• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
Ensino de Ciências e Saúde (31035019003P8)
MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM AUTISMO NAS SÉRIES INICIAIS: UM ESTUDO DE CASO
ANA CRISTINA DE ALMEIDA COELHO HORNERO
DISSERTAÇÃO
26/08/2019

Matemática para alunos com autismo nas séries iniciais: um estudo de caso é a descrição de uma pesquisa que teve por objetivo refletir como a Matemática pode ser acessível ao aluno com autismo nas séries iniciais. A pesquisa foi realizada com um aluno com autismo matriculado no quarto ano de escolaridade de uma escola municipal de Duque de Caxias que apresentava dificuldade na aprendizagem da Matemática. A abordagem desta pesquisa foi qualitativa, o estudo foi feito com um único aluno por exigir o estudo e observação detalhada das características do aluno. A metodologia aplicada foi o Estudo de caso. A partir da coleta de dados do aluno foco desta pesquisa foi elaborado um plano de ensino individualizado com dezesseis encontros da pesquisadora com o aluno. Nestes encontros foram testados atividades e recursos diversificados; os avanços e entraves que ocorreram no processo foram registrados e originou um livro com sugestões de atividades, recursos e orientações para professores das séries iniciais trabalharem com o aluno com autismo. O produto foi validado no trabalho individualizado da professora mediadora de uma escola municipal em Duque de Caxias com o aluno alvo desta pesquisa. Esta pesquisa culminou com a inclusão do aluno pesquisado nas aulas de Matemática, realizando as mesmas atividades da turma de partida.

Matemática;Autismo;Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Mathematics for autistic students in Primary Education: a case study is the description of this research Project which had the objective of reflecting on ways of making Mathematics accessible to autistic students in the first years of Primary Education. The research was done with an autistic student enrolled in the fourth grade of a public municipal school in the city of Duque de Caxias, who was having difficulties in the learning process of Mathematics. The approach of this research was qualitative, and the study was done with a single student, once this study demanded a thorough observation of the student’s characteristics. The methodology applied was the Case Study. Through the data collected from the student, this research was focused on elaborating an individualized syllabus containing sixteen meetings of the researcher with the student. During those meetings a large variety of activities and resources were tested; the advances and setbacks that occurred were registered and became a book with suggestions of activities, resources and guidelines for teachers in the early years of Primary Education to use with autistic students. The product was validated through the individualized approach done by the mediator teacher of the mentioned school with the target student of this research. The research resulted in the inclusion of the autistic student in the Mathematics classes, doing the same activities of his fellow classmates.
Mathematics;Autism;Primary Education
71
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação corrigida VERSÃO Final.pdf

Contexto

ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DAS CIÊNCIAS: RELAÇÕES SOCIAIS E A CIDADANIA
Relações sociais, diversidade, inclusão e o impacto no processo educacional

Banca Examinadora

ELINE DAS FLORES VICTER
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDICLEA MASCARENHAS FERNANDES Participante Externo
HAYDEA MARIA MARINO DE SANT ANNA REIS Docente - PERMANENTE
ELINE DAS FLORES VICTER Docente - PERMANENTE
GISELLE FAUR DE CASTRO CATARINO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
E ASSIM MEU ALUNO COM AUTISMO APRENDEU MATEMÁTICA: ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer