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PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO (32008015006P3)
UMA ANÁLISE DA ARTICULAÇÃO ENTRE PROFESSOR REGENTE E O AUXILIAR DE APOIO AO EDUCANDO, DURANTE O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
ZENAIDE PEREIRA BARCELOS VIEGAS
DISSERTAÇÃO
05/07/2019

Como objetivo central deste trabalho procuramos compreender de que forma ocorria a articulação entre o Professor Regente e o Auxiliar de Apoio ao Educando em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte situada na regional Barreiro. Através dos recursos metodologicos de observação e entrevistas, buscamos entender a necessidade prática dessa parceria, assim como a sua sistematização, seus entraves e evolução, dentro de uma perspectiva de Inclusão Escolar. Através desta pesquisa, tentamos perceber o grau de articulação estabelecida, assim como aspectos gerais que poderiam influenciar positivamente ou não essa dinâmica. Enumeramos as dificuldades, vantagens, procedimentos adotados para a efetivação da parceria entre ambos. Nos permitimos uma análise com base nos levantamentos de dados, quais formas de mediação eram estabelecidas, procurando identificar se havia ou não uma sistematização para atuarem juntos no cotidiano de sala de aula. Através das leituras de vários autores que já discorreram sobre a Educação Inclusiva, comparamos vários aspectos da inclusão com as posturas adotadas por esses novos parceiros na escola pesquisada. Fizemos um histórico sobre os avanços legais que a Educação Inclusiva obteve em nosso país. Verificamos como o Professor Regente e o Auxiliar de Apoio ao Educando vinham sendo analisados pelos estudiosos da Educação Inclusiva. Resgatamos junto à escola como se deu essa implementação dentro da mesma, a fim de compreender o quadro atual da inclusão na escola pesquisada. Nossa pesquisa procurou ainda evidenciar quais auxílios eram oferecidos para que essa dinâmica de articulação entre o Professor Regente e o Auxiliar de Apoio ao Educando no processo de ensino inclusivo, e se essa parceria, mesmo informal, como pudemos perceber, estava realmente sendo realizada em prol do aluno PAEE. Percebemos alguns entraves, como a falta de sistematização da parceria entre esses profissionais, a ausência de reflexões por parte dos membros da escola em relação a um curriculo eficiente para a educação inclusiva. Nos foi possível também perceber como vinha sendo efetivada a formação continuada dos professores e que preparo os Auxiliares de Apoio ao Educando vinham recebendo por parte da escola e da rede de ensino da PMBH.

Educação Inclusiva;Auxiliar de Apoio ao Educando;Professor Regente;Mediador;Educação Especial
The main purpose of this study was to understand how the articulation between Classroom Teachers and Pupils´ Support Assistants occurred in a primary school in the Barreiro region in Belo Horizonte. Through observations and interviews, we sought to understand the practical necessity of this partnership, as well as its systematization, obstacles and evolution within an inclusive perspective. This research enabled us to understand the degree of articulation established between these parts, as well as to identify general aspects that could possibly influence its dynamics. We enumerated difficulties, advantages and implementation procedures that were adopted to strengthen this partnership. Our analysis was based on data surveys and understanding which forms of mediation were established, in order to identify whether or not the parts worked in collaboration in the classroom on a daily basis. Through an extensive literature review on Inclusive Education, we were able to compare several inclusion aspects with the attitudes adopted by these new classroom partners within the researched school. We built a chronological account of the legal developments made by Inclusive Education in Brazil. We analyzed how the Classroom Teachers and Pupils´ Support Assistants have been evaluated by Inclusive Education authors. We uncovered how Inclusive Education was implemented within the researched school, in order to understand its current inclusive scenario. Our research also sought to highlight what assistance was offered to implement the articulation between Classroom Teachers and Pupils´ Support Assistants regarding the inclusive teaching process, and whether this partnership, even as informal as we could perceive, was actually being conducted to aid pupils with special educational needs. We identified some obstacles, such as lack of systematization of the partnership between these professionals and lack of reflection by the school members regarding an efficient curriculum for Inclusive Education. We were also able to understand how teachers' continuing education had been implemented and the level of training Pupils´ Support Assistants were receiving from the local education authority.
Inclusive Education;Pupils´ Support Assistant;Classroom Teacher;Mediator;Special Education
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PORTUGUES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
CD Zenaide Barcelos Disseretação completa julho 2019.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROFISSÃO DOCENTE
DOCÊNCIA: FORMAÇÃO, TRABALHO E PRÁTICAS EDUCATIVA
-

Banca Examinadora

STELA MARIA FERNANDES MARQUES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SONIA MARIA RODRIGUES Participante Externo
LORENE DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
STELA MARIA FERNANDES MARQUES Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Outros
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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