Possuir conhecimento dos direitos de cidadania contribui para que se forme um cidadão crítico, consciente de seu papel como trabalhador e, principalmente, como cidadão que atua e modifica a sociedade e o contexto no qual está inserido. A escola, espaço privilegiado para a aprendizagem, é um local apropriado e importante para que se obtenha esse conhecimento. A própria Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) mencionam que um dos objetivos da educação, dever do Estado e da família, é o preparo para o exercício da cidadania. Porém, nem a escola nem a família têm assegurado esse direito aos estudantes. Nesse contexto, um projeto que inclua noções desse direito como conteúdo a ser trabalhado com os alunos é fundamental, pois, para estar preparado para o exercício da cidadania, é necessário que o educando conheça seus direitos para exercê-los. Diante disso, o produto educacional desenvolvido, no mestrado profissional ProfEPT, teve o objetivo de contribuir para a formação integral do aluno do ensino médio integrado. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática contendo um roteiro de aulas para a aplicação no ensino médio integrado aos cursos Técnicos em Automação Industrial e Química. A sequência didática foi composta de atividades que contemplaram tópicos importantes das seguintes legislações: Constituição Federal, em relação aos direitos e garantias fundamentais, Código de Defesa do Consumidor e Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), especificamente em relação às alterações trazidas pela Lei 13.467/2017. O referido produto foi avaliado por meio da aplicação de um questionário destinado aos alunos participantes, da observação da pesquisadora e de atividades de um Livreto que acompanha a sequência didática. Dessa forma, proporcionou-se aos estudantes o conhecimento básico dos direitos de cidadania, tendo em vista ser uma forma de garantia de justiça e de igualdade social, bem como constituir um dos caminhos para um ensino libertador e uma formação integral, tão necessária para que se vença a dualidade estrutural discutida nas bases conceituais da EPT. A pesquisa pode ser considerada de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, visto que se preocupou com a qualidade das informações prestadas pelos sujeitos participantes, as quais permitiram concluir que o trabalho desenvolvido com as referidas turmas contribuiu para a formação integral dos discentes participantes.