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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Ciência e Tecnologia de Alimentos (32048017001P9)
SEGURANÇA DOS ALIMENTOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO INFANTIL DE UBERLÂNDIA – MG
ALINE ALVES MONTENEGRO FREITAS
DISSERTAÇÃO
04/07/2019

A segurança dos alimentos visa assegurar que o processo produtivo seja feito de forma segura e com eficácia em todas as etapas, desde o recebimento da matéria prima até a distribuição, evitando ou eliminando os micro-organismos patogênicos que podem contaminar os alimentos e causar as doenças transmitidas por alimentos. O presente trabalho teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre as boas práticas na produção dos alimentos nas escolas municipais de educação infantil. Um dos programas importantes na educação infantil é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Ministério da Educação (MEC), e tem com objetivo atender às necessidades nutricionais dos alunos, durante sua permanência na escola. A merenda servida para os alunos envolve principalmente a qualidade dos alimentos, sendo de extrema importância que o programa esteja em bom funcionamento e garantindo a segurança dos mesmos. Para evitar a ocorrência da contaminação dos alimentos, deve-se fazer o controle da multiplicação e sobrevivência dos micro-organismos em todas as etapas dos processos de produção, levando em consideração as práticas de higienização dos alimentos, utensílios e equipamentos, inclusive práticas de higienização dos manipuladores de alimentos, prevenindo assim a proliferação microbiana. Os manipuladores de alimentos exercem um papel fundamental quanto à segurança dos alimentos, portanto devem estar sempre informados em relação às boas práticas de fabricação. Os manipuladores necessitam de conhecimento quanto aos prejuízos causados pela alimentação inadequada, sendo reforçados periodicamente treinamentos quanto à higiene pessoal e higiene dos alimentos. Considerando a importância das boas práticas de manipulação dos alimentos para evitar risco de contaminação, a presente pesquisa teve como objetivo o diagnóstico das condições higiênico-sanitárias das cozinhas das Escolas Municipais de Educação Infantil em Uberlândia/MG, a fim de verificar todas as etapas que asseguram a produção do alimento seguro e corrigir possíveis falhas. Foram visitadas 67 EMEI’s e os 13 anexos, nos períodos de agosto a dezembro de 2018 e foram aplicadas as listas de verificações adaptadas da RDC nº 216/2004. A média de irregularidade foi de 32,04% dos itens avaliados. Entre os mais críticos foram 1,20% do item documentação e registro, 36,80% do item armazenamento do alimento preparado e 44,60% do item exposição ao consumo do alimento preparado. As principais falhas observadas nestes itens foram à ausência do termômetro em todas as escolas, não permitindo o controle das temperaturas dos alimentos quentes e refrigerados durante o armazenamento, ausência de identificação e proteção dos alimentos armazenados, além da contaminação cruzada nessa etapa, havendo mistura dos alimentos prontos para consumo, como os alimentos crus, e ou desprotegidos. Pode-se concluir que é preciso atenção e promoção de ações e orientações em relação ao processo produtivo dos alimentos, tanto para os manipuladores de alimentos, quanto para as autoridades, para que tais falhas sejam corrigidas e assegurem uma alimentação escolar livre de contaminantes e com qualidade em todos os quesitos da segurança alimentar. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o perfil socioeconômico e a eficácia do treinamento do conhecimento dos manipuladores de alimentos das EMEI’s em Uberlândia/MG sobre higiene, segurança de alimentos e boas práticas. O treinamento em BP foi realizado com 230 merendeiras, do total de 433, das 80 EMEI’s, Foram realizados 08 encontros, de 5 horas cada, durante 02 meses, totalizando uma carga horária de 40 horas. Aplicou-se um questionário com questões relativas a sexo, idade, escolaridade, renda mensal, experiência anterior com trabalho na área de serviços de alimentação, treinamento prévio em relação às Boas Práticas. Também, foi aplicado o questionário de conhecimento em Higiene e Segurança de Alimentos e Boas Práticas, baseado no curso “Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação” da ANVISA na Resolução RDC nº 216/2004, adaptado e baseado em outra referência. Os dados do perfil sócio econômico foram apresentados na forma de gráficos. Dos entrevistados, 225 (97,83%) eram do sexo feminino e apenas 05 (2,17%) do sexo masculino. Em relação ao estado civil, 53,48% eram casados, Pôde-se observar que mais da metade dos manipuladores havia concluído o ensino médio (56,09%). Em 41,74% dos entrevistados, a renda familiar era de três ou mais salários mínimos. Em relação a experiência na área de alimentação, 54,35% nunca trabalharam nesta área. Dentre os entrevistados, 34,35% (n= 79) participaram duas ou mais vezes de treinamentos ou palestras sobre a manipulação de alimentos. Em relação ao item que perguntava qual foi o fator que mais contribuiu para ser o profissional que é hoje, conhecimento adquirido em treinamento ou no dia a dia, 54% (n= 124) responderam que foi o conhecimento adquirido em treinamentos. Todos os entrevistados responderam que o conhecimento sobre Boas Práticas era importante. Já em relação aos conhecimentos, as merendeiras tinham conhecimento sobre as Boas Práticas, mas houve relatos das dificuldades de executar as atividades de forma mais efetiva. De acordos com os dados apresentados, pode-se concluir que os manipuladores de alimentos das EMEI’s apresentam uma variação em relação ao perfil sócio econômico, tais fatores devem ser explorados e adaptados de acordo com a função de manipulação dos alimentos, a fim de colocar em prática as Boas Práticas, assegurando a produção de alimentos seguros.

Higiene;manipuladores;PNAE.
Food safety aims to ensure that the production process is safe and compile at all stages, from receiving raw materials to distribution, avoiding or eliminating pathogenic microorganisms that can contaminate food and cause foodborne diseases. The present work aimed to make a bibliographical review about the good practices in the production of food in the municipal schools of kindergarten. One of the main programs for early childhood education is the National School Feeding Program (PNEE), which is an official of the National Fund for the Development of Education (FNDE), autarchy of the Ministry of Education (MEC), students, during their stay in school. The food served to children has mainly the quality of food, being of the utmost importance the proper functioning and ensuring their safety. To avoid food contamination, the development and multiplication and survival of microorganisms at all stages of the production processes, taking into consideration food hygiene practices, utensils and equipment, including food handler hygiene practices, preventing thus a microbial proliferation. Food handlers play a key role in food safety, so they are always informed about practical manufacturing practices. Handlers specialize in detecting the beneficial effects of improper nutrition and are periodically reinforced in relation to personal hygiene and food hygiene. Considering the importance of good food handling practices to avoid risk of contamination, this research aimed to diagnose the sanitary and sanitary conditions of the kitchens of the Municipal Kindergarten Schools in Uberlandia / MG, in order to verify all the steps that ensure safe food production and correct possible failures. A total of 67 EMEIs and 13 annexes were visited from August to December 2018 and the adapted checklists of RDC 216/2004 were applied. The average irregularity was 32.04% of the evaluated items. Among the most critical were 1.20% of the documentation and registration item, 36.80% of the prepared food storage item and 44.60% of the prepared food consumption item. The main flaws observed in these items were the absence of the thermometer in all schools, not allowing the control of hot and cold food temperatures during storage, lack of identification and protection of stored foods, and cross contamination in this step, with mixing of ready-toeat foods such as raw and unprotected foods. It can be concluded that attention and promotion of actions and orientations in relation to the food production process is needed, both for the food handlers and the authorities, so that these failures are corrected and ensure a contaminant-free and safe school feeding. quality in all aspects of food safety. This research aimed to evaluate the socioeconomic profile and effectiveness of training of food handlers' knowledge of EMEI's in Uberlândia / MG on hygiene, food safety and good practices. The BP training was carried out with 230 lunch-makers out of a total of 433 out of 80 EMEIs. There were 08 meetings, 5 hours each, for 02 months, totaling a workload of 40 hours. A questionnaire with questions related to gender, age, education, monthly income, previous experience working in the area of food services, previous training in relation to Good Practices was applied. Also, the Food Safety and Hygiene and Good Practices knowledge questionnaire was applied, based on ANVISA's “Good Practices on Food Service Manipulation” in Resolution RDC No. 216/2004, adapted and based on another reference. The socioeconomic profile data were presented as graphs. Of the respondents, 225 (97.83%) were female and only 05 (2.17%) male. Regarding marital status, 53.48% were married. It was observed that more than half of the handlers had completed high school 52 (56.09%). In 41.74% of respondents, family income was three or more minimum wages. Regarding experience in the field of food, 54.35% never worked in this area. Among the respondents, 34.35% (n = 79) participated twice or more in training or lectures on food handling. Regarding the item that asked what was the factor that contributed most to being the professional who is today, knowledge acquired in training or in daily life, 54% (n = 124) answered that it was the knowledge acquired in training. All respondents answered that knowledge of Good Practices was important. Regarding the knowledge, the lunch ladies had knowledge about the Good Practices, but there were reports of the difficulties of performing the activities more effectively. In agreement with the presented data, it can be concluded that the food handlers of the EMEIs have a variation in relation to the socioeconomic profile, such factors must be explored and adapted according to the food handling function in order to put in Practice, ensuring the production of safe food
Hygiene;manipulators;PNAE.
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
8 - Aline Alves Montenegro Freitas.pdf

Contexto

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
SEGURANÇA ALIMENTAR E MEIO AMBIENTE
-

Banca Examinadora

DEBORAH SANTESSO BONNAS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FERNANDA BARBOSA BORGES JARDIM Docente - PERMANENTE
DEBORAH SANTESSO BONNAS Docente - PERMANENTE
LETICIA VIEIRA CASTEJON Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Profissional Autônomo
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DAS COZINHAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM UBERLÂNDIA, MG BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
PERFIL SOCIOECONÔMICO E EFICÁCIA DO TREINAMENTO PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UBERLÂNDIA, MG BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
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