• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
CINEMÁTICA DE ROTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA DE ORGANIZADOR PRÉVIO.
LUIZ ODIZO JUNIOR
DISSERTAÇÃO
13/12/2019

Neste trabalho, desenvolveu-se uma sequência didática (SD) para a utilização de um produto educacional elaborado desde a perspectiva da aprendizagem significativa de David P. Ausubel, visando a introdução dos conceitos da cinemática de rotação junto a uma turma de alunos do 9º ano do ensino fundamental II, em uma unidade escolar da rede pública de ensino, na cidade de Salvador – Bahia. Para o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema cinemática de rotação, elaborou-se um questionário semi-estruturado envolvendo questionamentos sobre ângulos, circunferências, velocidades linear e angular, e suas relações. As respostas dos alunos foram organizadas hierarquicamente, buscando relacionar diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, tendo como base um mapa conceitual sobre o tema cinemática rotacional. Os resultados assim obtidos embasaram a elaboração de uma sequência didática para utilização do produto educacional, pensado aqui como um organizador prévio. Esse produto consiste de três discos sólidos de acrílico montados concêntrica e solidariamente em um eixo cilíndrico de aço, que pode ser acoplado a um motor elétrico, alimentado por uma fonte DC de 12 Volts. Em uma configuração, o sistema funciona sem o motor elétrico, sujeitado por forças tangenciais produzidas por massas pendentes por barbantes. Nesse caso, estudou-se a relação entre a velocidade linear e angular, medindo-se os comprimentos das três circunferências e relacionando-os aos deslocamentos lineares correspondentes. Em outra configuração o sistema é posto em rotação pelo motor elétrico, permitindo a determinação da velocidade angular através da medição da frequência com um frequencímetro comercial a laser. Os alunos utilizaram ativamente o produto em quatro dos oito encontros da SD, sendo estimulados à observação e experimentação, medindo e calculando quantidades físicas associadas ao tema. A avaliação consistiu de dois questionários, um qualitativo e outro quantitativo. As respostas foram organizadas em um quadro contrastivo, buscando descontinuidades e complementaridades nas explicações dos experimentos realizados, tendo em mente o mapa conceitual sobre a cinemática de rotação. A partir dessa análise, foram encontrados indícios de aprendizagem significativa acerca do tema.

Velocidade tangencial.;Velocidade angular, Período. Frequência. Aprendizagem significativa.
In this work, a didactic sequence (DS) was developed for the use of an educational product elaborated from the perspective of the meaningful learning of David P. Ausubel, aiming to introduce the concepts of rotation kinematics to a class of 9th grade students. of elementary school II, in a school unit of the public school system, in the city of Salvador - Bahia. To survey the students' previous knowledge about the rotation kinematic theme, a semi-structured questionnaire was elaborated involving questions about angles, circumferences, linear and angular velocities, and their relationships. The students' answers were organized hierarchically, seeking to relate progressive differentiation and integrative reconciliation, based on a conceptual map on the rotational kinematic theme. The results thus obtained supported the elaboration of a didactic sequence for the use of the educational product, thought here as a previous organizer. This product consists of three solid concentric acrylic discs mounted jointly and severally on a cylindrical steel shaft that can be coupled to an electric motor, powered by a 12 Volt DC source. In one configuration, the system operates without the electric motor, subjected to tangential forces produced by string-hanging masses. In this case, the relationship between linear and angular velocity was studied by measuring the lengths of the three circumferences and relating them to the corresponding linear displacements. In another configuration the system is rotated by the electric motor, allowing determination of the angular velocity by measuring the frequency with a commercial laser frequency meter. Students actively used the product in four of the eight DS meetings, and were encouraged to observe and experiment by measuring and calculating physical quantities associated with the theme. The evaluation consisted of two questionnaires, one qualitative and one quantitative. The answers were organized in a contrasting framework, seeking discontinuities and complementarities in the explanations of the experiments performed, keeping in mind the conceptual map about the rotation kinematics. From this analysis, there was evidence of significant learning about the subject.
Tangential velocity;Angular velocity, Period. Frequency. Meaningful learning.
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Luiz Odizo Júnior - CINEMÁTICA DE ROTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

JOSE ROBERTO DE ARAUJO FONTOURA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIO DE JESUS FERREIRA Docente - PERMANENTE
ANTONIO CESAR DO PRADO ROSA JUNIOR Participante Externo
JOSE ROBERTO DE ARAUJO FONTOURA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CINEMÁTICA DE ROTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA DE ORGANIZADOR PRÉVIO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer