A qualidade do projeto arquitetônico em termos de conforto térmico e lumínico pode atenuar o consumo energético da futura edificação. Estratégias de projeto arquitetônico, que levem em consideração o condicionamento passivo da construção, atuam proporcionando conforto ao usuário que, como resultado, poderá diminuir o uso de iluminação artificial e de equipamentos como ar condicionado. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho e o conforto térmico e lumínico de três salas de aula voltadas para a orientação cardeal Noroeste edificadas no câmpus da Universidade Estadual de Maringá. Para atingir o fim proposto, foram realizadas coletas de dados de temperatura do ar e de globo, de umidade relativa, de velocidade do ar e de iluminâncias, com o intuito de obter, próximo ao verão e no inverno, os índices de PMV e PPD. Foram avaliadas alternativas arquitetônicas que poderiam contribuir para melhorar o conforto do ambiente, por meio do software Design Builder, com inserção de modificações construtivas, como brises e a troca do vidro comum incolor para o vidro comum verde. Os resultados alcançados demonstraram que as diferentes configurações do entorno de cada sala podem ter influenciado o modo como as variáveis lumínicas e térmicas atuaram dentro dos ambientes: na sala 101 do bloco I12, a presença de uma árvore ao lado de sua janela contribuiu para o conforto térmico, mas, em alguns momentos, prejudicou a iluminação; a sala 102 do bloco C34 apresentou uma posição, na maior parte das vezes, intermediária em relação aos resultados das duas outras salas. A sala 102 do bloco D67 apresentou os índices de conforto mais baixos, além de iluminâncias que trouxeram ofuscamento em pontos medidos dentro do ambiente devido, sobretudo, ao seu entorno desobstruído. As simulações apontaram que a presença dos brises ou a troca pelo vidro verde contribuiu para o conforto térmico dos usuários, no entanto, os primeiros trouxeram maior uniformidade na distribuição da iluminação, embora tenham acarretado o maior consumo de iluminação elétrica. Espera-se, com este trabalho, contribuir para o estudo de diretrizes e formas construtivas que possam trazer melhorias para as salas de aula, por meio da avaliação de uma situação existente e da simulação de alternativas construtivas que possam proporcionar o conforto térmico e lumínico aos usuários.