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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
ESTUDO DE CINEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FOGUETES DE GARRAFA PET
ODIRLEI FORSTER
DISSERTAÇÃO
29/07/2019

Com base na experiência como professor em escolas da rede pública do estado de Santa Catarina, se pode perceber algumas dificuldades relativas ao processo de ensino de Física, por exemplo, a falta de interesse dos alunos pela disciplina, professores desestimulados, falta de laboratórios adequados, falta de recursos humanos e financeiros para realização de atividades diferenciadas de ensino, dentre outras. Identificamos a necessidade de investigações sobre perspectivas de ensino-aprendizagem que proporcionem ao estudante maior envolvimento e protagonismo na construção do seu conhecimento, bem como, uma aprendizagem mais efetiva e o estabelecimento de uma concepção mais coerente sobre a produção do conhecimento científico. Nesse sentido, consideramos que a perspectiva de Ensino por Investigação pode contribuir para o alcance desses propósitos. O Ensino por Investigação é uma perspectiva de ensino-aprendizagem que considera fundamental a utilização de situações-problema, além de localizar o estudante como o protagonista no processo educacional e objetivar aprendizagens de e sobre Ciências. Neste sentido, qualquer que seja o foco conceitual a ser abordado em aulas de ciências é importante que se busque superar as perspectivas educativas pautadas em processos de ensino puramente transmissivas, ainda estão muito presentes nos cenários educativos brasileiros. A Cinemática, por exemplo, que é o primeiro conteúdo de Física a ser trabalho, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, costuma ser abordado de forma expositiva e descontextualizada, passando uma visão limitada sobre Ciência e centralizando o processo de ensino-aprendizagem no professor. A Cinemática não precisa ser trabalhado dessa forma, uma vez que ela explica como os corpos se movimentam e, portanto, sua contextualização é perfeitamente factível, com o professor deixando de ser o detentor absoluto do conhecimento e apresentando os conceitos a partir da observação dos movimentos de objetos presentes no dia a dia dos alunos. Com a intenção de contribuir com a melhoria da qualidade de ensino desta área do conhecimento, nosso trabalho junto ao Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, se voltou a duas frentes: I) elaboração e implementação de uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) sobre estudo de cinemática a partir do lançamento de foguetes de garrafa PET. Esta SEI compõe o Produto Educacional que elaboramos, isto é, um Guia Didático destinado a professores de Ciências/Física. II) realização de uma investigação em torno da implementação da SEI em uma turma de 9° Ano do Ensino Fundamental. Esta investigação foi conduzida com base no seguinte questionamento – a estruturação didático-pedagógica de SEI, em torno do lançamento de foguetes de garrafas PET, favorece vivências investigativas em conteúdos de Cinemática? Os resultados desta pesquisa estão retratados nesta dissertação. Adianta-se que os resultados obtidos indicam a viabilidade da utilização de foguetes de garrafas PET para se encaminhar um processo de ensino-aprendizagem de conceitos de Cinemática, estruturados em uma SEI. Além disso, vale destacar o interesse e envolvimento dos estudantes durante a implementação da SEI. Neste sentido, o presente trabalho contribui tanto para a produção de conhecimento didático-pedagógico, mediante a proposição do Produto Educacional voltado a professores, quanto para a área de pesquisa em Ensino, com a análise em torno a implementação da SEI, retratada nesta dissertação.

Ensino de Física;Ensino por Investigação;Cinemática;Foguetes de Garrafas PET;Ensino Fundamental
Based on a experience as a teacher of public schools of the state of Santa Catarina it can be possible to see some dificulties relative with the process to teach Physics, for example, the lack of student interest in the discipline, discouraged teachers, the lack of adequate laboratories, the lack of humam and financial resources for realization of differentiated teaching activities, among other things. We identify the need of invenigations about teaching prospects that provide the student greater involvement and protagonism in the construction of their knowledge, as well as, a more effective learning and the establishment of a more coherent conception about the production of scientific knowledge. In this way, we consider that the perspective of Teaching by Research can contribute to the achievement of these purposes. Teaching by Research it is a perspective of teaching and learning that considers fundamental the use of problem situations, besides locating the student as the protagonist in the educational process and aiming to learn about science. In this sense, regardless of the conceptual focus to be addressed in science classes, it is important to overcome educational perspectives based on purely transmissive teaching processes, which are still very much present in Brazilian educational scenarios. Kinematics for example, which is the first content of Physics to be work, both in Elementary and High School, is usually approached in an expositive and decontextualized way, passing a limited view on Science and centralizing the teaching-learning process in the teacher. Kinematics doesn’t have to be worked in this way, since it explains how bodies move and, therefore, their contextualization is perfectly feasible, with the teacher ceasing to be the absolute holder of knowledge and presenting the concepts from the observation of movements of objects present in the students daily life. With the intention of contributing to the improvement of the quality of teaching in this area of knowledge, our work together with the Professional Master Course in Science, Mathematics and Technology Teaching turned on two fronts: I) Design and implementation of a Sequence of Teaching by Research (SEI) on study of kinematics from the launch of PET bottle rockets. This SEI composes the Educational Product that we elaborate, in other words, a Didactic Guide destined to Science / Physics teachers. II) Conducting an investigation about the implementation of SEI in a class of 9th Year of Elementary Education. This research was conducted based on the following questioning - The didactic-pedagogical structuring of SEI, around the launching of PET bottle rockets, favors investigative experiences in Kinematics contents? The results of this research are presented in this dissertation. It is anticipated that the results indicate the feasibility of the use of PET bottle rockets in order to direct a teaching-learning process of Kinematic concepts, structured in an SEI. In addition, it is worth highlighting the interest and involvement of students during the implementation of SEI. In this sense, the present work contributes so much to the production of didactic-pedagogical knowledge, through the proposition of the Educational Product aimed at teachers, as well as to the area of research in Teaching, with the analysis around the implementation of the SEI, portrayed in this dissertation.
Teaching Physics;Teaching by Research;Kinematics;PET Bottle Rockets;Elementary School
1
147
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_ODIRLEI FORSTER.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cognição, Motivação e Práticas Educativas: Relações e Implicações no Processo de Ensino-Aprendizagem de Ciências

Banca Examinadora

LUIZ CLEMENT
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VIVIANE BRICCIA DO NASCIMENTO Participante Externo
IVANI TERESINHA LAWALL Docente - PERMANENTE
LUIZ CLEMENT Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação 16

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: ESTUDO DE CINEMÁTICA NO LANÇAMENTO DE FOGUETES DE GARRAFAS PET TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
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