• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
DIFUSÃO DO CONHECIMENTO IFBA - SENAI/CIMATEC - LNCC - UNEB - UEFS (28001010064P0)
UM PROTÓTIPO SONORO E O DIÁLOGO ENTRE ARTE, CIÊNCIA E FILOSOFIA
ALEXANDRE REBOUCAS DE SANTANA
TESE
29/11/2019

Este estudo se caracteriza por uma busca investigativa de natureza fenomenológica e exploratória sobre os processos de produção de conhecimento na contemporaneidade que, à luz da Filosofia, intenta a reunião do máximo de possibilidade e diversidade de elementos na explicação-compreensão do fenômeno que é a conexão entre as três áreas de conhecimento propostas por Deleuze – Arte, Ciência e Filosofia. Buscou-se criar, articular, compreender e descrever como a Música dialoga com a tecnologia e eletrônica na criação de um protótipo sonoro experimental inspirado nos pressupostos da Arte interativa, que reúne movimento corporal, som e luz na ampliação da percepção fenomenológica (Merleau Ponty) sobre o fazer musical na contemporaneidade. O objetivo geral foi a criação de um protótipo sonoro e sua descrição densa ─ epistêmica, fenomenológica e empírica ─ a partir dos pressupostos da Filosofia, Arte e Ciência e da Arte interativa. A metodologia utilizada foi, segundo a compreensão de que o Método etimologicamente sugere um caminho, a criação do percurso seguido a partir do conceito de próprio e apropriado (GALEFFI), no sentido de que, enquanto pesquisa de natureza explanatória e fenomenológica, cria-se uma rota singular (própria),entretanto adequada e rigorosa (apropriada) quando observados a relação entre objeto, conceitos, empiria e descrição dos fenômenos emergentes. Os resultados obtidos dividem-se em dois, uma vez que o protótipo sonoro será utilizado posteriormente, fruto da integração entre os estudantes do programa de pós-graduação, em outro trabalho investigativo, o que caracteriza uma contribuição para a comunidade científica. A criação de conceitos e da abordagem teórica-conceitual sobre o enlace entre as áreas do conhecimento, a criação do protótipo, a reflexão sobre a produção contemporânea do conhecimento, os desdobramentos possíveis para a área de Educação e as possibilidades futuras e limitações do protótipo compõem igualmente os resultados alcançados.

Música, Arte interativa, Filosofia e Ciência
This study is characterized by an investigative search of a phenomenological and exploratory nature on the processes of knowledge production in contemporary times that, in the light of philosophy, intends to bring together the maximum possibility and diversity of elements in the explanation-understanding of the phenomenon that is connection between the three areas of knowledge proposed by Deleuze - Art, Science and Philosophy. We sought to create, articulate, understand and describe how Music dialogues with technology and electronics in the creation of an experimental sound prototype, inspired by the assumptions of Interactive Art, which brings together body movement, sound and light in the expansion of phenomenological perception (Merleau Ponty) about making music in contemporary times. The general objective was the creation of a sound prototype and its dense description ─ epistemic, phenomenological and empirical ─ from the assumptions of Philosophy, Art and Science and interactive Art. The methodology used was, according to the understanding that the Method etymologically suggests a path, the creation of the path followed from the concept of proper and appropriate (GALEFFI), in the sense that, as an explanatory and phenomenological research, it creates a singular (proper), but adequate and rigorous (appropriate) route when observed the relationship between object, concepts, empiricism and description of emerging phenomena. The obtained results are divided in two, since the sound prototype will be used later, fruit of the integration between the students of the graduate program, in another investigative work, which characterizes a contribution to the scientific community. The creation of concepts and the theoretical-conceptual approach on the link between the areas of knowledge, the creation of the prototype, the reflection on the contemporary production of knowledge, the possible developments for the area of education and the future possibilities and limitations of the prototype make up also the results achieved.
Music, Interactive art, Philosophy and Science.
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

MODELAGEM DA GERAÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: COGNIÇÃO, LINGUAGENS E INFORMAÇÃO
PROJETO INTEGRADOR – Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação

Banca Examinadora

DANTE AUGUSTO GALEFFI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DANTE AUGUSTO GALEFFI Docente - PERMANENTE
CRISTIANO SEVERO FIGUEIRO Docente - PERMANENTE
URANIA AUXILIADORA SANTOS MAIA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
JOAQUIM ANTONIO RODRIGUES VIANA NETO Docente - COLABORADOR
WILSON NASCIMENTO SANTOS Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer