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Dados do Trabalhos de Conclusão

FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ
GESTÃO E SAÚDE NA AMAZÔNIA (15021017001P2)
Educação e Saúde para Pacientes Vítimas de Escalpelamento em Tratamento Hospitalar: elaboração e validação de cartilha educativa
ELAINE VALERIA RODRIGUES
DISSERTAÇÃO
23/11/2018

Pacientes vítimas de escalpelamento podem apresentar diversas alterações biopsicossociais durante a internação hospitalar, que são muitas vezes esquecidas durante a práxis assistencial. Nesse cenário, tecnologias educativas são ferramentas importantes para que se promova um cuidado diferenciado à essa clientela, contribuindo na promoção da saúde, desenvolvimento de habilidades e no favorecimento da autonomia e confiança do paciente. A partir desse contexto, o estudo teve como objetivo geral construir e a validar uma tecnologia educativa em saúde intitulada “cartilha para pacientes vítimas de escalpelamento”, por meio de uma pesquisa do tipo metodológica, com abordagem qualiquantitativa, cujo foco é o desenvolvimento, avaliação e aperfeiçoamento de tecnologias educativas, que se desenvolveu no período de março à novembro de 2018, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, sob o CAAE número 2.517.754, a partir de três etapas: 1) Diagnóstico Situacional, realizado através de entrevista semi aberta com 10 pacientes vítimas de acidente por escalpelamento por acidente de barco, do sexo feminino, entre 12 e 60 anos,em tratamento hospitalar, analisada qualitativamente com base em Bardin; 2) Elaboração da cartilha, onde foi feita a pesquisa e seleção do conteúdo a partir da etapa anterior e sua construção seguindo referenciais metodológicos de elaboração de materiais impressos em saúde, como montagem, definição de layout, arte gráfica, diagramação, contando com auxílio de um design gráfico e 3) Validação, que consistiu da avaliação do conteúdo e aparência da cartilha através de um questionário em forma de escala de Likert por um comitê com 11 juízes, sendo 10 profissionais da área da saúde e um da educação, que tiveram as respostas analisadas de forma quantitativa, de acordo com o Índice de Validade de Conteúdo, alcançando um índice global de 0.88. Conclui-se que a cartilha a partir da validação de seus domínios e adequações sofridas a partir das sugestões e correções dos especialistas, pode tornar-se um subsídio importante para equipe multidisciplinar no oferecimento de informações para as vítimas, propiciando conhecimentos e reflexões sobre seu estado de saúde e cuidados necessários, possibilitando assim estimular comportamentos positivos para o enfrentamento da situação e melhora da qualidade de vida.

Escalpelamento;Hospitalização;Educação em Saúde;Tecnologia Educacional;Estudos de Validação
Patients victims of scalping may present several biopsychosocial changes during hospital admission, which are often overlooked during care praxis. In this scenario, educational technologies are important tools to promote a differentiated care to this clientele, to contribute to the promotion of health, development of abilities and in favor of the autonomy and confidence of the patient. From this context, the study had as a main goal to construct and validate a health education technology titled booklet for patients victims of scalping through a methodological research with a quantitative and qualitative approach, whose focus is the development, evaluation and improvement of educational technologies, which was developed in the period from March to November 2018, after approval by the Research Ethics Committee of the Foundation Santa Casa of Misericórdia do Pará, under CAAE 2,517,754, from three stages: Situational 1) Diagnosis carried out through a semi open interview with 10 patients victims of the accident, victims of an accident by scalding by boat accident, female, between 12 and 60 years, in hospital treatment, analyzed qualitatively based on Bardin, 2) Elaboration of the booklet, where the research was done and selection of content from the previous stage and its construction following methodological references for the elaboration of printed materials in health, such as assembly, definition of layout, graphic art, layout with the help of a graphic designer, 3) Validation, which consisted of evaluating the content and appearance of the booklet through a questionnaire in the form of a Likert scale by a committee with 11 judges, 10 health professionals and one from education, who had the answers analyzed quantitatively, according to the content validity index (IVC), reaching an overall index of 0.88. It is concluded that the primer from the validation of its domains and adequacies suffered from the suggestions and corrections of the specialists, can become an important subsidy for multidisciplinary team in offering information to this clientele, providing knowledge and reflections about its state of health and necessary care, thus enabling positive behaviors to face the situation and improve the quality of life.
Scaping;Hospitalization;Health Education;Educational Technology;Validation Studies
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PORTUGUES
FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Educação e Saúde para Pacientes Vítimas de Escalpelamento em Tratamento Hospitalar elaboração e validação de cartilha educativa.pdf

Contexto

GESTÃO E SAÚDE
SAÚDE-ADOECIMENTO E SEUS AGRAVOS
Proposta de educação em saúde para pacientes vítimas de escalpelamento em um hospital de referência do Estado do Pará:elaboração e validação de material educativo

Banca Examinadora

PAULO EDUARDO SANTOS AVILA
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
SILVESTRE SAVINO NETO Docente - PERMANENTE
XAENE MARIA FERNANDES DUARTE MENDONCA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CARTILHA PARA PACIENTE VÍTIMAS DE ESCALPELAMENTO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.11
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