• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
APLICAÇÃO DO EXPERIMENTO DE HERTZ ATUALIZADO NO ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
LUIS CARLOS MENEZES ALMEIDA JUNIOR
DISSERTAÇÃO
22/08/2019

A aprendizagem dos estudantes brasileiros em ciência, apresenta um déficit significativo quando comparada no cenário internacional, segundo indicadores utilizados atualmente, como o PISA - OECD por exemplo. Isso tem como causas diversos fatores sociohistórico- culturais que demandam políticas públicas adequadas, mobilização da sociedade civil e inovações por parte dos profissionais da área da educação, para alavancar um processo renovador na educação do país. Neste contexto encontra-se o ensino em Física, onde os alunos em geral apresentam, além das dificuldades na compreensão, uma certa aversão pela disciplina, desconhecendo o lado encantador desta ciência. Uma proposta para auxiliar na solução deste problema, foi organizada pela temática das ondas eletromagnéticas, baseando-se na teoria de aprendizagem sociointeracionista de Lev Vygotsky e na reprodução do experimento de Heinrich Hertz. Esse produto educacional foi aplicado numa turma de 3º ano de uma escola técnica de nível médio, sendo a turma observada durante a realização dessa atividade, realizadas algumas considerações a esse respeito e sugeridos alguns trabalhos futuros.

teoria de aprendizagem;ensino em física;ondas eletromagnéticas;experimento de Hertz.
The learning of Brazilian students in science, presents a significant deficit when compared in the international scenario, according to indicators currently used, such as PISA - OECD for example. This is due to several socio-historical and cultural factors that demand adequate public policies, civil society mobilization and innovations by education professionals to leverage a renewal process in the country's education. In this context is the teaching in Physics, where students in general present, besides the difficulties in understanding, a certain aversion to the discipline, ignoring the charming side of this science. A proposal to assist in the solution of this problem was organized by electromagnetic waves, based on Lev Vygotsky's theory of socio-interactionist learning and the reproduction of the Heinrich Hertz experiment. This educational product was applied in a 3rd year class of a technical school of average level, being the class observed during the accomplishment of this activity, made some considerations in this respect and suggested some future works.
learning theory;teaching in physics;electromagnetic waves;Hertz experiment.
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
-

Banca Examinadora

LUIZ AMERICO ALVES PEREIRA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
ANDRE MAURICIO BRINATTI Docente - PERMANENTE
LUIZ AMERICO ALVES PEREIRA Docente - COLABORADOR

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
APLICAÇÃO DO EXPERIMENTO DE HERTZ ATUALIZADO NO ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer