Na presente dissertação, objetivamos examinar as possíveis contribuições de uma intervenção pedagógica realizada mediante um projeto de trabalho com os gêneros discursivos editorial e carta do leitor, visando contribuir para o aprimoramento das capacidades dos alunos na produção textual argumentativa. Assumimos, como base teórica central, os estudos do Círculo de Bakhtin, com contribuições de Perelman e Olbstrects-Tyteca (2014) e Abreu (2004) sobre argumentação, e Geraldi (2013, 2015), Lopes-Rossi (2008), Antunes (2003, 2009, 2010), Moretto (2013), dentre outros, sobre o ensino de língua portuguesa. A pesquisa se propõe, mais especificamente, a identificar as dificuldades de uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública da Paraíba na produção de textos argumentativos; realizando um trabalho de intervenção didático dialógica visando ao desenvolvimento das capacidades crítica e argumentativa dos alunos, a partir de um conjunto de atividades sobre alguns gêneros da esfera jornalística com foco nos gêneros editorial e carta do leitor; analisar produções textuais argumentativas em diferentes versões para observar os possíveis avanços dos alunos em relação às capacidades crítica e de argumentação na escrita, após o trabalho interventivo; bem como, avaliar em que medida a proposta de intervenção
realizada contribuiu para o aprimoramento da produção escrita argumentativa. O estudo assume a perspectiva de uma epistemologia das ciências humanas, nesse caso, nos pressupostos dos estudos bakhtinianos, portanto, adota uma análise interpretativa, com enfoque qualitativo e procedimentos que incluem a descrição e a interpretação. Contempla o exame de oito textos produzidos pelos alunos, sendo quatro da situação inicial, produzidos antes da intervenção, orientado pela professora da disciplina, e quatro da situação final, produzidos no final da intervenção, orientado pela professora/pesquisadora, ambos extraídos de um arquivo de quarenta e cinco textos, vinte e três da primeira situação e vinte e dois da segunda situação. O corpus analisado aponta que algumas
dificuldades apresentadas na produção textual realizada antes da intervenção foram superadas durante o processo interventivo, visto que, na produção final, diferentemente da inicial, os textos apresentaram recursos linguísticos pensados para convencer e persuadir o interlocutor, pois os alunos/produtores demonstraram em suas escritas maior segurança na elaboração das teses em articular as técnicas argumentativas para sustentação dos argumentos e um avanço perceptível nas formas de mobilizar outras vozes para construção dos diálogos que tecia o sentido de suas produções. Aponta, ainda, que a intervenção didático-dialógica contribuiu para o aprimoramento
da competência linguístico-discursiva dos alunos/produtores, proporcionando-lhes maior segurança nas escolhas linguísticas e aperfeiçoamento da criticidade e da argumentatividade na escrita. Nossas conclusões revelam que o direcionamento dado a um trabalho com gêneros do discurso, sistematizado e bem planejado, pode contribuir decisivamente para um ensino produtivo da escrita, com evidentes resultados positivos quanto ao desenvolvimento da capacidade argumentativa, crítica e reflexiva dos alunos.