• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO (32001010001P7)
Educação Presencial
Formação por Alternância na Licenciatura em Educação do Campo: Limites e Possibilidades do Diálogo com a Pedagogia da Alternância
JOAO BATISTA BEGNAMI
TESE
25/02/2019

O objetivo desta pesquisa foi analisar práticas e compreensões da Formação por Alternância do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO), seus limites e possibilidades de diálogo com a Pedagogia da Alternância. Em termos teóricos, a pesquisa teve como referência o Materialismo Histórico e Dialético. A base epistêmica desse referencial parte do princípio de que para atingir a essência do fenômeno e capturar sua complexidade é necessário lançar mão das categorias da totalidade, contradição, mediação e práxis transformadora. Um conhecimento baseado na concepção da práxis como princípio educativo, tensionador da realidade e comprometido com a emancipação humana. Nessa perspectiva, buscamos os aspectos conceituais fundamentais da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, no contexto dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) e suas influências na implementação da formação de educadores do campo, por meio da Licenciatura em Educação do Campo. A metodologia, focada na abordagem qualitativa, consistiu-se na revisão de literatura para encontrar o estado da arte da pesquisa acadêmica sobre a Formação por Alternância neste curso, o que nos revelou um campo quase ausente nos estudos. A pesquisa exploratória, constatou a execução de 46 cursos em 36 instituições públicas de ensino superior no Brasil. A elegibilidade do LECampo da Universidade Federal de Minas Gerais foi respaldada nos critérios: maior tempo de experiência, pioneirismo com a primeira turma criada em 2005, concebida já por área de conhecimento e em regime de Alternância; inspiração para a expansão e a institucionalização da oferta regular a partir de 2009. Realizamos 2 grupos focais com 12 estudantes de 4 turmas das 4 áreas: Ciências da Vida e da Natureza (2013); Linguagem, Arte e Literatura (2014); Ciências Humanas e Sociais (2015) e Matemática (2016), e entrevista narrativa com 8 professores e 5 monitores do referido curso. A pesquisa documental e a observação, a partir da inserção no curso, completaram as fontes de dados. O resultado da pesquisa demonstrou que o LECampo não utiliza a Pedagogia da Alternância, mas princípios da Alternância, o que vem possibilitando a construção de um novo conceito denominado de Formação por Alternância. Desta construção foram abstraídas 9 mediações pedagógicas específicas e 7 princípios de Alternância que interatuam nos tempos-espaços, escola-comunidade. A estratégia da organização dos tempos e espaços escolares entre escola e comunidade revoluciona a organização dos tempos escolares; oportuniza acesso e permanência à educação superior aos trabalhadores; potencializa a relação teoria e prática com as mediações pedagógicas mobilizadas e práticas de formação humana contra-hegemônicas, intencionadas a um novo projeto de campo e sociedade. Os elementos contraditórios identificados que não potencializam a Formação por Alternância são relacionados aos principais fatores: econômicos, políticos, recursos humanos e pedagógicos. Os resultados indicam que a Formação por Alternância na Licenciatura em Educação do Campo, dada sua relevância, requer aprofundamento nas pesquisas e mais estudos para a sua consolidação como política pública a ser ampliada em todos os níveis e modalidades da Educação brasileira.

Pedagogia da Alternância;Princìpio educativo da Alternância, Formação docente, Licenciatura em Educação do Campo.
The objective of this research was to analyze practices and understandings of the Alternation Formation of the Licentiate Course in Field Education (LECAMPO), their limits and possibilities of dialogue with the Alternation Pedagogy. In theoretical terms, the research had as reference on Historical and Dialectical Materialism. The epistemic basis of this referential part of this principle that to achieve the essence of the phenomenon and capture its complexity is necessary to use the entire category, contradiction, mediation and transformative praxis. A knowledge based on the conception of praxis as an educational principle, stress reality and is committed to human emancipation. From this perspective, we seek the fundamental conceptual aspects of Field Education and Alternation Pedagogy, in the context of the Family Educational Centers of Alternation Formation (CEFFAs) and its influences in the implementation of the training of educators in the field, through the Degree of Education Field. The methodology, focused on the qualitative approach, consisted of a literature review to find the state of the art of academic research about Alternating Training in this course, which revealed a field almost absent in the studies. The exploratory research verified the execution of 46 courses in 36 public institutions of higher education in Brazil. The eligibility of LECampo of the Federal University of Minas Gerais was supported by the criteria: greater experience, pioneering with the first group created in 2005, already conceived by area of knowledge and in Alternance; inspiration or the expansion and institutionalization of the regular offer from (2009). Held 2 focus groups with 12 students from 4 classes from 4 areas: Life and nature Sciences (2013); Language, Art and Literature (2014); Humanities and Social Sciences (2014); Humanities and Social Sciences Social (2015) and Mathematics (2016), and narrative interview with 8 teachers and 5 monitors of said course. The documentary research and the observation, from the insertion in the course, completed the data sources. The result of the research demonstrated that the LECampo does not use the Alternation Pedagogy, but principles of Alternation, which has made possible the construction of a new concept called Alternation Formation. From this construction were abstracted 9 specific pedagogical mediations and 7 Alternating principles that interact in times-spaces, school-community. The strategy of organizing of times and school spaces between school and community revolutionizes the organization of school times; gives opportunity to workers access and retention of higher education; potentiate the relation theory and practice with the pedagogical mediations mobilized and antihegemonic human training practices, intended for a new project of field and society. The contradictory elements identified that do not potentiate the Formation by Alternation are related to the main factors: economic, political, human and pedagogical resources. The results indicate that the Alternance Training in the Degree in Field Education, given its relevance, requires deepening of the research and more studies for its consolidation as a public policy to be expanded at all levels and modalities of Brazilian Education.
Alternation Pedagogy;Alternating Educational Principle, Teacher Training, Field Education Degree.
1
403
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCACAO
POLÍTICA, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA
INCLUSÃO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Banca Examinadora

ANTONIA VITORIA SOARES ARANHA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
JOSE EUSTAQUIO DE BRITO Participante Externo
SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE Participante Externo
ROGERIO OMAR CALIARI Participante Externo
GERALDO MARCIO ALVES DOS SANTOS Participante Externo
MARIA ISABEL ANTUNES ROCHA Docente - PERMANENTE
ANTONIA VITORIA SOARES ARANHA Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - Programa de Apoio à Pós-Graduação 46

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer