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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
CRIAÇÃO DE UM CONJUNTO DE QUESTIONÁRIOS GAMIFICADOS PARA A DISCIPLINA DE HISTÓRIA E SUA UTILIZAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
PRISCILA CABREIRA DE FREITAS
DISSERTAÇÃO
05/08/2019

Por muito tempo, a educação profissional esteve limitada à qualificação de mão de obra, impedindo o acesso da classe trabalhadora aos conhecimentos científico-tecnológicos e histórico-sociais, disponibilizados exclusivamente para classe elitista. A proposta da Educação Profissional e Tecnológica evidencia a necessidade de se superar essa dualidade educacional entre educação propedêutica e profissional e de democratizar o conhecimento, a fim de oportunizar ao proletariado uma formação omnilateral. Considerando-se que o trabalho é uma forma de produzir a história, é possível compreender a importância de proporcionar o conhecimento histórico a todo cidadão, para a conscientização de seu papel na sociedade. Este é o objetivo que a disciplina de História espera alcançar, especialmente no Ensino Médio Integrado. Porém, por conterem conteúdos bastante abstratos, vastos e diversificados, as aulas de História, geralmente ministradas de forma expositiva, podem se tornar pouco interativas e causar desmotivação para a aprendizagem. Diante desta problemática, justifica-se a necessidade de se promover aulas de História mais atrativas e estimulantes, buscando alternativas para uma participação mais ativa, maior interesse e envolvimento dos alunos. Partindo dos desafios apresentados no ensino-aprendizagem de História, sabendo que o uso de tecnologias em sala de aula tem potencial motivador e considerando os requisitos do Programa de Mestrado ProfEPT, foi elaborado um produto educacional, intitulado “Mas que História é essa?: As relações de trabalho na História do Brasil”. Trata-se de um conjunto de perguntas e respostas (quizzes) sobre a temática “As relações de trabalho na História do Brasil” (e outros aspectos envolvendo a vida do trabalhador), que contém questões com dois níveis de dificuldades e foi gamificado na plataforma digital de aprendizagem baseada em jogos Kahoot!, para a utilização com dispositivos móveis. A pesquisa foi realizada com alunos do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São João da Boa Vista, de faixa etária entre 17 e 18 anos. Na percepção da maioria dos alunos, a aplicação do produto educacional nas aulas favoreceu o ensino-aprendizagem, a reflexão sobre os acontecimentos históricos do tema “relações de trabalho” e a associação destes fatos a sua realidade. Além disso, os discentes sentiram maior interesse, motivação para participação e engajamento. O uso de dispositivos móveis durante as aulas também foi apreciado e tido como um elemento colaborador para o ensino-aprendizagem.

Ensino Médio Integrado;Ensino de História;Aprendizagem móvel;Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais;Kahoot!
For a long time, the professional education was limited to the qualification of labor, preventing the access of the working class to the scientific-technological and historical-social knowledge, made available exclusively for elitist class. The proposal of Professional and Technological Education highlights the need to overcome the educational duality between propaedeutic and professional education and to democratize knowledge in order to provide the proletariat with omnilateral training. Considering that work is a way of producing history, it is possible to understand the importance of providing historical knowledge to every citizen, in order to raise awareness of their role in society. This is the goal that the discipline of History hopes to achieve, especially in Integrated High School. However, because they contain very abstract, vast and diversified contents, History classes, usually taught in an expositive way, may become less interactive and cause demotivation for learning. Faced with this problem, it is justified the need to promote more attractive and stimulating classes of History, seeking alternatives for a more active participation, greater interest and involvement of students. Based on the challenges presented in the teaching-learning of History, knowing that the use of technologies in the classroom has potential motivation and considering the requirements of the ProfEPT Master's Program, an educational product was elaborated, entitled "But what is this history?”. This is a set of questions and answers (quizzes) on the theme "Work relations in the history of Brazil" (and other aspects involving the worker's life), which contains issues with two levels of difficulties and was gamified on the platform digital game-based learning Kahoot!, for use with mobile devices. The research was carried out with students of the 4th year of High School Integrated to the Technical Computer Course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo, with age group between 17 and 18 years. In the perception of the majority of students, the application of the educational product in class favored teaching-learning, reflection on the historical events of the theme "work relations" and the association of these facts with their reality. In addition, the students felt more interest, motivation for participation and engagement. The use of mobile devices during classes was also appreciated and considered as a collaborative element for teaching-learning.
Integrated High School;Teaching History;Mobile learning;Digital Game-Based Learning;Kahoot!
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação_PriscilaCabreira. (2).pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no apoio ao ensino e aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Banca Examinadora

NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO Docente - PERMANENTE
OLAVO HENRIQUE MENIN Docente - PERMANENTE
RODRIGO ANTONIO FACCIOLI Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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