes visões acerca do papel da escola e dos agentes a elas vinculados, auxilia na permanência dos jovens no campo. Este tipo de educação, associado a uma melhora das condições objetivas de vida dos agricultores familiares, vivenciada ao longo da última década, em função do acionamento de políticas públicas, tem possibilitado não só o retorno de jovens ao campo, como também a permanência daqueles que estão em vias de completar a sua educação básica e aos egressos, os quais encontram nas áreas rurais espaço para realização de seus projetos socioprofissionais.

Juventude rural;Escolas Família Agrícola;permanência no campo
This study focused on the rural youth attending to the Escolas Família Agrícola [Agricultural Family Schools] - Efas. We sought to demonstrate articulations between dispositions constituted throughout the life of these rural young people, educational devices oriented to the valorization of the rural space, and their school experiences with the pedagogy of the alternation, evidencing the influence of this triangulation in the conformation of projects of life and future and its consequences for their permanence in rural areas. To participate in the research, we selected young graduates and graduates-to-be who had attended or were attending to Efas in Vinhático, Garrafão and Olivânia, each located in different regions of the state of Espírito Santo, the cradle of the pedagogy of alternation in Brazil. It is a qualitative research that has benefited from the ethnographic methodology, operationalized during the period in which I spent one month in each of these schools intersecting different research techniques, such as: questionnaires, semi-structured interviews, discussion groups and participant observation. We observed that the action of Efas, even if it is permeated by contradictions resulting from structural changes through which society is involved and that affect the school space, as well as by different visions about the role of the school and its agents, helps in the permanence of young people in rural areas. This educational model, coupled with an improvement in the objective living conditions of family farmers, experienced over the last decade as a result of public policies, has enabled not only the return of young people to the countryside, but also the permanence of those who are in the process of completing their basic education and of the graduates, who find in the rural areas space for the realization of their socio-professional projects.
young people in rural areas;agricultural Family Schools;permanence in rural areas
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Leonardo_Rauta___Permanecer_no_Campo_como_Projeto_de_Vida_de_Jovens_Rurais.pdf

Contexto

SOCIEDADE E TRANSFORMAÇÃO
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Capacidade crítica de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de racionalização da gestão de resíduos solídos no Brasil: reparação e cooperativismo

Banca Examinadora

SAYONARA DE AMORIM GONCALVES LEAL
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
JANINE MELLO DOS SANTOS Participante Externo
ALEXANDRE ARBEX VALADARES Participante Externo
MARCELO CARVALHO ROSA Docente - PERMANENTE
MONICA CELEIDA RABELO NOGUEIRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Bolsa de Doutorado no País GD 20
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior 4

Vínculo

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Não
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