• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (30001013055P4)
Integração de saberes na Educação do Campo: Olhares a partir da experiência de um Centro Familiar de formação em Alternância
FELIPE JUNIOR MAURICIO POMUCHENQ
DISSERTAÇÃO
13/12/2019

Compreender o conhecimento na sua totalidade é fundamental para que possamos nos situar no mundo, e por consequência ter as condições para intervir na realidade e transformá-la, objetivando romper paradigmas dominantes, em que o conhecimento é visto de forma fragmentada e como meio de colonizar a mente e a prática, numa perspectiva de unificar e tornar válidos apenas alguns saberes. Esta pesquisa estabelece um caminhar reflexivo objetivando Caracterizar e compreender os processos de integração de saberes populares e científicos na educação do campo a partir da experiência da Escola Família Agrícola do Bley (CEFFA Bley). Utiliza das reflexões teóricas de Arroyo (1999), Foerste (2005), Freire (2014) e Santos (2010), e ainda de produções do ENDIPE de 2012, 2014 e 2016, da Revista Brasileira de Pós-Graduação e das produções do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB). A escola investigada oferta os anos finais do ensino fundamental, ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuária, sendo uma escola do campo em alternância, em que foram realizadas observações participantes, estudo do Plano de Desenvolvimento Institucional, da Proposta Político Pedagógica da escola, e ainda aplicação de questionários (estudantes e monitores) e de entrevistas (monitores). Identificamos a partir do desenvolvimento desta pesquisa que existem várias práticas de integração de saberes na escola pesquisada, possibilitada pela diversidade de instrumentos próprios que a pedagogia da alternância apresenta, alinhado a proposta pedagógica da educação do campo, em que o ensino é pautado na realidade dos sujeitos, tornando o conhecimento científico contextualizado com esta realidade. Desta forma, identificamos a profunda relação da teoria com a prática nos processos de ensino e aprendizagem provocados pela escola, elencados pelos monitores, estudantes e ainda pelo currículo da escola, principalmente com o auxílio dos Planos de Estudo e Projeto das áreas, instrumentos que garantem a articulação entre os conhecimentos disciplinares, numa lógica interdisciplinar.

Integração de Saberes;Educação do Campo;Pedagogia da Alternância;Conhecimento.
Understanding knowledge in its entirety is fundamental for us to situate ourselves in the world, and consequently have the conditions to intervene in reality and transform it, aiming to break dominant paradigms, in which knowledge is seen in a fragmented way and as a means of colonization. the mind and practice, in a perspective of unifying and validating only some knowledge. This research establishes a reflexive walk aiming to characterize and understand the processes of integration of popular and scientific knowledge in the field education from the experience of the Bley Agricultural Family School (CEFFA Bley). It uses the theoretical reflections of Arroyo (1999), Foerste (2005), Freire (2014) and Santos (2010), as well as productions from ENDIPE 2012, 2014 and 2016, from the Brazilian Postgraduate Journal and Program productions. of Graduate in Teaching in Basic Education (PPGEEB). The school investigated offers the final years of elementary school, high school integrated to the technical course in agriculture, being an alternating field school, in which participant observations were made, study of the Institutional Development Plan, the School's Pedagogical Political Proposal, and application of questionnaires (students and monitors) and interviews (monitors). We identified from the development of this research that there are several practices of integration of knowledge in the researched school, made possible by the diversity of own instruments that the pedagogy of alternation presents, aligned with the pedagogical proposal of the field education, in which the teaching is based on the reality of the students. subjects, making scientific knowledge contextualized with this reality. Thus, we identified the deep relationship between theory and practice in the teaching and learning processes caused by the school, listed by the monitors, students and even the school curriculum, especially with the help of the Study and Project Plans of the areas, instruments that guarantee the articulation between disciplinary knowledge, in an interdisciplinary logic.
Knowledge Integration;Field Education;Pedagogy of Alternation;Knowledge.
01
165
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
137- Felipe Junior Mauricio Pomuchenq.pdf

Contexto

ENSINO
ENSINO, SOCIEDADE E CULTURA
Núcleo de Pesquisa Prometheus

Banca Examinadora

ANDREA BRANDAO LOCATELLI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDREA BRANDAO LOCATELLI Docente - PERMANENTE
ADELAR JOAO PIZETTA Participante Externo
AILTON PEREIRA MORILA Docente - PERMANENTE
ERINEU FOERSTE Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer