O presente trabalho teve como objetivo investigar o percurso de cinco professoras iniciantes, egressas do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, que ingressaram na rede de ensino de Guarulhos, em concurso de Professor de Educação Básica (nº 01/2016-SAM 01), homologado no ano de 2017. Desta forma, buscou-se identificar: o processo de inserção de alunas egressas a partir de suas narrativas; questões referentes aos obstáculos e conquistas encontradas no início da carreira docente e se as egressas participantes da pesquisa identificavam a formação inicial realizada na Unifesp relevante na compreensão do papel do trabalho docente desenvolvido por elas. Tendo por base Huberman (1995) que discute o início da carreira docente como parte de um processo, que se dá mais ou menos igual para todos, e ainda autores que discutem a inserção profissional como etapa do desenvolvimento profissional docente, Marcelo (1999), Imbernón (2011) e Gariglio (2016). Compreendemos que o desenvolvimento na carreira faz parte de um continuum e, portanto, trabalhamos com essa perspectiva do início como parte de uma etapa ao longo da carreira docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com vinte e quatro professores ingressantes do concurso e entre elas cinco professoras egressas do curso de Pedagogia Unifesp – campus Guarulhos que estavam entre as convocadas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram um survey, desenvolvido por meio do questionário on-line do aplicativo Google docs., enviado através de e-mails para todas as professoras concursadas e a utilização de cinco diários reflexivos (ZABALZA, 2004), apenas com professoras egressas do curso de Pedagogia para coleta das narrativas. Consideramos o diário como documento pessoal, sendo um espaço narrativo dos pensamentos dos professores, o que nos possibilitou, portanto, a visão de como a egressa expressa os acontecimentos da sua atividade docente. Para as análises dos dados produzidos por meio dos diários estabelecemos categorias a posteriori a partir da análise em prosa (ANDRÉ, 1983). Identificamos duas categorias obstáculos e conquistas. Ao analisar os dados à luz do referencial concluímos que as professoras egressas da Unifesp – campus Guarulhos revelam tendências comuns em seus diários, questões específicas do início da carreira docente, como a passagem entre o ser estudante e ser professor, além disso, apresentam fatores relacionados com o “choque da realidade” e “descoberta” (HUBERMAN, 1995), reconhecem as contribuições da formação na Unifesp – campus Guarulhos como sendo uma boa formação e apontam que a formação inicial possibilitou o exercício da reflexão- ação- reflexão (FREIRE, 2016) no desenvolvimento do seu trabalho, o que favoreceu o seu desenvolvimento profissional docente.