Com base na experiência como professor em escolas da rede pública do estado de Santa Catarina, se pode perceber algumas dificuldades relativas ao processo de ensino de Física, por exemplo, a falta de interesse dos alunos pela disciplina, professores desestimulados, falta de laboratórios adequados, falta de recursos humanos e financeiros para realização de atividades diferenciadas de ensino, dentre outras. Identificamos a necessidade de investigações sobre perspectivas de ensino-aprendizagem que proporcionem ao estudante maior envolvimento e protagonismo na construção do seu conhecimento, bem como, uma aprendizagem mais efetiva e o estabelecimento de uma concepção mais coerente sobre a produção do conhecimento científico. Nesse sentido, consideramos que a perspectiva de Ensino por Investigação pode contribuir para o alcance desses propósitos. O Ensino por Investigação é uma perspectiva de ensino-aprendizagem que considera fundamental a utilização de situações-problema, além de localizar o estudante como o protagonista no processo educacional e objetivar aprendizagens de e sobre Ciências. Neste sentido, qualquer que seja o foco conceitual a ser abordado em aulas de ciências é importante que se busque superar as perspectivas educativas pautadas em processos de ensino puramente transmissivas, ainda estão muito presentes nos cenários educativos brasileiros. A Cinemática, por exemplo, que é o primeiro conteúdo de Física a ser trabalho, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, costuma ser abordado de forma expositiva e descontextualizada, passando uma visão limitada sobre Ciência e centralizando o processo de ensino-aprendizagem no professor. A Cinemática não precisa ser trabalhado dessa forma, uma vez que ela explica como os corpos se movimentam e, portanto, sua contextualização é perfeitamente factível, com o professor deixando de ser o detentor absoluto do conhecimento e apresentando os conceitos a partir da observação dos movimentos de objetos presentes no dia a dia dos alunos. Com a intenção de contribuir com a melhoria da qualidade de ensino desta área do conhecimento, nosso trabalho junto ao Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, se voltou a duas frentes: I) elaboração e implementação de uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) sobre estudo de cinemática a partir do lançamento de foguetes de garrafa PET. Esta SEI compõe o Produto Educacional que elaboramos, isto é, um Guia Didático destinado a professores de Ciências/Física. II) realização de uma investigação em torno da implementação da SEI em uma turma de 9° Ano do Ensino Fundamental. Esta investigação foi conduzida com base no seguinte questionamento – a estruturação didático-pedagógica de SEI, em torno do lançamento de foguetes de garrafas PET, favorece vivências investigativas em conteúdos de Cinemática? Os resultados desta pesquisa estão retratados nesta dissertação. Adianta-se que os resultados obtidos indicam a viabilidade da utilização de foguetes de garrafas PET para se encaminhar um processo de ensino-aprendizagem de conceitos de Cinemática, estruturados em uma SEI. Além disso, vale destacar o interesse e envolvimento dos estudantes durante a implementação da SEI. Neste sentido, o presente trabalho contribui tanto para a produção de conhecimento didático-pedagógico, mediante a proposição do Produto Educacional voltado a professores, quanto para a área de pesquisa em Ensino, com a análise em torno a implementação da SEI, retratada nesta dissertação.