O excesso de ruído no meio urbano pode ser controlado pela implantação de barreiras
acústicas e paredes de vedação utilizandose o princípio ressoador de Helmholtz,
aplicados em blocos cerâmicos, pois este produto reduz a passagem de ruídos,
atuando como absorvedor de som e, a sua importância relacionase diretamente com a
qualidade de vida da população. O estudo de viabilidade técnica e acústica do bloco
cerâmico acústico ressoador de Helmholtz já foi realizado cientificamente. Dando
sequência a esse estudo, o presente trabalho tem como propósito analisar a viabilidade
mercadológica do projeto de inovação, do tipo incremental, de produto. A análise de
viabilidade mercadológica foi realizada tanto por meio da pesquisa qualitativa quanto
por meio da pesquisa quantitativa. Para isso, 22 experts participaram da pesquisa
qualitativa, com a realização de três sessões de grupo focal, sendo a primeira sessão
composta por 08 engenheiros civis, a segunda sessão composta por 08 arquitetos e,
finalmente, a terceira sessão composta por 06 representantes de depósitos de
materiais de construção. Adicionalmente, foi realizada a pesquisa quantitativa, do tipo
survey. Para a pesquisa quantitativa foram selecionados 90 experts, sendo, 30
engenheiros civis, 30 arquitetos e 30 representantes de depósitos de materiais de
construção. Diante disso, verificouse em ambas pesquisas aplicadas que o bloco
cerâmico acústico ressoador de Helmholtz não apresenta, neste momento,
viabilidade de mercado. Embora o produto seja inovador, distintivo, gere valor ou
benefício ao cliente ou consumidor, vários aspectos que são relevantes para a
viabilidade mercadológica ainda precisam da aplicação de medidas de adequação, tais
como: custo e preço, informação no produto sobre as normas técnicas e de
desempenho, disponibilidade de matériaprima (argila), mãodeobra disponível e
qualificada, estética e higiene do produto, peso e produtividade, sustentabilidade e
preço, usuários, participação de mercado, tamanho do mercado, volume de vendas,
divulgação do produto, número e porte dos concorrentes, dificuldade de imitação e
estabilidade em flutuações econômicas.