O processo comunicativo é essencial para a existência humana e nele lançamos
mão de diversos tipos de linguagem verbal e não verbal. A linguística é a ciência
que estuda a linguagem humana e por se tratar de um campo muito vasto,
subdivide-se em diversas áreas. Uma destas áreas é a pragmática, de que trata
este trabalho. Para comprovar a importância dos estudos com ênfase nos
aspectos pragmáticos no discurso acadêmico, especificamente das máximas
conversacionais de Grice, realizamos esta pesquisa com o objetivo geral analisar
comparativamente os resumos monográficos em língua portuguesa e suas
versões em língua espanhola, buscando identificar as violações das máximas de
Grice. E, como objetivos específicos, selecionar e analisar o corpus, analisar
comparativamente o uso das violações das máximas conversacionais de Grice
nos resumos das monografias dos sujeitos do estudo. Identificar os movimentos
retóricos que mais apresentam violações, bem como quantificar estas; E, por fim,
interpretar os dados coletados. Para dar luz aos caminhos deste estudo,
respaldamo-nos nos trabalhos de teóricos e estudiosos da área, dentre os quais
Grice (1957-1967), Austin (1962), Searle (1969), Morris (1959), Frías Conde
(2001), Fiorin (2002), Betancourt (2012) e Silva, Ferreira e Alencar (2014). Esta é
uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa de um corpus composto por
10 resumos de monografias de alunos do Curso de Letras da Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte-UERN e de suas respectivas versões em língua
espanhola, perfazendo, assim, 20 textos. Ao final da análise, constatamos que os
resumos, apresentavam os movimentos retóricos recomendados por
pesquisadores que tratam da produção textual, e ainda, que os resumos
apresentavam violações das máximas de Grice. Em nossas considerações,
refletimos acerca da competência pragmática e de sua importância para o
processo de interação. Deixamos, ainda baseados nos resultados, nossas
interpretações acerca dos dados coletados.