• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
O uso do kit experimental de energia mecânica no ensino médio
RAFAEL MACHADO DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
03/04/2019

Este projeto tem como objetivo analisar como acontece a produção do conhecimento de alunos do Ensino Médio sobre Energia Mecânica, a partir da produção de um kit experimental, visando a integração entre teoria e prática. Utiliza-se como referencial teórico o Ensino por Investigação Científica, a partir das proposições de Carvalho (2013) e Moreira (1997), os quais se basearam na formação do conhecimento do homem a partir de Piaget, e ainda, na socialização do conhecimento de acordo com os pressupostos de Vygotsky. Outra metodologia adotada é a Aprendizagem Significativa desenvolvida por Ausubel (1918-2008) e aperfeiçoada por Moreira (2012) que utiliza os conhecimentos pré-existentes na estrutura cognitiva do aluno para ancoragem e suporte de novos conhecimentos. Como metodologia adota-se a pesquisa participante, no intuito de realizar uma interação com os sujeitos da pesquisa, os quais são os alunos do curso Técnico em Agropecuário do Ensino Médio, do colégio Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista, antiga Escola Agrotécnica Sérgio de Carvalho, localizado na cidade de Vitória da Conquista -BA, na turma de 1º Ano C.

experimento;aprendizagem;interação;contextualização;energia
This project aims to analyze how the production of knowledge of high school students on Mechanical Energy, from the production of an experimental kit, aiming at the integration between theory and practice. The teaching of scientific research is based on the propositions of Carvalho (2013) and Moreira (1997), which were based on the formation of the knowledge of man from Piaget, and also on the socialization of knowledge of according to the Vygotsky assumptions. Another methodology adopted is Meaningful Learning developed by Ausubel (1918-2008) and perfected by Moreira (2012) that uses the pre-existing knowledge in the student's cognitive structure for anchoring and supporting new knowledge. As a methodology the participant research is adopted, in order to interact with the research subjects, who are the students of the Technical Course in Agropecuario do Ensino Médio, of the Vocational Training Territorial Center of Vitoria da Conquista, former Agrotécnica School Sérgio Carvalho, located in the city of Vitória da Conquista -BA, in the class of 1st Year C.
experiment;learning;interaction
1
105
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Rafael Machado - Versão Final.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

CARLOS TAKIYA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CARLOS TAKIYA Docente - PERMANENTE
RAFAEL ROCHA DA SILVA Participante Externo
LUIZDARCY DE MATOS CASTRO Docente - PERMANENTE
WALMIR BELINATO Docente - COLABORADOR

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer