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UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
EDUCAÇÃO (40020010002P3)
EDUCAÇÃO FÍSICA: IDENTIDADE, SABERES E PRÁTICA PEDAGÓGICA APÓS A PARTICIPAÇÃO DA DISCIPLINA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
ROSANA VIAN CORDEIRO E SILVA
DISSERTAÇÃO
07/06/2013

Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo a disciplina de Educação Física após a participação no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Investiga quais foram os resultados obtidos na prática pedagógica do professor de Educação Física com a participação da disciplina no ENEM. Inicialmente verifica se houve mudanças na identidade da Educação Física, no decorrer da sua trajetória histórica, em seguida investiga quais saberes (competências e habilidades) foram selecionados para o ENEM em Educação Física; e por fim, analisa as práticas – saberes e metodologias, introduzidos pelos professores – diante da nova proposta e as dificuldades encontradas para a operacionalização da proposta. É uma investigação de abordagem qualitativa, que contou com pesquisa bibliográfica e de campo. Para pesquisa de campo utiliza o método de estudo de caso, através da observação da prática pedagógica de um professor de Educação Física do Ensino Médio da rede SESI (Serviço Social da Indústria) de Ensino do Paraná e entrevistas com professores, diretor e orientadora pedagógica da mesma instituição. As referências teóricas tratam das concepções da disciplina a partir de Neira e Nunes (2009), da noção de competências no enfoque de Perrenoud (1999) e Duarte (2004), do entendimento sobre o conceito de identidade do sujeito moderno a partir de Hall (2011) e da concepção de avaliação de Silva e Silva (2009) e Vianna (2000). Não foi confirmada totalmente alteração na prática pedagógica do professor devido à participação da disciplina no ENEM e não há registro que comprove o rendimento dos alunos nas questões específicas sobre Educação Física neste exame, em virtude da questão dos resultados do ENEM só passar a fazer parte das preocupações da instituição observada a partir de 2012.

Educação Física. ENEM. Identidade. Saberes. Prática Pedagógica.
Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo a disciplina de Educação Física após a participação no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Investiga quais foram os resultados obtidos na prática pedagógica do professor de Educação Física com a participação da disciplina no ENEM. Inicialmente verifica se houve mudanças na identidade da Educação Física, no decorrer da sua trajetória histórica, em seguida investiga quais saberes (competências e habilidades) foram selecionados para o ENEM em Educação Física; e por fim, analisa as práticas – saberes e metodologias, introduzidos pelos professores – diante da nova proposta e as dificuldades encontradas para a operacionalização da proposta. É uma investigação de abordagem qualitativa, que contou com pesquisa bibliográfica e de campo. Para pesquisa de campo utiliza o método de estudo de caso, através da observação da prática pedagógica de um professor de Educação Física do Ensino Médio da rede SESI (Serviço Social da Indústria) de Ensino do Paraná e entrevistas com professores, diretor e orientadora pedagógica da mesma instituição. As referências teóricas tratam das concepções da disciplina a partir de Neira e Nunes (2009), da noção de competências no enfoque de Perrenoud (1999) e Duarte (2004), do entendimento sobre o conceito de identidade do sujeito moderno a partir de Hall (2011) e da concepção de avaliação de Silva e Silva (2009) e Vianna (2000). Não foi confirmada totalmente alteração na prática pedagógica do professor devido à participação da disciplina no ENEM e não há registro que comprove o rendimento dos alunos nas questões específicas sobre Educação Física neste exame, em virtude da questão dos resultados do ENEM só passar a fazer parte das preocupações da instituição observada a partir de 2012.
Educação Física. ENEM. Identidade. Saberes. Prática Pedagógica.
1
130
PORTUGUES
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Rosana Vian Cordeiro e Silva.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELEMENTOS ARTICULADORES
-

Banca Examinadora

IEDA VIANA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SAMIRA KAUCHAKJE Participante Externo
GEYSO DONGLEY GERMINARI Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
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