• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO: ESPECTROSCOPIA COM LÂMPADAS
EVANDRO LUIZ DE QUEIROZ
DISSERTAÇÃO
31/08/2019

Esta dissertação de mestrado descreve uma proposta de Ensino para a introdução de conceitos de Mecânica Quântica por meio do uso da espectroscopia no Ensino Médio, com o uso de lâmpadas comerciais e uma discussão sobre o uso indevido de conceitos de Mecânica Quântica pela pseudociência. Apoiado nos conceitos da aprendizagem significativa de Ausubel e na sugestão prática de Willingham, as aulas foram ministradas por meio de exposição de conteúdos, experimentos e incentivo à discussão dos conceitos fundamentais da Mecânica Quântica, tendo como objetivo a inserção do estudante do Ensino Médio em uma visão ampla e crítica do que é a Ciência na sua concepção e dos processos envolvidos na sua construção. O trabalho foi implementado em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio em uma instituição pública na cidade de Curitiba-PR, no ano de 2017, e em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, em uma instituição pública da cidade de Colombo-PR. As turmas eram compostas de 30 estudantes, em média, e as atividades foram realizadas em 6 aulas nos seguintes períodos: do início de novembro à início de dezembro de 2017 e início de abril à início de maio de 2018. Após a implementação, percebeu-se a viabilidade do uso da espectroscopia para introdução do Ensino de Física Moderna no Ensino Médio, a importância da discussão e debate sobre o uso inadequado de conceitos Físicos pela pseudociência e a necessidade de se efetivar, nas práticas de sala de aula, os conceitos de Física Moderna e Contemporânea a fim de formar os estudantes com um pensamento mais crítico e autônomo

Ensino de Física, Física Moderna, Mecânica Quântica, Espectroscopia de Gases
This dissertation describes a proposal for the introduction of quantum mechanics concepts using spectroscopy in high school, the use of commercial lamps and a discussion about the misuse of quantum mechanics concepts by pseudoscience. Supported by Ausubel's concepts of meaningful learning and Willingham's practical suggestion, the classes were taught through content exposition, experiment and encouragement to the discussion of the fundamental concepts of Quantum Mechanics aiming at the insertion of the High School student in a vision. wide and critical of what science is in its conception and processes involved in its construction. The work was implemented in two classes of the third high school in a public institution in the city of Curitiba-PR in 2017 and in a class of the third-year high school in a public institution in the city of Colombo-PR. The classes consisted of an average of thirty students and the activities were held in six classes from early November to early December 2017 and beginning of April to early May 2018. After implementation, the use of spectroscopy was feasible. For the introduction of Modern Physics Teaching in High School, the importance of discussion and debate about the inappropriate use of Physical concepts by pseudoscience, and the need to make effective in the classroom practices the concepts of Modern and Contemporary Physics in order to form students with more critical and autonomous thinking.
Teaching Physics, Modern Physics, Quantum Mechanics, Gas Spectroscopy
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho possui divulgação autorizada
EVANDRO_VERSAO_FINAL.pdf

Contexto

FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
-

Banca Examinadora

ANTONIO SERGIO MAGALHAES DE CASTRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANTONIO SERGIO MAGALHAES DE CASTRO Docente - PERMANENTE
SILVIO LUIZ RUTZ DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO: ESPECTROSCOPIA COM LÂMPADAS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer