médio. Porém, apresenta diversas dificuldades, tanto no que diz respeito ao planejamento e
construção dos currículos disciplinares, como na parte de ensino-aprendizagem dos alunos. Alguns
motivos que podem ser citados com relação às dificuldades são: a falta de qualificação e preparação
dos professores para trabalhar na EJA e o grande tempo de afastamento da escola dos alunos que a
compõe. Buscar por estratégias que privilegiem a aprendizagem com significado aos alunos é papel
do professor e, uma maneira de alcançar tal objetivo pode ser pelo uso das metodologias ativas.
Tendo isso em vista, e com o intuito de sanar algumas dessas dificuldades, essa dissertação de
mestrado profissional apresenta como produto educacional, um guia pedagógico direcionado aos
professores que atuam nessa modalidade de ensino, utilizando como metodologia diversificada a
Sala de Aula Invertida (SAI), com atividades embasadas na proposta didática de Freire. Assim,
dentre os objetivos dessa pesquisa estão o desenvolvimento de atividades para a sala de aula
invertida e verificar a viabilidade da SAI na EJA, além de auxiliar no processo de autonomia
intelectual dos alunos e a formação do ser crítico e ativo na sociedade. A SAI foi implementada no
módulo de Química, contemplando os conteúdos ácidos e bases, equilíbrio químico,
contextualizado com a acidificação dos oceanos, termoquímica, com combustíveis fósseis, funções
orgânicas, com a utilização de fármacos. Também, verificou-se o conhecimento dos professores,
dessa modalidade de ensino, sobre metodologias ativas e a sua disposição para utilização de um
guia pedagógico para orientar na utilização da SAI. Na metodologia sala de aula invertida, o tempo
em sala é utilizado para resolução de exercícios, debates e discussões em torno do tema a ser
trabalhado, enquanto em casa, através dos materiais de apoio, os alunos fazem o estudo preliminar
do conteúdo em questão. É necessário que haja um meio de comunicação direta, entre os alunos e o
professor, nessa metodologia, para que as dúvidas possam ser sanadas no período em que ficam fora
da escola. O meio de comunicação escolhido para as atividades apresentadas, foi um grupo de
conversa num aplicativo de celular. Essa pesquisa, foi de caráter qualitativo, podendo ser
classificada como qualitativa interpretativa, pois possui seu foco no meio social. Para análise dos
dados obtidos durante a aplicação das atividades e das respostas do questionário dos professores, foi
escolhida a análise do conteúdo. A análise dos dados mostrou que a utilização da metodologia, sala
de aula invertida, com base na proposta de ensino de Freire auxiliou os estudantes com relação à
participação em sala, pois os alunos afirmaram que estavam satisfeitos em estar na sala, tendo
noção do que seria estudado, aumentou o entrosamento entre os alunos e a dedicação na resolução
das atividades propostas. A sala de aula invertida mostrou-se eficaz no processo de ensino
aprendizagem nas turmas de jovens e adultos, podendo auxiliar professores em todas as
modalidades de ensino