Nesta pesquisa se discute a importância das metodologias de ensino em geografia no espaço escolar, partindo das representações das práticas de professores. Seu objetivo geral consiste em investigar como a geografia vem sendo trabalhada metodologicamente nos anos finais do ensino fundamental. Este estudo foi realizado com 02 docentes de geografia em duas escolas do município de Pau dos Ferros/RN, sendo uma pertencente à Rede Municipal de Ensino e outra à Rede Estadual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, fez-se uso de questionários, entrevistas, diário de campo e roteiro de observação. Além dos referidos instrumentos, nesta investigação, foram utilizados ainda os projetos políticos pedagógicos das escolas e os planos de ensino de geografia. Quanto aos procedimentos realizados, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, exploratória, de campo, documental e observação não participante. As discussões teóricas, nesta dissertação, têm respaldo em autores que versam sobre o ensino da geografia, a didática, e questões referentes à prática docente. A pesquisa nos mostrou que as práticas ainda se materializam com base em uma perspectiva tradicional, nos conduzindo a uma reflexão de que as perspectivas teórico-metodológicas, refletidas nas práticas docentes, possam exercer uma relação com o contexto de formação na geografia. Os resultados demonstraram que a geografia trabalhada metodologicamente nas escolas ainda se configura como uma geografia cujos conhecimentos não são problematizados, denotando um distanciamento entre os conteúdos abordados e os contextos socioculturais dos educandos. Ademais, o estudo revelou que existe, por parte dos docentes, uma necessidade de se repensar as concepções de metodologias de ensino em geografia e suas relações com as orientações teórico-metodológicas traçadas pelas escolas. Constatou-se, também, que os planos de ensino precisam possuir uma articulação mais significativa entre objetivos, conteúdos, estratégias metodológicas e as finalidades específicas que se almejam alcançar no ensino de geografia.