O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições pedagógicas de uma sequência
didática para a aprendizagem significativa da Cosmologia no contexto do Ensino
Médio, tendo como público-alvo alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio do
ensino público de Salvador, Bahia. A elaboração da referida sequência de ensino foi
motivada pela quase inexistência, na sala de aula, do uso dos conteúdos de
Cosmologia. Foi desenvolvida e aplicada com base no referencial teórico da
Aprendizagem significativa, em interface com as Tecnologias da Informação e da
Comunicação. Tal abordagem teórica valoriza os subsunçores e os conhecimentos
prévios para a organização, integração e ampliação de conhecimentos na estrutura
cognitiva do sujeito. Concebendo as TICs como materiais potencialmente
significativos no processo de mediação do ensino e aprendizagem, especificamente
no âmbito da Física, utilizou-se de filmes e documentários educacionais e
instrucionais, slides em power point, imagens, textos acadêmicos, Google sala de
aula, dentre outras ferramentas. As atividades desenvolvidas durante a aplicação
desta sequência de ensino contribuíram, ainda que parcialmente, para a ampliação
da estrutura cognitiva dos alunos, de modo que eles puderam ancorar novas
informações, conceitos e argumentos referentes à Cosmologia. Igualmente, ainda que
de maneira tímida, ampliaram a compreensão sobre o fenômeno de expansão e
evolução do universo. Desse modo, a SD contribuiu pedagogicamente para suscitar
nos alunos outro pressuposto fundamental para a aprendizagem significativa: a
disposição para aprender. Por fim, espera-se que este produto educacional, sua
aplicação e análise possam dar alguma contribuição para mudar o atual cenário do
ensino de Física, ao propor uma prática referenciada pela Aprendizagem significativa
e mediada pelas Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs). Do mesmo
modo, a perspectiva é colocar na cena pedagógica um conteúdo ainda ignorado pela
escola: a Cosmologia, considerando a disposição dos alunos para aprender, assim
como a oferta de conteúdos e materiais potencialmente significativos, cujo alvo seja,
portanto, a aprendizagem significativa.