• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
UTILIZAÇÃO DE SIMULADOR COMPUTACIONAL E LABORATÓRIO, NA MONTAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS, BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL
ROBERTO CESAR PINHEIRO BAHIENSE
DISSERTAÇÃO
17/12/2019

A sequência didática desenvolvida neste trabalho utiliza recursos de simulador virtual e também laboratórios físicos no ensino de física, especificamente os circuitos elétricos, dentro do ensino médio da educação básica usando o ambiente de simulação e também materiais de baixo custo na produção de kits experimentais, tendo como referencial teórico de aprendizagem a Aprendizagem Significativa de Ausubel. O uso de simuladores corrobora com a realidade atual de utilização de equipamentos eletrônicos, o que estimula os estudantes, acostumados com essa tecnologia cada vez mais presente em suas vidas. O laboratório provoca os discentes a produzir efetivamente os circuitos, colocando-os muito próximos do que ocorre em seus cotidianos, e os conduz a um maior aprendizado por vivenciarem o que só conhecem na teoria. Esse trabalho baseou-se na possibilidade de observações e comparações feitas entre o virtual, através do simulador PHET, e o real, através do laboratório físico. Ao final da aplicação da sequência foi possível identificar indícios de que essas ferramentas estimularam e motivaram os estudantes a se envolver mais com a Física e também de aprendizagem significativa, consequências de um processo de sucesso.

Ensino de Física;Aprendizagem Significativa, Simulador Virtual, Circuito elétrico.
The didactic sequence developed in this work uses resources of virtual simulator and also physical laboratories in the teaching of physics, specifically the electrical circuits, within the high school of basic education using the simulation environment and also low cost materials in the production of experimental kits, having as a theoretical learning reference the Ausubel Meaningful Learning. The use of simulators corroborates the current reality of using electronic equipment, which stimulates students, accustomed to this technology increasingly present in their lives. The laboratory provokes students to effectively produce the circuits, bringing them very close to what happens in their daily lives, and leads them to a greater learning by experiencing what they only know in theory. This work was based on the possibility of observations and comparisons made between the virtual, through the PHET simulator, and the real, through the physical laboratory. At the end of the sequence application it was possible to identify indications that these tools stimulated and motivated students to become more involved with physics and also meaningful learning, consequences of a successful process.
Physics teaching;Meaningful learning, Virtual simulator, Electric circuit.
106
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO - Roberto Bahiense - VERSÃO FINAL - corrigido.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

JOSE ROBERTO DE ARAUJO FONTOURA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DIELSON PEREIRA HOHENFELD Docente - PERMANENTE
JOSE ROBERTO DE ARAUJO FONTOURA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UTILIZAÇÃO DE SIMULADOR COMPUTACIONAL E LABORATÓRIO, NA MONTAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS, BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer