Esta dissertação se insere na linha de pesquisa Linguagens e Práticas Sociais, do programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e tem como tema A representação de Donald Trump na mídia brasileira: uma análise visual das capas de revistas nacionais. Nossa hipótese é que as revistas nacionais que trazem Donald Trump como ator principal em suas capas fazem parte de um suporte político semiótico, que utilizam as imagens de maneira estratégica para dar representatividade aos sentidos sustentados pelo discurso visual na mídia. Orientados por essa proposição, as seguintes perguntas de pesquisa foram definidas: Como os discursos imagéticos são apresentados nas capas de revista para produzir sentidos? Como a leitura de imagens podem revelar significados, presentes na elaboração e apresentação das capas? Que estratégias visuais foram utilizadas nas capas de revista que deram destaque a Donald Trump? Nosso objetivo é identificar, com base na GDV, como os elementos imagéticos presentes em algumas capas de revista de circulação nacional que trazem Trump como elemento de destaque são apresentados com vistas a valorização e/ou desvalorização desse político. Para alcançarmos o nosso objetivo utilizamos como aporte teórico os pressupostos da Gramática do Design Visual -GDV- (KRESS E VAN LEEUWEN, 1996; 2006), e suas releituras (ALMEIDA, 2008, 2009, 2012; DIONÍSIO, 2014; NASCIMENTO, BEZERRA E HEBERLE, 2011). Utilizamos também as caracterizações do gênero capa de revista a partir da perspectiva do gênero discursivo midiático (BAKTHIN, 2011; BAZERMAN, 2006; BATHIA, 2001; BIASI-RODRIGUES; ARAÚJO; SOUSA, 2009; PINHEIRO, 2002; PUZZO, 2009; VITORINO, 2008; SWALE 1990). O corpus é composto por 6 capas das revistas nacionais de grande circulação Época, IstoÉ e Veja, nas quais a imagem principal é a do presidente norte americano. Nessas capas analisamos cada elemento visual que compõe o gênero em questão a partir dos três significados da GDV (representacional, interativo e composicional) e realizamos a leitura das imagens com vistas a desmistificar a ideia de neutralidade semântica e semiótica. Do ponto de vista metodológico, realizamos um mapeamento das capas de revista com base na GDV, dessa forma essa pesquisa é de natureza qualitativa/interpretativista. Os resultados obtidos demonstram que as imagens de Trump nas revistas de grande circulação nacional são discursos que estabelecem sentidos, e que cada elemento que compõem as capas é utilizado de forma estratégica para evocar os significados que a própria revista já possui, seguindo assim, um padrão semiótico, por assim dizer.