• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
A SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
ANDRIELI DAMBROS
DISSERTAÇÃO
10/12/2019

médio. Porém, apresenta diversas dificuldades, tanto no que diz respeito ao planejamento e construção dos currículos disciplinares, como na parte de ensino-aprendizagem dos alunos. Alguns motivos que podem ser citados com relação às dificuldades são: a falta de qualificação e preparação dos professores para trabalhar na EJA e o grande tempo de afastamento da escola dos alunos que a compõe. Buscar por estratégias que privilegiem a aprendizagem com significado aos alunos é papel do professor e, uma maneira de alcançar tal objetivo pode ser pelo uso das metodologias ativas. Tendo isso em vista, e com o intuito de sanar algumas dessas dificuldades, essa dissertação de mestrado profissional apresenta como produto educacional, um guia pedagógico direcionado aos professores que atuam nessa modalidade de ensino, utilizando como metodologia diversificada a Sala de Aula Invertida (SAI), com atividades embasadas na proposta didática de Freire. Assim, dentre os objetivos dessa pesquisa estão o desenvolvimento de atividades para a sala de aula invertida e verificar a viabilidade da SAI na EJA, além de auxiliar no processo de autonomia intelectual dos alunos e a formação do ser crítico e ativo na sociedade. A SAI foi implementada no módulo de Química, contemplando os conteúdos ácidos e bases, equilíbrio químico, contextualizado com a acidificação dos oceanos, termoquímica, com combustíveis fósseis, funções orgânicas, com a utilização de fármacos. Também, verificou-se o conhecimento dos professores, dessa modalidade de ensino, sobre metodologias ativas e a sua disposição para utilização de um guia pedagógico para orientar na utilização da SAI. Na metodologia sala de aula invertida, o tempo em sala é utilizado para resolução de exercícios, debates e discussões em torno do tema a ser trabalhado, enquanto em casa, através dos materiais de apoio, os alunos fazem o estudo preliminar do conteúdo em questão. É necessário que haja um meio de comunicação direta, entre os alunos e o professor, nessa metodologia, para que as dúvidas possam ser sanadas no período em que ficam fora da escola. O meio de comunicação escolhido para as atividades apresentadas, foi um grupo de conversa num aplicativo de celular. Essa pesquisa, foi de caráter qualitativo, podendo ser classificada como qualitativa interpretativa, pois possui seu foco no meio social. Para análise dos dados obtidos durante a aplicação das atividades e das respostas do questionário dos professores, foi escolhida a análise do conteúdo. A análise dos dados mostrou que a utilização da metodologia, sala de aula invertida, com base na proposta de ensino de Freire auxiliou os estudantes com relação à participação em sala, pois os alunos afirmaram que estavam satisfeitos em estar na sala, tendo noção do que seria estudado, aumentou o entrosamento entre os alunos e a dedicação na resolução das atividades propostas. A sala de aula invertida mostrou-se eficaz no processo de ensino aprendizagem nas turmas de jovens e adultos, podendo auxiliar professores em todas as modalidades de ensino

Educação de Jovens e Adultos;Sala de Aula Invertida;Ensino de Química
The modality of education for Youth and Adults (EJA) is increasing in terms of high school classes. However, it presents several difficulties, both in terms of respect to the planning and construction of disciplinary curriculum, as in the part of student teaching-learning. Some reasons that can be cited in relation to the difficulties are: the lack of qualification and preparation of teachers to work in the EJA and the long time away from school for the students. Search for strategies that privilege meaningful learning for students is the role of the teacher, and one way to achieve this goal can be through the use of methodologies active. With that in mind, and in order to remedy some of these difficulties, this professional master's thesis presents, as an educational product, a guide educational program aimed at teachers working in this type of teaching, using the Inverted Classroom (SAI) as a diversified methodology, with activities based on Freire's didactic proposal. Thus, among the objectives of this research are developing activities for the inverted classroom and verifying the viability of SAI in EJA, in addition to assisting in the process of intellectual autonomy of students and the formation of being critical and active in society. SAI was implemented in the Chemistry module, covering acid and base contents, chemical balance, contextualized with ocean acidification, thermochemistry, with fuels fossils, organic functions, with the use of drugs. Also, there was a teachers' knowledge of this teaching modality about active methodologies and available for the use of a pedagogical guide to guide the use of leaves. In the inverted classroom methodology, time in the classroom is used for solving exercises, debates and discussions around the theme to be worked on, while in home, through the support materials, students do the preliminary study of the content in question. There needs to be a means of direct communication between students and the teacher, in this methodology, so that doubts can be solved in the period in which who stay out of school. The means of communication chosen for the activities presented, it was a conversation group on a mobile application. This research was qualitative character, being able to be classified as interpretative qualitative, because it has its focus on the social environment. For analysis of the data obtained during the application of activities and responses to the teachers' questionnaire, the analysis of the content. Data analysis showed that the use of the methodology, classroom inverted, based on Freire's teaching proposal, helped students with participation in the classroom, as the students stated that they were satisfied to be in having a notion of what would be studied, increased interaction between students and the dedication to solving the proposed activities. The inverted classroom proved to be effective in the teaching-learning process in youth and adult classes, and can assist teachers in all teaching modalities.
Youth and Adult Education;Inverted Classroom;Chemistry Teaching
1
68
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_ANDRIELI DAMBRÓS.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

MARIA DA GRACA MORAES BRAGA MARTIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCELO LAMBACH Participante Externo
MARIA DA GRACA MORAES BRAGA MARTIN Docente - PERMANENTE
FABIOLA SUCUPIRA FERREIRA SELL Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SALA DE AULA INVERTIDA: UM GUIA PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES DA EJA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer