Esta pesquisa tem por objetivo analisar a política pública de educação, na perspectiva da expansão dos Institutos Federais, como um ativo social de enfrentamento à vulnerabilidade social. Possui natureza aplicada e exploratória, uma vez que se orienta pela utilização, aplicação e efeitos práticos do conhecimento, bem como pretende dar maior atenção ao conteúdo abordado, chamando ao esclarecimento e desenvolvimento de conceitos já estudados, respectivamente. A pesquisa é sistematizada pelo uso de abordagens qualitativas, de modo a nortear-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa documental para organizar e aprofundar conceitos já observados e publicados, além de trazer ao conhecimento documentos oficiais institucionais. Dessa forma, a pesquisa contempla o período de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no início do século XXI, período em que há maior ênfase acerca da compreensão do fenômeno da vulnerabilidade social, até alcançar a instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Pau dos Ferros (IFRN-PF), como resultado do movimento de descentralização da educação, comprometendo tal política com a proposta de interiorização da educação. Nesse sentido, a pesquisa norteia-se a partir de conceitos, definições e apreensões sobre vulnerabilidade social, ativos, expansão das Instituições Federais de Ensino, interiorização da educação, Pau dos Ferros e a região do alto oeste potiguar e IFRN – PF. Percorrida tal trajetória, a pesquisa alcança a conclusão de compreender p IFRN – PF como propulsor do desenvolvimento da região onde está inserido, atuando na contribuição de mudanças voltadas ao crescimento da dinâmica urbana, bem como produzindo e compartilhando conhecimento, configurando-se como um importante aliado para o desenvolvimento local. Ademais, a democratização do acesso, via ações afirmativas; a execução de programas direcionados à permanência e ao êxito do ensino de sujeitos prioritariamente marginalizados historicamente, tendo como maior parte do público alvo jovens de cor parda, com ensino fundamental cursado na rede pública, advindo de diversas cidades, inclusive de estados vizinhos, é possível afirmar a instituição como um ativo social de combate à vulnerabilidade social.