• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA (25001019069P0)
ÁREA DE FIGURAS PLANAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo sobre aproximações e distanciamentos entre o saber ensinado e o saber aprendido
ALMIR PEREIRA DE MOURA
DISSERTAÇÃO
30/04/2019

Essa dissertação teve por objetivo analisar distanciamentos e aproximações entre os saberes ensinado e aprendido em relação ao objeto área de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático desenvolvida por Yves Chevallard e seus colaboradores. Os principais conceitos utilizados para analisar o saber ensinado, o modo como o ensino foi conduzido e o saber aprendido, respectivamente, foram a praxeologia matemática, a praxeologia didática e a praxeologia pessoal. O modelo praxeológico de referência apoia-se nas pesquisas de Régine Douady e Marie-Jeanne Perrín-Glorian e em inúmeras pesquisas brasileiras que consideram a área como uma grandeza geométrica. O percurso metodológico da pesquisa contemplou quatro estudos. O primeiro consistiu na análise do ensino da área em uma turma do 6º ano, por meio da modelização das praxeologias matemática e didática instaladas nas aulas. No segundo estudo foi realizada uma análise a priori das tarefas propostas no teste elaborado pela professora e aplicado aos estudantes ao final do processo de estudo, e, uma análise das expectativas da professora quanto aos modos de fazer as tarefas pelos alunos. No terceiro foram caracterizados elementos das praxeologias pessoais apresentadas pelos estudantes diante das tarefas propostas no teste, assim como, mediante suas declarações por meio de entrevistas semiestruturadas. Finalmente, no quarto estudo, foi realizada uma análise comparativa das praxeologias instaladas nas aulas e das praxeologias pessoais dos estudantes. O primeiro estudo revelou que foram trabalhados cinco tipos de tarefas, dos quais, determinar uma área e comparar áreas foram os que mais se destacaram. O segundo estudo revelou que foram explorados apenas dois tipos de tarefas no teste, e a ênfase das tarefas está concentrada nos aspectos numéricos. Nesse estudo também foi possível constatar certo distanciamento entre as tarefas propostas na condução do estudo e as contempladas no teste. O terceiro estudo revelou conformidades entre os modos de fazer instituídos pela professora e aqueles que os estudantes mobilizam, quando realizaram corretamente as tarefas. O último estudo revelou que as divisões de tarefas em tipos de tarefas realizadas pela maioria dos estudantes não correspondem à divisão realizada pela representante da instituição

Teoria Antropológica do Didático;Grandezas e medidas;Praxeologias.
This thesis aims to analyze distances and approximations between the knowledge taught and learned in connection with the object area of flat figures in the 6th grade of elementary school under the perspective of the Anthropological Theory of the Didactics, developed by Yves Chevallard and his collaborators. The main concepts used to analyze the knowledge taught, the way which teaching was conducted and the knowledge learned, respectively, were mathematical praxeology, didactic praxeology and personal praxeology. The praxeological model of reference is based on Régine Douady and Marie-Jeanne Perrin-Glorian’s research and many Brazilian studies that consider the area as a geometric mesurement. The methodological path of the research included four studies. The first one consisted of analyzing the teaching of the area in a 6th grade class, through the modeling of the mathematical and didactic praxeologies installed in the classes. In the second study, an a priori analysis of the tasks proposed in the test prepared by the teacher and applied to students at the end of the study process was carried out, and an analysis of the teacher's expectations regarding the ways of doing the tasks by the students. In the third study, elements of the personal praxeologies presented by the students were characterized in face of the tasks proposed in the test, as well as through their statements from semi-structured interviews. Finally, in the fourth study, a comparative analysis of the praxeologies installed in classes and the personal praxeologies of the students was carried out. The first study revealed that five types of tasks were worked on, from which, determining an area and comparing areas were the ones that stood out the most. The second study revealed that only two types of tasks were explored in the test, and the emphasis of the tasks is concentrated on the numerical aspects. It was also possible in this study to observe a certain distance between the tasks proposed during the study and those contemplated in the test. The third study revealed conformities between the ways of doing instituted by the teacher and those that students mobilize, when they correctly performed the tasks. The latest study revealed that the division of tasks into types of tasks performed by most students does not correspond to the division performed by the institution's representative.
Anthropological Theory of Didactics;Quantities and measurement;Praxeologies.
1
232
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação- Almir Pereira de Moura.pdf

Contexto

ENSINO DE CIENCIAS E MATEMATICA
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
-

Banca Examinadora

PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN Docente - PERMANENTE
ANNA PAULA DE A BRITO LIMA Participante Externo
MARILENE ROSA DOS SANTOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer