• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Uma unidade de ensino potencialmente significativa fundamentada nos três momentos pedagógicos para o ensino do fenômeno da indução eletromagnética no nível médio
SERGIO AMARAL DA SILVA
DISSERTAÇÃO
22/03/2019

Questões relacionadas à melhoria do ensino de Física estão em evidência, pois é notório que aspectos ligados às dificuldades na contextualização, abstração e assimilação dos conteúdos são bastante comuns entre os estudantes. Com base neste problema, este trabalho teve como objetivo desenvolver um produto educacional que facilite o ensino da Indução Eletromagnética, tornando a aprendizagem significativa. Para isso, seguindo os princípios e passos citados por Marco Antônio Moreira, foi elaborada uma sequência de ensino a qual utiliza-se de um conjunto de experimentos, juntamente com uma simulação computacional selecionada no grupo PhET, para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Este produto educacional foi aplicado em uma turma de Segundo Módulo do Curso Técnico em Informática do IFBA - Campus Brumado, na disciplina de Eletricidade Básica, como meio de validação da proposta, chegando, dentre outras conclusões, que tanto os experimentos físicos como as simulações computacionais são meios que permitem que os estudantes adquiram um conhecimento mais sólido e crítico acerca do assunto trabalhado.

Aprendizagem Significativa;Ensino de Física;Indução Eletromagnética
Issues related to the improvement of physics teaching are in evidence, since it is notorious that aspects related to difficulties in contextualization, abstraction and assimilation of contents are quite common among students. Based on this problem, this work aimed to develop an educational product that facilitates the teaching of Electromagnetic Induction, making learning meaningful. For this, following the principles and step cited by Marco Antônio Moreira, a teaching sequence was elaborated which uses a set of experiments, together with a computational simulation selected in the group PhET, for the development of the teachinglearning process. This educational product was applied in a class of Second Module of the Technical Course in Informatics of the IFBA - Brumado Campus, in the Basic Electricity discipline, as a means of validation of the proposal, arriving, among other conclusions, that both physical experiments and computational simulations are ways that allow students to acquire a more solid and critical knowledge about the subject matter.
Electromagnetic Induction;Meaningful Learning;Physics Teaching
1
69
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Sergio - Versão Final.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

JORGE ANDERSON PAIVA RAMOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JORGE ANDERSON PAIVA RAMOS Docente - PERMANENTE
CRISTINA PORTO GONCALVES Docente - PERMANENTE
ROBSON ALDRIN LIMA MATTOS Participante Externo
LUIZDARCY DE MATOS CASTRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer