• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Educação (33009015083P7)
Inserção profissional na rede de ensino do Município de Guarulhos de alunas egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo- Campus Guarulhos
ANA ALICE IZIDORIO FERNANDES
DISSERTAÇÃO
02/08/2019

O presente trabalho teve como objetivo investigar o percurso de cinco professoras iniciantes, egressas do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, que ingressaram na rede de ensino de Guarulhos, em concurso de Professor de Educação Básica (nº 01/2016-SAM 01), homologado no ano de 2017. Desta forma, buscou-se identificar: o processo de inserção de alunas egressas a partir de suas narrativas; questões referentes aos obstáculos e conquistas encontradas no início da carreira docente e se as egressas participantes da pesquisa identificavam a formação inicial realizada na Unifesp relevante na compreensão do papel do trabalho docente desenvolvido por elas. Tendo por base Huberman (1995) que discute o início da carreira docente como parte de um processo, que se dá mais ou menos igual para todos, e ainda autores que discutem a inserção profissional como etapa do desenvolvimento profissional docente, Marcelo (1999), Imbernón (2011) e Gariglio (2016). Compreendemos que o desenvolvimento na carreira faz parte de um continuum e, portanto, trabalhamos com essa perspectiva do início como parte de uma etapa ao longo da carreira docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com vinte e quatro professores ingressantes do concurso e entre elas cinco professoras egressas do curso de Pedagogia Unifesp – campus Guarulhos que estavam entre as convocadas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram um survey, desenvolvido por meio do questionário on-line do aplicativo Google docs., enviado através de e-mails para todas as professoras concursadas e a utilização de cinco diários reflexivos (ZABALZA, 2004), apenas com professoras egressas do curso de Pedagogia para coleta das narrativas. Consideramos o diário como documento pessoal, sendo um espaço narrativo dos pensamentos dos professores, o que nos possibilitou, portanto, a visão de como a egressa expressa os acontecimentos da sua atividade docente. Para as análises dos dados produzidos por meio dos diários estabelecemos categorias a posteriori a partir da análise em prosa (ANDRÉ, 1983). Identificamos duas categorias obstáculos e conquistas. Ao analisar os dados à luz do referencial concluímos que as professoras egressas da Unifesp – campus Guarulhos revelam tendências comuns em seus diários, questões específicas do início da carreira docente, como a passagem entre o ser estudante e ser professor, além disso, apresentam fatores relacionados com o “choque da realidade” e “descoberta” (HUBERMAN, 1995), reconhecem as contribuições da formação na Unifesp – campus Guarulhos como sendo uma boa formação e apontam que a formação inicial possibilitou o exercício da reflexão- ação- reflexão (FREIRE, 2016) no desenvolvimento do seu trabalho, o que favoreceu o seu desenvolvimento profissional docente.

Inserção Profissional Docente.;Egressos da Pedagogia.;Profissional Docente;Rede Municipal de Ensino
The objective of this work is to investigate the course of five new teachers, all graduates of the Pedagogy course at the Federal University of Sao Paulo, Guarulhos campus. They entered the teaching network of Guarulhos following an entry exam of “Teacher of Basic Education (nº 01 / 2016-SAM 01)” and homologated in the year 2017. We sought to identify the process of insertion of female students by examining narratives; the encountered difficulties and discoveries at the beginning of the teaching career; If the participating students identified in their research, whether the initial training received at UNIFESP was relevant for their understanding for teaching work. Huberman (1995) considers the beginning of a teaching career as more or less the same for all. For Marcelo (1999), Imbernón (2011) and Gariglio (2016) professional insertion is a stage of professional teacher development. We understand career development as a continuum. We work with this perspective from the beginning throughout the whole teaching career. The quality research carried out was about 24 new teachers of which 5 were females from the UNIFESP Guarulhos Campus. The used methodological tool was a survey, developed through the Google online questionnaire that was sent to all female teachers. Five reflective diaries of only pedagogy course teachers were used (ZABALZA, 2004). The diaries are personal documents that express the teachers’ thoughts and we are able to share these expressions of teaching activity. For the produced analysis of the data through the diaries, we establish categories posteriori from the prose analysis (ANDRÉ, 1983). We identify two categories of obstacles and achievements. When analyzing the data in the light of the referential, we conclude that the Unifesp – Guarulhos campus undergraduate teachers present in their diaries specific questions about the beginning of the teaching career such as the transition between “being a student” and “being a teacher, the "shock of reality" and "discovery" (HUBERMAN, 1995) and recognize the contributions of the training received at Unifesp - Guarulhos campus as a good course. The initial exercise of reflection - action - reflection (FREIRE, 2016) favored their professional development.
Professional Teaching Insertion.;Graduates of Pedagogy.;Professional Development Teacher;Municipal Education Network
1
97
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Ana-Alice-Izidorio-Fernandes.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
ESCOLA PÚBLICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Egressos de cursos de Licenciatura e inserção profissional na docência em territórios de alta vulnerabilidade

Banca Examinadora

MAGALI APARECIDA SILVESTRE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA Participante Externo
ISABEL MELERO BELLO Docente - PERMANENTE
MAGALI APARECIDA SILVESTRE Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer