• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
A COSMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE OS MODELOS DE EXPANSÃO DO UNIVERSO DAS IDÉIAS INICIAIS AOS TEMPOS ATUAIS UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
ADROALDO SANTOS SOARES
DISSERTAÇÃO
29/11/2019

O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições pedagógicas de uma sequência didática para a aprendizagem significativa da Cosmologia no contexto do Ensino Médio, tendo como público-alvo alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio do ensino público de Salvador, Bahia. A elaboração da referida sequência de ensino foi motivada pela quase inexistência, na sala de aula, do uso dos conteúdos de Cosmologia. Foi desenvolvida e aplicada com base no referencial teórico da Aprendizagem significativa, em interface com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tal abordagem teórica valoriza os subsunçores e os conhecimentos prévios para a organização, integração e ampliação de conhecimentos na estrutura cognitiva do sujeito. Concebendo as TICs como materiais potencialmente significativos no processo de mediação do ensino e aprendizagem, especificamente no âmbito da Física, utilizou-se de filmes e documentários educacionais e instrucionais, slides em power point, imagens, textos acadêmicos, Google sala de aula, dentre outras ferramentas. As atividades desenvolvidas durante a aplicação desta sequência de ensino contribuíram, ainda que parcialmente, para a ampliação da estrutura cognitiva dos alunos, de modo que eles puderam ancorar novas informações, conceitos e argumentos referentes à Cosmologia. Igualmente, ainda que de maneira tímida, ampliaram a compreensão sobre o fenômeno de expansão e evolução do universo. Desse modo, a SD contribuiu pedagogicamente para suscitar nos alunos outro pressuposto fundamental para a aprendizagem significativa: a disposição para aprender. Por fim, espera-se que este produto educacional, sua aplicação e análise possam dar alguma contribuição para mudar o atual cenário do ensino de Física, ao propor uma prática referenciada pela Aprendizagem significativa e mediada pelas Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs). Do mesmo modo, a perspectiva é colocar na cena pedagógica um conteúdo ainda ignorado pela escola: a Cosmologia, considerando a disposição dos alunos para aprender, assim como a oferta de conteúdos e materiais potencialmente significativos, cujo alvo seja, portanto, a aprendizagem significativa.

Física;Cosmologia, Aprendizagem Significativa, Tecnologias da Informação e Comunicação.
The aim of this paper was to analyze the pedagogical contributions of a didactic sequence to the meaningful learning of Cosmology in the High School context, having as target audience students from a 1st year High School class from Salvador, Bahia. The elaboration of this teaching sequence was motivated by the almost inexistence in the classroom of the use of Cosmology contents. It was developed and applied based on the theoretical framework of Meaningful Learning, in interface with Information and Communication Technologies. Such a theoretical approach values the subsumers and previous knowledge for the organization, integration and expansion of knowledge in the cognitive structure of the subject. Conceiving ICTs as potentially significant materials in the process of mediating teaching and learning, specifically in the field of Physics, we used educational and instructional films and documentaries, power point slides, images, academic texts, Google classroom, among others. tools. The activities developed during the application of this teaching sequence contributed, albeit partially, to the expansion of students' cognitive structure, so that they could anchor new information, concepts and arguments regarding Cosmology. Similarly, albeit timidly, they broadened their understanding of the phenomenon of expansion and evolution of the universe. Thus, DS contributed pedagogically to raise in students another fundamental assumption for meaningful learning: the willingness to learn. Finally, it is hoped that this educational product, its application and analysis can make some contribution to change the current scenario of physics teaching, by proposing a practice referenced by meaningful learning mediated by Communication and Information Technologies (ICTs). Similarly, the perspective is to place in the pedagogical scene a content still ignored by the school: Cosmology, considering the willingness of students to learn, as well as the offer of potentially meaningful content and materials, whose target is, therefore, meaningful learning
Physics;Cosmology, Meaningful Learning, Information and Communication Technologies.
169
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

MARCELO ALBANO MORET SIMOES GONCALVES
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARCELO ALBANO MORET SIMOES GONCALVES Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A COSMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE OS MODELOS DE EXPANSÃO DO UNIVERSO DAS IDÉIAS INICIAIS AOS TEMPOS ATUAIS, UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer