A sociedade vive uma crescente onda de modernização que influencia diretamente no modo de produção e de viver da população. O ensino de ciências naturais que constituem as bases do avanço tecnológico, no entanto, não acompanha essa modernização, permanecendo fragmentado e descontextualizado, não oferecendo, portanto, base para a formação cidadã. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo geral desenvolver como produto educacional uma sequência didática que inclui um aplicativo na forma de jogo, utilizando como tema articulador os semicondutores, para aplicação em cursos técnicos na área industrial, na Educação Profissional e Tecnológica, verificando as contribuições que pode oferecer ao processo de ensino-aprendizagem e à formação integral. O tema – semicondutores - foi escolhido por fazer parte da realidade dos estudantes em geral, e dos estudantes de cursos técnicos na área industrial, em especial, permitindo a contextualização de conteúdos. Foi considerado ainda, nesta escolha, que este assunto pode englobar disciplinas distintas, porém correlacionadas, tanto do núcleo comum quanto das áreas técnicas, diminuindo assim a fragmentação histórica e a instrução parcelada, facilitando um desenvolvimento interdisciplinar. A fundamentação metodológica escolhida para o trabalho foi a pesquisa-ação, tendo em vista a possibilidade de transformação da prática educativa. O diálogo com os estudantes foi realizado através de questionários, tanto no que se refere à estruturação da sequência didática quanto a sua validação. Também foram considerados no processo de pesquisa registros realizados pela pesquisadora e materiais produzidos pelos estudantes. Os dados coletados foram tratados estatisticamente, quando quantitativos e pelo método de triangulação, quando qualitativos. A sequência foi aplicada em quatro aulas teóricas/ práticas utilizando diversos métodos de ensino, sendo a participação dos estudantes mais efetiva nas atividades práticas. O tema escolhido mostrou-se adequado como elemento contextualizador, permitindo a percepção da relação entre ciência e tecnologia e possibilitando uma reflexão crítica sobre o impacto destas na sociedade.